Qual é o Segredo para a Caixa de Entrada do Hotmail?

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Você sabe a quantidade de emails da Microsoft tem na sua base de contatos? Dentre as variações, endereços como: Hotmail, MSN, Outlook, Live, chegam a representar 40% da lista de contatos de uma empresa. Por consequência, se seu remetente estiver com uma baixa reputação junto à Microsoft você terá um grande impacto negativo em seus resultados com email marketing.

A entregabilidade dos grandes provedores está cada vez mais dinâmica e personalizada. No caso do Hotmail não é diferente, um usuário que em envios passados visualizou seus emails, terá maiores chances de receber um próximo envio seu na caixa de entrada do que um usuário que deletou ou ignorou suas mensagens anteriores.

Checklist para aumentar seus resultados junto ao Hotmail

Confira aqui um checklist de configurações e ações que devem ser realizadas para garantir uma boa entrega junto à Microsoft e os principais provedores de email:


Somente enviar emails para contatos interessadosSomente envie a contatos opt-in
Certifique-se de que toda a sua lista de contatos está ciente e concorda com o recebimento de seus envios. Nunca trabalhe com listas compradas ou “emprestadas”.

7 coisas que você precisa para criar a sua lista de emails
4 dicas inteligentes para captar leads e aumentar o seu mailing


incluir o link de descadastro nos enviosLink de descadastro em todos os envios
Lembre-se de incluir o link de descadastro de seus envios em todas as suas mensagens. Isso evitará que os usuários denunciem seu remetente e prejudique sua reputação caso ele não queira mais receber seus envios. E muito importante, respeite a decisão de seus usuários, não enviando mais emails à eles após o descadastro.

5 principais motivos que levam ao descadastro da lista de emails


configurações spf e dkimConfiguração de SPF e DKIM do domínio validadas
Confirme se suas configurações de SPF e DKIM estão validadas corretamente dentro da plataforma que utiliza para envios de emails.

A importância do SPF, CNAME e DKIM na entrega de seus emails
DMARC – Saiba porque é importante configurar


verificar se não existem links com blacklistRemetente e links não estão em blacklists ou inativos
Verifique se os domínios utilizados em seus envios não estão listados em nenhuma blacklist.

Dica: Utilize ferramentas online de consultas de todos os links que estiverem em sua mensagem, inclusive links de hospedagem de suas imagens.

Utilize esta plataforma para consultar seu domínio ou IP
Ou esta outra página pode ser utilizada para consultas
Saiba como funcionam as blacklists


manutenção periódica dos erros de envio para a caixa de entrada do HotmailManutenção periódica dos seus erros de envio (bounces)

Se você está utilizando uma ferramenta de email marketing automaticamente erros definitivos (hard bounces) como endereços inválidos/inexistentes serão tratados e não serão enviados mais para estes endereços.

Grande volume de endereços inválidos é um alerta para baixa qualidade da sua lista de contatos.

No caso dos erros temporários (soft bounces) como por exemplo, caixa cheia, bloqueio anti-spam ou até servidor do destinatário indisponível podem ser reenviado outras vezes.
Mas caso o erro persista por muitos envios, o recomendado também é parar de enviar a estes endereços.


identificação de spamtrapsIdentificação de Spamtraps

Spamtraps são armadilhas que os provedores criam para identificar remetentes que enviam para usuários que não existem mais. Um usuário que passa mais de 6 meses sem acessar sua conta normalmente é expirada pelo provedor. Caso você envie um email à ele após esse período, provavelmente a mensagem de erro que irá receber é de que a caixa de email não está disponível.

Após 1 ano, o provedor não disponibilizará essa caixa de email para que outra pessoa utilize e sim, irá reativá-la para controle interno, conhecido como spamtrap. Se houver grande volume de envios para estes endereços, seu remetente ou IP de envio poderá ser bloqueado temporariamente no provedor.


Bom engajamento dos usuários com seus envios

De acordo com John Scarrow, Gerente Geral de Serviços de Segurança da Microsoft, é verificado as aberturas de emails, mas não os cliques em mensagens para considerar que o envio é de interesse ou não do usuário.

Ele também detalhou algumas outras ações que podem impactar na reputação de seu remetente:

  • Mover um email para uma pasta é positivo, pois indica que o usuário tem interesse e visualizar aquela mensagem posteriormente;
  • Mover um email do lixo eletrônico para a caixa de entrada ou outras pastas é positivo;
  • Se seu remetente está na lista de contatos do webmail do seu destinatário garante que as imagens serão baixadas e ainda aumenta as chances de entrega na caixa de entrada;
  • Uma resposta ao seu email é outro índice que irá aumentar sua pontuação. Por isso evite remetentes como: [email protected], [email protected] etc;
  • Excluir um email sem abrir a mensagem é considerado negativo, pois determina que o usuário não achou relevante;
  • Após 2 anos sem acesso a um endereço de email no hotmail, esse e-mail é inativado automaticamente, sendo é altamente prejudicial envios a destinatários que não interagem há muito tempo.

Cada remetente possui uma pontuação junto à Microsoft, sendo essa pontuação gerada a partir de todas as ações, comportamentos e configurações mencionadas acima.

Portanto, para manter sua pontuação alta é necessário sempre um cuidado constante da sua lista de contatos, engajamento e reputação de seu remetente e infraestrutura.


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Texto por Caroline Gomes
Diagramação por Tamiris Arias


Fontes:
https://mail.live.com/mail/policies.aspx
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/dn774177.aspx
https://inboxpros.com/tag/deliverability/

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