Retargeting no E-mail Marketing

Por Institucional, Marketing DigitalLeave a Comment

Em tempos de redes sociais, Big Data e outros meios que prometem revolucionar a maneira de fazer negócio, existe uma possibilidade simples, barata e eficiente de aumentar a receita de sua empresa. Trata-se do retargeting no e-mail marketing, que, em resumo, significa enviar um e-mail sobre um determinado assunto que o seu cliente tenha mostrado interesse em uma mensagem anterior. Como as ferramentas permitem identificar quem abriu uma newsletter e onde a pessoa clicou, por exemplo, torna-se simples segmentar a audiência baseada nos cliques.

Na prática, imagine que você recebe um e-mail marketing com vários produtos e clica no anúncio de uma TV. Passados um ou dois dias, recebe um novo e-mail com uma oferta exclusiva do aparelho. De preferência, com um senso de urgência do tipo “últimos dias de desconto”. Para muitas pessoas, esse segundo e-mail pode ser o empurrãozinho que faltava para a compra. Essa situação foi objeto de um estudo nos EUA, no qual foram comparadas ações de e-mail marketing com diferentes níveis de segmentação. E o envio de retargeting foi o que apresentou a maior taxa de conversão: quase quatro vezes maior do que o envio sem segmentação nenhuma.

No Brasil, todos clientes da Dinamize que adotaram o retargeting incrementaram seus resultados. E um dos casos mais emblemáticos apresentou os seguintes números:

  • Foi feito um envio geral para cerca de 120 mil contatos. O e-mail marketing continha cerca de 15 produtos, cada um com seu link específico.
  • Desses 15 produtos, foram escolhidos quatro para envios de retargeting. Houve 1.419 contatos que clicaram em seus respectivos links.
  • A taxa de abertura média dos quatro envios de retargeting foi de 43,39%.
  • A taxa de clique média dos quatro envios de retargeting foi de 67,88%.
  • A receita obtida pelos quatro envios de retargeting variou entre 16,80% e 55% da receita obtida com o envio geral.

Em resumo: os envios de retargeting geraram mais receita do que o envio geral. E com muito menos custo. Além disso, apresentaram uma audiência extremamente engajada, que contribui positivamente para a qualidade de entrega das mensagens na caixa de entrada.

Por que você não tenta fazer o mesmo na sua empresa?

 

Rodrigo de Almeida
Diretor comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.