Automação de marketing: Guia completo para usar no MKT2Easy

Como utilizar a automação de marketing: guia completo de funcionalidades do MKT2Easy

Quer a estruturar de forma efetiva sua estratégia de marketing digital mas não sabe como começar?
É comum que todos estejam sempre buscando melhores formas para estabelecer um planejamento de marketing digital efetivo, contemplando os canais utilizados de forma mais frequente pelo público. Redes sociais, site otimizado, e envios de email marketing são alguns exemplos de ações frequentes no cotidiano de quem quer impulsionar uma marca ou produto.

O MKT2Easy pode ajudar você em todas estas demandas. Nossa ferramenta de automação de marketing tem como objetivo proporcionar um espaço para gerenciamento de ações de marketing digital, desde a criação de estratégias para aumentar o número de visitantes do site até auxiliar na geração de leads, novas vendas e fidelizar clientes

Funil de vendas e outras informações do site

Integre sua conta do Google Analytics para analisar informações do seu site diretamente no MKT2Easy. A partir dessa integração, você poderá trabalhar de forma mais clara em estratégias para gerar maior acesso ao seu site e até mesmo aumentar o número de conversões nele.

Dados como número de visitantes e quais são as URL’s que apresentam o melhor número de acessos são apresentados na página inicial do MKT2Easy.

Também é a partir da integração com o Google Analytics que se estrutura o Funil de vendas do seu negócio. Para controlar o progresso das suas ações no MKT2Easy para gerar visitantes, contatos, oportunidades e clientes, defina metas mensais para serem batidas.


Importação de contatos

Caso você já possua uma base de contatos em algum tipo de arquivo, você pode importar ela para o MKT2Easy. Com essa importação, os contatos inseridos participarão das suas ações de automação de marketing digital.

Os arquivos devem estar nos formatos CSV, XLS, XLSX e TXT. Arquivos do Google Sheets também podem ser importados.

Ao integrar contas do Dropbox, Google Drive e OneDrive é possível importar dados que, por ventura, estejam em algum desses serviços. Além dessas opções, você pode conectar serviços de FTP e SFTP para importar contatos, entre outras opções. Uma outra possibilidade é adicionar os contatos manualmente no MKT2Easy.

Formulários de cadastro

Trabalhe com formulários de duas formas: criando-os diretamente na ferramenta de automação de marketing para inserir em seu site ou então integrando os formulários que já estão no seu site.

O recurso de criação de formulários é recomendado para quem ainda não conta com formulários no site. Para criar, basta definir quais campos deseja solicitar e algumas informações sobre confirmação de cadastro.

A opção de captação de formulários permite a integração das conversões obtidas no seu site diretamente com a nossa ferramenta de automação de marketing.

Facebook Leads

Esse recurso consiste na criação de um anúncio em que você insere um link de redirecionamento para algum formulário.

Você pode criar esse formulário diretamente pelo Facebook e integrá-lo com o MKT2Easy, para que os contatos que preencham sejam incluídos também na ferramenta, fazendo com que você mantenha uma comunicação com eles.

Outra opção é criar o formulário diretamente pela nossa ferramenta de automação de marketing e inserir ele em seus anúncios no Facebook.

Para saber como funciona esse recurso, acesse a nossaCentral de Ajuda.


Landing pages

Criar páginas de forma simples no MKT2Easy e insira uma série de recursos para personalizar o conteúdo.
Também é possível inserir formulários de cadastro nas páginas criadas, para solicitar algum tipo de dado específico aos seus contatos ou mesmo para captar novos leads.

Use ainda a integração com o Google Tag Manager para otimizar suas páginas adicionando alguns recursos, como chatbot, pop-up ou validação de emails.
Além de inserir vídeos, imagens ou conteúdo em texto, é possível trabalhar com links para as suas redes sociais.

Pop-ups

Aumente as possibilidades de captar contatos. Insira pop-ups no seu site e aumente sua base de contatos. Quando usadas de forma indevida, pop-upsgeram incômodo para o usuário.  O que queremos é apresentar formas de evitar esse tipo de reação 😉

Para que você consiga captar contatos através deste recurso, insira formulários nos pop-ups.
Crie pop-ups para o seu site e defina quando eles serão exibidos. Critérios como porcentagem de rolagem e tempo de navegação na página são exemplos de configurações disponíveis.

Origem dos contatos

O relatório apresenta a origem de cada uma das conversões, dessa forma você sempre saberá quais canais que estão gerando maior índice de conversão.

Esse relatório disponibiliza dados divididos em um período mensal, que indica cada uma das mídias que pode gerar as conversões e quais delas tiveram os melhores resultados para converter.

Essa funcionalidade permite também que você consiga verificar quais os formulários foram responsáveis por maior número de entrada de contatos.

Saiba mais sobre o relatório de origem de contatos lendo esse post.


Publicação nas redes sociais

O MKT2Easy permite a criação de publicações nas redes sociais sem precisar acessar cada uma delas. Insira links/ou imagens para personalizar a sua mensagem e gerar maior engajamento dos seus seguidores. O recurso de publicação nasredes sociais está disponível para o Facebook, LinkedIn e Twitter.

Veja como fazer um post pelo MKT2Easy


Segmentações avançadas

Imaginamos que seja do seu interesse saber quais contatos da sua base mais se engajam com suas ações e quais nunca interagiram com você (infelizmente acontece).

Sabendo quais são os contatos engajados e quais os tipos de ação tiveram maior sucesso, você consegue planejar melhor suas ações futuras.

A melhor parte é que você pode usar os filtros criados no MKT2Easy para ações mais direcionadas, como envios para contatos engajados por exemplo.

 

Alguns modelos de segmentação disponíveis:

  • Contatos que visualizaram algum envio;
  • Contatos que clicaram em uma URL;
  • Com base na geolocalização;
  • Com base em dados cadastrais;
  • Últimos contatos cadastrados.
Quer conhecer mais métodos de segmentação de contatos: acesse nosso post!
Lead Scoring

Com o MKT2Easy, o processo de pontuar seus contatos de acordo com dados cadastrais ou nível de engajamento é ser feito de forma simples. 

Você consegue atualizar score dos contatos utilizando automações. Basta definir o “gatilho” da sua automação e estabelecer a quantidade de pontos que o contato irá receber a partir dela. Isso é automação de marketing na prática, não acha?

Compreendendo a importância da criação do Lead Scoring, partimos para alguns exemplos de situações que podem ser usadas para a pontuação dos contatos. Tenha em mente as características de sua empresa para a criação de seus parâmetros.

Fluxos de automação

Os fluxos de automação fazem a sua estratégia de comunicação funcionar de forma fácil e efetiva. Aproveite para criar diversas ações, a partir de informações contidas em cadastro ou interações dos contatos.

No MKT2Easy, você conta com modelos de automação, definidos com base nos tipos de automações utilizados com maior frequência. Também é possível combinar diversas ações dentro do fluxo.

Email Marketing

A automação de marketing também fala sobre como você trabalha a comunicação com a sua comunidade.

Uma estratégia de email marketing bem definida ajuda você a criar uma relacionamento com seu público, tanto na geração de novos clientes quanto na retenção de quem já utiliza ou utilizou seus serviços.

Faça envios de email marketing de forma pontual ou então através de fluxos de automação, como citado anteriormente. 

Caso você tenha conhecimento em HTML, trabalhe na edição do conteúdo a partir do código-fonte. Outra opção é a de anexar arquivos salvos em HTML do seu computador para utilizá-los na composição do envio.

Para quem não possui conhecimento em HTML, recomendamos a utilização do nosso editor de email. Basta selecionar e arrastar os itens para os locais desejados e estruturar o conteúdo do seu email marketing. Ao usar essa opção você garante que suas peças ficarão responsivas e prontas para serem acessadas em qualquer dispositivo.

O MKT2Easy também disponibiliza os relatórios dos seus envios, que mostram o desempenho geral da mensagem (taxa de abertura, cliques, descadastros etc) até informações mais detalhadas.

Dados como mapa de clique do envio e também quais foram as páginas do seu site que foram visitadas após o recebimento do envio são disponibilizados no relatório de envio.


SMS Marketing

Nem precisamos comentar o quanto as pessoas utilizam seus celulares, certo? Se esses dispositivos são tão utilizados, vale trabalhar com ações direcionadas para eles também. 

A reputação da sua marca sempre está em jogo quando você planeja algum tipo de ação de marketing. Quando se trata de enviar mensagens para o celular de outras pessoas, mais ainda. Por isso, o SMS marketing deve ser utilizado levando em consideração alguns itens. 

  • Tamanho da mensagem: trabalhe com um limite de 140 caracteres, sendo objetivo com a informação que deseja passar.
  • Envios em horário comercial: mensagens que sejam enviadas em um momento de lazer provavelmente serão vistas como invasivas.
  • Identificação da empresa: você conhece quantas pessoas que se interessam mais por mensagens com um remetente desconhecido?
  • Segmente o seu público: assim como uma mensagem objetiva terá melhores resultados, escolher o público certo será decisivo.
Para saber mais sobre envios de SMS Marketing, clique aqui.
Notificação PUSH

Sua marca tem um aplicativo e você quer notificar os usuários dele sobre novidades? Use o recurso de notificações PUSH!

A funcionalidade está disponível para Android e iOS. Para utilizá-la, basta que os contatos cadastrados em seu aplicativo estejam também no MKT2Easy.

Os contatos precisam ser cadastrados com um campo correspondente ao código e o token do aplicativo. Quer saber como utilizar esse recurso? Veja o passo a passo que criamos e não perca tempo (nem dinheiro)!


Webhook

Envie dados dos seus contatos para o CRM que você utiliza através de fluxos de automação. Com isso, além de integrar serviços para mandar dados para o MKT2Easy, você também pode encaminhar informações para outros serviços que utiliza.

Para que possa enviar os dados de forma imediata por webhook, basta criar um fluxo de automação. Assim como os demais fluxos, defina um gatilho (entrada de novos contatos, atualização cadastral etc) e quais campos serão enviados para o CRM que você utiliza.

Ficou curioso para saber como utilizar o MKT2Easy? Assista o treinamento para saber mais sobre a ferramenta!

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