Webinar – Como produzir e divulgar sua conferência em vídeo

Eduardo BrumAutomação de Marketing, Marketing DigitalLeave a Comment

webinar como produzir e divulgar

Webinars são conferências em vídeo, que podem ser transmissões ao vivo ou então gravadas e que possibilitam a interação entre apresentador(a) e audiência. Por utilizarem um formato de conteúdo em alta, podem facilitar a captação de leads e a fidelização daqueles que já acompanham sua marca.


webinar como produzirTipos de Webinars

O Webinar de apresentação é uma demonstração de algum tipo de conceito ou produto, com base em slides e informações dispostas na tela. No caso de entrevistas, você pode utilizar o espaço para falar com algum especialista no assunto que irá abordar.

Em ambos os formatos, o principal ponto é o espaço para os participantes tirarem suas dúvidas. As plataformas de realização de Webinar contam com chats, para que as pessoas possam interagir com os apresentadores.

Separamos neste post algumas dicas para organizar e realizar o seu Webinar!


webinar como produzirPré-apresentação

Tópicos que podem ser relevantes para produzir a sua apresentação:

    • Escolha um conteúdo relevante para o seu público;
    • Identifique o melhor momento para a transmissão, consultando seus seguidores. Outra opção é testar diferentes dias e horários;
    • Crie um roteiro da apresentação. Seguindo os tópicos criados, você não corre o risco de se atrapalhar durante a fala;
    • Crie uma apresentação dinâmica, que mantenha seu público interessado. Evite utilizar slides com muito conteúdo em texto. Trabalhe apenas com frases objetivas, que expressem o que você deseja apresentar;
    • Defina a plataforma que você irá utilizar para apresentar seu Webinar (YouTube, GoToWebinar);
    • Escolha um local silencioso para realizar sua apresentação, para não ser atrapalhado e para que o som seja bem compreendido pelo público;
    • Teste os dispositivos que irá utilizar, para verificar se estão em perfeito funcionamento.

Atraindo o público

Se você tem os e-mails de contatos que se interessam pelo seu conteúdo, envie uma mensagem para notificá-los sobre a realização do Webinar. Informações como link para acesso, tema da apresentação e histórico do apresentador podem ser relevantes neste envio para os interessados.

Disparo de e-mail marketing – Como aumentar a visibilidade de sua marca?

Ainda no Email Marketing: você pode segmentar a sua base de contatos de acordo com o interesse deles, caso queira divulgar Webinars de algum tema específico. Isso evita que você mande um convite de uma apresentação que não seja de interesse de algum contato.

Convide seus seguidores das redes sociais, criando postagens ou disponibilizando um link de acesso a uma Landing Page sobre o Webinar, por exemplo. Além disso, com estratégias para captação de contatos novos para sua base, você pode também incluir este novo público no seu “radar” dos próximos Webinars.

Você ainda pode divulgar os Webinars em seu site, criando um página específica com o cronograma de Webinars ou então inserindo call to action em banners ou links de seu blog.

Outra opção é anunciar no Facebook, Instagram e Google Ads. No Facebook, você pode impulsionar a sua postagem para aumentar o alcance da sua mensagem.

Facebook Leads – Criando anúncios para captação de contatos.

Conheça seu produto

Estudar o conteúdo abordado e conhecer ele é fundamental para ter firmeza na sua palavra. Gaguejar pode gerar insegurança para quem está ouvindo você. Sua linguagem se torna confusa enquanto estiver nervoso.

Quando você transmitir seus projetos para alguém, transmita também a sua crença neles, ou seja, passe para seu público que você acredita que esses projetos realmente irão trazer benefícios e inovações.


webinar como produzirNo dia da Apresentação de seu Webinar

Mande um e-mail ou um SMS lembrando os contatos que se inscreveram em seu Webinar com o link de acesso a transmissão.

Faça novos testes em suas ferramentas de transmissão, para confirmar se tudo está funcionando perfeitamente.

No momento da transmissão, busque interagir com os participantes, criando um vínculo com eles. Caso sejam muitos, recomenda-se que tenha uma pessoa para lhe ajudar, escrevendo as respostas que não puderem ser dadas ao vivo.

Mantenha seu público interessado

Entonação e vocabulário são fundamentais para manter seus ouvintes interessados no seu conteúdo. Falar lentamente pode cansar seu público, mas falar rápido demais o deixará confuso.

Cuide sua entonação. Falar baixo pode deixar os participantes sem interesse na sua apresentação e falar alto demais poderá irritá-los, além de prejudicar o áudio. É indicado testar o áudio antes do início da transmissão, para identificar o tom ideal para você e para os participantes.

O uso de gírias em sua apresentação pode não ser a melhor forma de se comunicar com seus contatos. Evite uma linguagem tão informal, para que seu público não crie conceitos desnecessários sobre você e sobre o conteúdo.


webinar como produzirDepois da apresentação

Caso o seu Webinar seja gravado, deve-se fazer a edição deste vídeo, colocando vinhetas e retirando quebras na fala.

Disponibilize um link para os participantes e para quem não conseguiu participar terem acesso ao seu conteúdo. O vídeo deve ser hospedado em um sistema com serviço de streaming, pois possibilita a escolha da qualidade do vídeo para a melhor visualização e também para que possa receber comentários e verificar a opinião de seus contatos.

Mande um e-mail de agradecimento aos participantes e uma pesquisa de satisfação do seu Webinar.

Caso seja um curso, você pode disponibilizar um certificado de participação com o dia, horário, tempo de duração e o nome de seu curso.

Para você ter sucesso na sua transmissão, prepare-se com antecedência, divulgando, preparando o conteúdo, o ambiente e analisando a confirmação de seus participantes. Ao terminar a apresentação, solicite uma avaliação dos participantes sobre o Webinar.

E aí, pronto para produzir seus Webinars?

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Referências:

https://neilpatel.com/br/blog/webinar/
https://www.gotomeeting.com/webinar/resources/how-to-create-and-host-a-webinar


Artigo escrito por Marcirio Lopes e Felipe Cardoso.
Diagramado por Tamiris Arias.

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