Descubra como o Jornal do Comércio entrega conteúdo de forma diária para seus seguidores

O Jornal do Comércio circula, de forma ininterrupta, há 85 anos. É o único jornal especializado em economia e negócios do estado do Rio Grande do Sul.

A parceria do Jornal do Comércio com a Dinamize é de quase uma década. É destacando essa parceria de longa data que Eduardo Tavares, coordenador de marketing do JC, mostra a importância da Dinamize para a estratégia do jornal.

Segundo Eduardo, que atua na empresa há aproximadamente 7 anos, o principal objetivo do JC é passar informações confiáveis, independente da mídia que utilizem para divulgá-las.

Um dos meios que utilizam, para divulgar as principais notícias do Brasil e do mundo, é o envio de Email Marketing. Estes envio geram um bom índice de direcionamento de tráfego para o site do jornal, junto com outras mídias como Google ADS e redes sociais.

Entre as diversas ações que a equipe de marketing do JC realiza no Mail2Easy PRO, o “carro-chefe”, como o próprio Eduardo define, é o envio de newsletters diárias. Estes envios contam com o resumo das principais informações do dia.

Eduardo comenta também que o horário mais utilizado para realizar os envios é enquanto as pessoas estão nos seus trabalhos. “O público do JC é um público de negócios. Diferente de outros veículos, no nosso caso o público acaba se interessando nos nossos conteúdos durante o horário comercial”.


Este é o “horário nobre” para os envios, de acordo com Eduardo. Isso porque as informações divulgadas pelo JC também são usadas para tomar decisões durante o trabalho, já que atualizações de mercado podem impactar o negócio de pessoas que acompanham o jornal.

Mas o JC não faz apenas um tipo de envio: eles utilizam o Mail2Easy PRO para enviar releases para diversos veículos de comunicação, divulgações internas e também envios para gerar novas assinaturas para o jornal. “É muito mais intuitivo (Mail2Easy PRO). Uma pessoa que não está acostumada a utilizar uma ferramenta de Email Marketing consegue tranquilamente fazer seus envios”, conclui Eduardo.

Segmentação de contatos

O Jornal do Comércio trabalha com uma base de contatos segmentada, fazendo envios considerando o interesse do seu público. Desta forma, a taxa de visualização dos envios pode ser maior. Além das interações que são analisadas, o time de marketing do JC também analisa a forma de entrada dos contatos na base, para enviar de acordo com a sua origem.

Landing pages

A equipe de marketing do JC utiliza landing pages com formulários, para captar novos contatos e obter informações úteis para o time de marketing do jornal. Também as utilizam para compartilhar materiais exclusivos com quem se cadastra.

Na página, são apresentados os benefícios oferecidos ao assinar, além de valores e canais para entrar em contato. Além destas informações, a landing page conta com um formulário, para que o usuário informe seus dados caso queira que alguém da equipe de vendas entre em contato com ele com mais detalhes sobre a assinatura.

Formulários no site e Facebook

Uma das funcionalidades utilizada para captação de contatos é a criação de um formulário, no Mail2Easy PRO, que está integrado com o site do JC. O formulário criado foi inserido na página inicial do site, para que os interessados deixem seus emails para receber os envios com as principais notícias do dia.

Fluxos de automação

Com estes fluxos de envios, é possível tornar as ações mais imediatas, surtindo um efeito mais positivo para o público que está na base de contatos. No caso do JC, os fluxos são utilizados são feitos de acordo com a origem de entrada dos contatos e também se baseando na interação em envios anteriores.

Neste fluxo (imagem abaixo), existem ações tanto para os contatos que visualizarem o primeiro envio quanto para os contatos que não visualizarem:


Também são feitos envios para contatos que vieram a partir dos anúncios do Facebook:

Nadando contra a maré das notícias falsas

Com a série de compartilhamento de notícias falsas no WhatsApp, o time de marketing do JC encontrou um meio de oferecer informações confiáveis para quem não tem tempo de pesquisar por elas.

O JC passou a divulgar seu WhatsApp, propondo uma forma de integrar seus contatos com mais este meio de comunicação. Assim, eles podem receber informações apuradas pela reportagem do jornal direto no seu aplicativo.

O público pode escolher por dois tipos de informação que deseja receber:

  • WhatsApp GE (GeraçãoE) – notícias sobre empreendedorismo;
  • WhatsApp JC – principais informações do dia.

Relacionamento com a Dinamize

O Jornal do Comércio já era parceiro da Dinamize quando Eduardo entrou na equipe, há 7 anos atrás. “O Jornal sempre foi muito parceiro dos seus fornecedores, dos seus clientes. E a gente valoriza isso muito”, comenta ele. “Com o tempo, você acaba criando um vínculo de amizade, de parceria. Hoje as coisas são cada vez mais distantes”.

Segundo Eduardo, a equipe do JC considera satisfatório o resultado entregue pela Dinamize, seja no atendimento prestado a eles ou sobre a ferramenta em si. “De todas as ferramentas do mercado, eu não vejo nenhum player que possa nos atender melhor”.

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