13 exemplos de email marketing em datas comemorativas

email marketing em datas comemorativasDatas comemorativas são extremamente lucrativas para as marcas. Em 2o20, apesar da crise do coronavírus, os negócios digitais e de e-commerce cresceram o equivalente a 10 anos em apenas 3 meses. Louco, não é mesmo? Isso mostra que criar campanhas online pode mudar completamente o cenário das empresas.

Para atrair novos clientes, transformá-los em fãs e vender mais, você precisa de um plano de email marketing sólido. O email marketing em datas comemorativas pode te ajudar a criar promoções estratégicas e, por consequência, conseguir mais resultados.

Hoje, vamos destrinchar as campanhas de email marketing comemorativas com vários exemplos. Dessa forma, você saberá como aplicar essa estratégia em sua empresa. Continue lendo para saber mais sobre:

  • Por que usar email marketing como uma ferramenta comemorativa;
  • 13 exemplos de email marketing em datas comemorativas;
  • Dicas para criar emails comemorativos mais eficientes.

Então, vamos lá?


email marketing em datas comemorativasPor que usar email marketing como uma ferramenta comemorativa?

Campanhas de email marketing em datas comemorativas são estratégias que fazem parte do marketing sazonal. Feriados e celebrações são os momentos ideais para criar promoções atrativas e construir um relacionamento com seus clientes.

Veja algumas vantagens desse tipo de campanha:

Picos de venda

As estratégias de marketing sazonal geralmente causam picos de venda. As promoções e os benefícios oferecidos nesses períodos atraem mais consumidores; portanto, o número de leads e de vendas tendem a aumentar. Então, se você quer alavancar os seus resultados rapidamente, pode utilizar essa técnica.

Fidelização

O email marketing em datas comemorativas contribui para a fidelização de clientes. Uma das estratégias mais usadas nesse sentido é o email marketing em datas de aniversário, afinal, quem não gosta de ser lembrado e presenteado com um mimo?

Ao construir um relacionamento com seu lead, você estará aquecendo-o para comprar. Afinal, um simples envio de uma mensagem amigável, desejando um feliz dia, pode fazer toda a diferença na percepção de marca do cliente.

Imediatismo

Uma vantagem bem legal de campanhas comemorativas é que elas criam um gatilho mental de urgência no consumidor, já que aquela oferta fica disponível por tempo limitado.

O imediatismo ativa uma necessidade nas pessoas de “aproveitar aquela oportunidade antes que acabe”. Todo mundo odeia perder oportunidades incríveis, e por isso, esse tipo de estratégia funciona muito. Então, coloque um timer na sua oferta e deixe claro que ela acaba em breve.

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email marketing em datas comemorativas13 exemplos de email marketing em datas comemorativas

Viu só como é importante criar campanhas de email marketing em datas comemorativas? Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, veja alguns modelos de emails em momentos que pode aproveitar, dependendo do seu nicho.

1. Black Friday

Segundo pesquisas, o varejo online brasileiro faturou 3,2 milhões em 2019 na Black Friday, um aumento de 2,6% em relação a 2018. Isso já é motivo suficiente para você investir em campanhas nesse período. A Black Friday é a última sexta-feira do mês de novembro, logo após o dia de ação de graças em alguns países, e é caracterizada pelo grande volume de descontos oferecidos e vendas realizadas.

Para criar boas campanhas de Black Friday, você pode fazer como a Marisa, que enviou um email com uma oferta de 70% de desconto. Note que eles também adicionaram CTAs fortes e outros botões para quem deseja ver uma categoria específica de produto.

email marketing como uma ferramenta comemorativa

Confira nossas melhores dicas sobre ações essenciais para a Black Friday!


2. Cyber Monday

A Cyber Monday ocorre todos os anos na primeira segunda-feira após o Black Friday, e no Brasil já é realizado desde 2012, com descontos de até 80% em vendas feitas através da internet.  Apesar de ter iniciado nos Estados Unidos, muitas empresas do mundo todo agora estão criando campanhas em torno da Cyber Monday. A principal diferença principal em relação ao Black Friday, é que ela é exclusiva para o comércio online.

Uma dica para a campanha de email marketing na Cyber Monday é enviar emails antes, durante e depois da data. Apesar da data ser um dia específico, é importante criar um envolvimento com o público para o dia, deixando os consumidores empolgados com as ofertas que virão! Além disso, uma campanha posterior a Cyber Monday para aqueles que ainda não compraram, pode também trazer um bom engajamento.

cyber monday email marketing


3. Aniversário do cliente

Quando se fala em data comemorativa, o aniversário é uma das datas mais especiais. Então, por que muitas empresas ainda não aproveitam essa data para conseguir um maior engajamento, ou mesmo aumentar sua conversão com um email na data de aniversário dos clientes?

O email marketing de aniversário é uma mensagem automatizada enviada na data de aniversário de um cliente ou alguns dias antes. O objetivo dessa estratégia é gerar relacionamento, retenção e, por fim, aumentar as vendas através de ofertas e descontos especiais.

Emails de aniversário devem ser acolhedores, amigáveis e festivos, pois eles celebram a vida do cliente. Dessa forma, os emails precisam ter uma linguagem mais pessoal e humanizada.

email de aniversário: dicas de design

Leia também: 9 dicas para surpreender seus clientes com um email de aniversário


4. Aniversário de compra

A data de recompra é algo para ser lembrado, principalmente se seu produto é algo renovável e precisa ser comprado novamente regularmente. Por essa razão, a data da última compra é uma data que não pode ser esquecida!

O email de aniversário de compra foi criado para relembrar o consumidor de fazer uma recompra de um determinado produto. Esses emails são enviados em períodos estratégicos, quando o produto do cliente está prestes a acabar em seu estoque.

email de recompra de cross selling

Leia também: Como atrair clientes recorrentes com o email de recompra


5. Dia do cliente

Outra data muito importante para campanhas de email marketing é o Dia do Cliente. A data é comemorada no dia 15 de setembro de cada ano e foi criada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego. O objetivo data era uma alternativa para movimentar o mercado em um mês que conta com dois feriados (dias 7 e 20 de setembro no caso do Rio Grande do Sul).

dia do cliente

Leia também: Dia do cliente: 9 dicas para vender mais

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6. Dia dos Namorados

Você sabia que o Dia dos Namorados é a terceira data sazonal mais importante para o varejo digital brasileiro, depois do Natal e Dia das Mães? O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil e é uma data que pode ser explorada para se aproximar do seu público e gerar novas vendas.

Outra data que também pode ser explorada com mesma temática é o Valentine’s Day, comemorado nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo e que também é lembrado aqui no dia 14 de fevereiro.

Primeiramente, com a busca pelo presente perfeito, sugestões e promoções são sempre muito bem-vindas! Por isso, descontos para reservas com antecedência em restaurantes e cupons promocionais são algumas opções relevantes para o Dia dos Namorados. Lembre-se de criar sua campanha de email marketing de Dia dos Namorados com antecedência, principalmente se seu produto pode ser o presente para alguém especial na data!

dia dos namorados
Leia também: Email Marketing no Dia dos Namorados


7. Dia das Mães

Quando o assunto é gerar vendas, o Dia das Mães perde apenas para outras duas datas: Black Friday e Natal. No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo do mês de maio e é uma das datas mais importantes para o comércio.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, o que mais influencia os consumidores a comprarem é preço do produto (46,4%), seguido de promoções (25,8%). Portanto, se você quer vender através do email marketing no Dia das Mães, coloque esses dois pontos na hora de criar sua oferta.

dia das mães

Leia também: Como vender mais no Dia das Mães


8. Dia dos Pais

O Dia dos Pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto e é uma data importante, principalmente para quem trabalha com e-commerce. Portanto, desenvolva estratégias direcionadas ao público-alvo e estude as melhores formas de apresentar seus produtos, você pode usar essa data para aumentar suas vendas e fortalecer sua marca.

dia dos pais - email marketing em datas comemorativas

Leia também: Campanhas de Email Marketing para o Dia dos Pais


9. Dia das Crianças

Comemorado no dia 12 de outubro de cada ano, o Dia das Crianças também é uma data comemorativa que pode ser lembrada através do email marketing. Embora, não seja a principal data comemorativa do ano, o Dia das Crianças também representa aumento de vendas. De acordo com estudo realizado pela Ebit/Nielsen, em 2020, a venda de produtos na data cresceu 28% em relação ao ano anterior, gerando uma receita de R$ 3,1 bilhões.

Leia também: Dia das Crianças: o que você precisa saber para vender mais nessa data


10. Holiday Gift Guide

Outra coisa que você pode fazer é enviar para seus leads um guia de presentes. Em épocas festivas, muitas pessoas têm dificuldade de decidir o que comprar para seus amigos e familiares. Portanto, um material de inspiração pode ser muito útil para os usuários que se cadastraram na sua lista.

Você pode dividir seus guias em categorias, de acordo com os interesses de sua persona. Veja alguns exemplos de guias personalizados:

  • Guia de presentes por menos de 50 reais;
  • Guia de presentes para mães;
  • Um guia de eletrônicos;
  • E também um guia para surfistas;

email marketing em datas comemorativas


11. Mimos e presentes de feriado

Ao invés de criar uma promoção ou um cupom de desconto, porque não presentear algum cliente com um item gratuito? Você pode fazer essa estratégia se o seu modelo de negócios é de assinaturas ou downloads. O Tik Tok é um ótimo exemplo: eles presenteavam os usuários com mimos cada vez que um amigo ou conhecido baixava o app por indicação.

email com mimos


12. Emails pós-feriado

Outro tipo de email marketing interessante são os emails pós-feriado. Se você vende cartões-presente, pode enviar um lembrete para seus clientes após o Natal, para que eles não se esqueçam de usá-lo.

Além disso, você pode criar ofertas pós-feriado. A Sephora fez isso em suas campanhas de forma genial, com o objetivo de manter o relacionamento com aqueles que ainda não tinham feito uma compra.

email marketing em datas comemorativas


13. Referência popular

Uma dica legal que você pode seguir para se destacar é criar emails comemorativos com imagens e copys representativas da data. Desse modo, o seu email fica mais temático e chama mais atenção.

Por exemplo, no Natal, você pode usar diversos elementos tradicionais da festividade, como o papai noel, as renas, a chaminé, a árvore de natal e as guirlandas. A paleta de cores do Natal é vermelha com verde, então você pode adaptar a sua identidade visual para se adequar ao período.


email marketing em datas comemorativasDicas para criar emails comemorativos mais eficientes

Há várias coisas que você pode fazer para garantir que sua campanha será um sucesso. Então, veja abaixo algumas delas.

Analise as métricas dos seus emails anteriores

Antes de lançar a sua campanha de email marketing em datas comemorativas, você vai ter que estudar os seus resultados prévios. Dessa maneira, você poderá entender no que você errou e no que acertou. Essa análise de métricas será importante para verificar:


Faça teste A/B

Muitas vezes, um pequeno detalhe em um email muda completamente o seu desempenho. Portanto, a importância dos testes A/B é indiscutível. Com ele, você pode testar uma variável das suas campanhas com diferentes copys, CTAs, botões e outros elementos de design.

Para usar esse recurso, basta ter uma boa ferramenta de email marketing que tenha essa função, como o Dinamize Mail. Lá, é possível criar 3 emails diferentes e enviá-los para uma amostra de contatos.

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Referência: 

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Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

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