Utilizando o Google Ads para divulgar seu negócio

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Como anunciar no YouTube

Estratégias de marketing digital possibilitam várias formas de fazer com que sua marca seja encontrada por pessoas que se interessam pelos seus serviços. Uma delas é através da divulgação de anúncios, que faz com que sua empresa ganhe maior reconhecimento junto aos usuários, resultando em possíveis vendas.

Em um estudo iniciado em 2017, o StatCounter Global Stats verificou que mais de 95% das buscas realizadas no Brasil são feitas pelo Google. Esses dados mostram que anunciar no Google Ads pode trazer um retorno interessante para o seu negócio.

Google adwordsOk, mas o que é o Google Ads?

É uma ferramenta de publicidade disponibilizada pelo Google. Com o Google Ads, você cria anúncios que são divulgados no próprio serviço de pesquisa e também em sites ligados a ele.

Criando sua conta no Google Ads, você consegue desenvolver toda a sua campanha, desde a parte de criação de anúncios, passando pelas questões relacionadas ao faturamento até os acessos que cada usuário terá.


adicionar meu site no googlePara quem será exibido meu anúncio?

Caso os anúncios sejam segmentados por uma região específica, ele será limitado a aparecer apenas para pessoas deste mesmo local. Isso acontece pois o Google Ads faz verificações de acordo com o endereço de IP utilizado pelos usuários.

Intenção de pesquisa

Se um usuário não se encaixar no perfil estabelecido em seu anúncio, mas buscar por um produto que esteja de acordo com o que foi definido nos seus parâmetros, o Google irá ignorar o filtro e exibirá a sua publicidade para esse usuário, pois esta divulgação se encaixa com o que ele necessita.

anunciar no google adsRede de pesquisa

Rede que proporciona a exibição de seus anúncios nos resultados obtidos pelo buscador. Sempre que alguma pessoa visualiza os resultados de sua busca, ela também terá acesso a anúncios relacionados ao que foi pesquisado.

 

Anúncios de texto

Geralmente é formado por um título com link para alguma página da web, endereço do website e também um texto de apoio com no máximo duas linhas. Essas formas de publicidade também são conhecidas como “links patrocinados”.

Os anúncios de texto podem ser divulgados tanto em páginas que foram pesquisadas pelo Google como também na Rede de Display (onde os anúncios podem apresentar um visual diferente).

anunciar no google adwords vale a penaRede de Display

Nesta rede, os anunciantes contam com diversos sites que possuem vínculo com o Google para divulgar suas ações. Na rede de display, os anúncios podem ter diversos formatos, que sejam relevantes em relação ao seu produto e área de atuação.

Anúncios gráficos

Escolha diversos formatos de imagens para serem incluídas em suas divulgações. Estes anúncios gráficos disputam espaço de anúncio juntamente com anúncios de texto. Desta forma, escolher a exibição tanto de anúncios gráficos quanto de texto aumentará a chance de seu anúncio ficar melhor colocado.

Anúncios em vídeo

Existem diversas formas de anunciar em vídeo pelo Google Ads, divulgando em aplicativos e sites parceiros de vídeo na Rede Display. Para criar este tipo de campanha, basta que o vídeo esteja hospedado no youtube.

Você será cobrado pelos anúncios de diversas formas: no caso de anúncios de vídeo TrueView, a cobrança ocorre apenas quando os usuários interagem com elementos do anúncio ou então assistem ao vídeo por no mínimo 30 segundos.


utilizando o google adsClassificação dos Anúncios

É o que define se um anúncio será exibido e em que posição ele aparecerá em relação aos demais. A classificação é definida com base no valor do lance, informações relacionadas aos parâmetros definidos para a pesquisa e também relevância do anúncio e da página.

Para saber se seus anúncios têm o progresso desejado, você pode consultar a posição média deles.


custo para anunciar no google adwordsQuanto custa para anunciar?

O leilão de anúncios do Google Ads define quais anúncios serão exibidos e em qual ordem de relevância. Também é a partir do leilão que será definido o valor a ser pago pelo lance escolhido. Por exemplo, caso indique um valor de R$ 1,00 por anúncio, o valor estipulado através do leilão não ultrapassará desta quantia.

Pelo Google Ads, é possível gerenciar o quanto será investido em cada anúncio, sem ter um valor mínimo para os seus lances. Assim, você pode definir um valor médio de lance para os anúncios, tendo as seguintes opções:

  • Custo por clique (CPC)

Caso crie um anúncio, você será cobrado apenas quando um usuário clicar no link. É possível utilizar esse método quando inserir um link de direcionamento para o seu website, por exemplo, e está disponível tanto para ações na Rede de Pesquisa quanto à de Display.

  • A partir da quantidade de acessos ou impressões (CPM)

Disponível apenas para a Rede de Display. Esse lance é indicado àqueles que desejam aumentar a visibilidade de suas marcas. No lance de CPM (custo por mil impressões), os anúncios são cobrados quando forem visualizados a cada mil vezes.

  • Lance de CPA

Método que define o valor a ser pago a partir do custo por aquisição. Utilizando o CPA, o Google verifica o histórico de uma palavra-chave e irá definir qual será o valor dela. Se escolher palavras que vendem mais, será cobrado um valor maior pelo lance. Em casos onde a palavra não gera tanta procura, o valor investido será menor.

A forma de custo continuará sendo por clique (CPC), com a diferença que neste lance o usuário contará com esse auxílio do Google para a definição de lances para cada tipo palavra.


Google Keyword PlannerGoogle Keyword Planner

O Planejador de palavras-chave é uma ferramenta sem custo, disponibilizada pelo Google Ads. Com ela, você pode realizar um levantamento de quais são as a palavras-chave mais utilizadas e quanto será investido, caso queira utilizar alguma delas. Além desta verificação, também é possível buscar sugestões de grupos de anúncios.

Como começar a utilizar o Google Keyword Planner


Script do Google AdsScript do Google Ads

Controla os dados do Google Ads de forma programática, utilizando Java Script em um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), tendo como base um navegador.
Pode ser utilizado para automatizar procedimentos básicos ou então para interação com dados obtidos externamente.


utilizando o Editor do Google AdsEditor do Google Ads

Também funciona de maneira gratuita, tendo como finalidade facilitar a administração de contas do Google Ads. A ferramenta conta com opções de edição em massa, exportação e importação de arquivos, dados referentes ao resultado das campanhas realizadas, copiar ou mover itens de anúncios e campanhas e ainda a possibilidade de trabalhar enquanto estiver desconectado da internet.

Combinando estas funcionalidades com uma estratégia bem definida para a divulgação de sua marca, você pode alcançar diversos usuários e obter bons resultados. Anunciar no Google vale a pena, desde que você conheça as opções disponibilizadas pelo Ads e escolha a que melhor se adapta ao seu negócio.

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Post criado por Eduardo Brum e diagramado por Tamiris Arias, analistas de marketing digital.

Referências:
https://support.google.com/adwords/topic/3119115?hl=pt-BR&ref_topic=311907
https://neilpatel.com/br/o-que-e-google-adwords-e-como-funciona-o-guia-passo-a-passo/