Vídeo no email marketing: veja como inserir!

video no email marketingVocê sabia que pode personalizar o conteúdo dos seus envios de email marketing com conteúdo em vídeo? O vídeo no email ajuda você a apresentar informações detalhadas sobre produtos e serviços que sua marca promove e, caso não saiba como inseri-lo no conteúdo da mensagem, vai aprender agora!Vamos explicar:

  • Benefícios de se usar conteúdo em vídeo;
  • Como inserir vídeo no email marketing.

video no email marketing Benefícios de se usar conteúdo em vídeo

Quer saber como o vídeo marketing pode ajudar sua marca a ter mais resultados nos envios de email? Então, veja a seguir!

1. Geram mais engajamento

Os vídeos contribuem positivamente para suas ações de marketing, pois atraem a atenção de seus contatos. Os contatos os acham mais interessantes e ativos em comparação com texto simples, portanto, um email marketing com vídeo provavelmente terá mais impacto nos espectadores.

Usuários que inserem vídeos em campanhas de email marketing identificaram aumento na taxa de cliques. Todos sabemos que um vídeo online pode se tornar popular e chamar atenção. Isso pode levar a mais compartilhamentos nas mídias sociais e, com isso, mais engajamento com a marca.

2. Economia de tempo

Os vídeos em envios de emails economizam o tempo dos destinatários. Afinal, eles fornecem informações sobre um produto ou serviço em menos tempo e facilita a compreensão de assuntos complexos.

Por isso, se você tem vídeos relacionados aos serviços que a sua marca oferece, vale utilizá-los para complementar as informações da mensagem, indo além dos textos.

3. Vídeos geram interesse (e vendas)

Os vídeos podem mudar rapidamente e ter uma maneira diferenciada de entregar mensagens. Os contatos respondem mais positivamente a um produto depois de assistir algum conteúdo em vídeo.

Se você tem dúvida sobre a importância desse tipo de mídia, um estudo divulgado no Think With Google mostrou que 87% dos consumidores efetuaram uma compra após assistir um vídeo. Além disso, 7 em cada 10 consumidores dizem que o YouTube funciona como um espaço para descoberta de coisas novas.

4. SEO qualificado

Um grande benefício do vídeo no email marketing é a melhora na posição do ranking de pesquisa orgânica no Google. Se o vídeo estiver publicado no YouTube, por exemplo, e linkado ao seu site, ele irá melhorar seu SEO uma vez que pode gerar tráfego, compartilhamentos e cliques.

Vídeo em email marketing contribui também para aumentar a sua visibilidade no Google, pois ele pode se tornar popular e, consequentemente, chamar mais atenção, resultando em mais pessoas encontrando a sua marca. Por fim, basta contar com boas ações de nutrição de leads para manter o público interessado no que você compartilha.

5. Compatibilidade

O ideal, antes de enviar email com vídeos, é verificar que tipo de dispositivos seus contatos normalmente utilizam. Veja uma lista dos principais provedores de email e seu reconhecimento de vídeo e gifs animados no conteúdo e seu funcionamento neste link.

Utilizar vídeos dentro de seus emails ainda é um desafio e tanto, pois a falta de suporte adequado pelos programas de email e a velocidade da banda de internet dos usuários mostra a dificuldade desta implementação.

Alguns utilizadores de email defendem apenas exibir um botão de reprodução falsa em uma imagem e abrir o navegador para uma página de destino que hospeda o vídeo. Outros preferem exibir um gif no email convertido de um vídeo, pois eles são suportados em todos os provedores de email, exceto pelo Microsoft Outlook.

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?

Baixe o Guia completo sobre Email Marketing


video no email marketingComo inserir vídeo no email marketing

Agora que você já sabe que inserir vídeo no email marketing gera mais engajamento em suas ações, vale fazer um destaque. Por mais que existam alguns meios que permitam a inserção de um vídeo real no corpo da mensagem, muitos provedores e gerenciadores de email, dentre eles um dos mais populares, o Gmail, não permitem que o vídeo seja visualizado diretamente na caixa de email de sua conta.

Contudo, embora a maior parte destes provedores de email não sejam compatíveis com vídeos, você não precisa abandonar a estratégia de disponibilizar vídeos no email. Veja então como inserir um vídeo no email de uma maneira que seja compatível com todos os gerenciadores:

Primeiramente, o vídeo que deseja inserir na peça de email deve estar hospedado em plataformas, como por exemplo, o YouTube ou Vímeo. Dessa forma, você gera engajamento no próprio envio de email (+ cliques) e ganha mais visibilidade no seu canal no YouTube.

Por fim, vamos explicar como adicionar vídeos no conteúdo do email tendo como base a nossa plataforma de email marketing. Neste caso, será exibida uma prévia no conteúdo do email e, no momento que o usuário clicar, ele vai para o local em que o vídeo está hospedado (YouTube ou Vimeo, por exemplo).

No momento da edição do email, basta clicar em “Adicionar imagem” para incluir o vídeo no email:

Adicionar imagem para incluir o vídeo no email

Clique em “Adicionar vídeo”:

Clique em Adicionar vídeo no email

Depois que fizer isso, basta informar o link referente ao vídeo e inserir um texto alternativo. Esse texto alternativo será exibido caso o provedor que o destinatário utiliza apresente algum tipo de problema para carregar o vídeo.

Veja na imagem abaixo que você ainda pode verificar como será exibido o vídeo no conteúdo do email (Preview):

como será exibido o vídeo no conteúdo do email (Preview)

Quer criar as melhores peças de email para engajar o público que acompanha a sua marca e vender mais? Nós ajudamos você!

Com a nossa plataforma de email, você cria landing pages para captar novos contatos, integra canais como site, redes sociais e CRM, identifica oportunidades de venda e qualifica seu relacionamento com os consumidores.

Saiba mais:

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: