Smarketing: veja porque marketing e vendas devem trabalhar juntos

Eduardo BrumDica, Marketing DigitalLeave a Comment

smarketing: veja porque marketing e vendas devem trabalhar juntos - Destaque

smarketing: veja porque marketing e vendas devem trabalhar juntosMarketing e vendas são duas áreas que, na maioria das empresas, estão distintas e em muitos casos, entram em divergências e impasses. Para evitar esses contratempos entre as duas áreas, existe um conceito que pode ser a solução desses problemas: Smarketing.

Smarketing é um termo usado para alinhar a comunicação entre o time de marketing e vendas, com intuito de unir as duas áreas para atingir objetivos em comum.

Esse conceito traz uma série de vantagens para ambas as equipes, como um diálogo integrado e trabalho em equipe para alcançar as mesmas metas.

Para aplicar esse conceito nas empresas, descubra as principais razões para adotar o Smarketing para melhorar seus resultados.


Por que investir no smarketing?Por que investir no Smarketing?

As duas áreas trabalham de formas diferentes, porém, complementares. Enquanto a equipe de marketing foca no aumento da demanda por produtos e serviços por meio da divulgação, a área comercial vende os produtos pelo contato direto com o cliente.

Com o Smarketing, a união entre as duas áreas é altamente positiva no processo de vendas. De acordo com a Aberdeen Group, empresas que trabalham com Smarketing aumentam em até 20% suas receitas.

Já que se trata de uma estratégia que alavanca a lucratividade das empresas, o Smarketing é fundamental pelas seguintes razões:


Harmonia entre as equipesHarmonia entre as equipes

O principal intuito do smarketing é unir marketing e vendas para trabalharem com sinergia.

Com a união, as duas equipes vão manter em constante diálogo, evitando divergências estratégicas. Isso reflete no ambiente dos colaboradores e também na impressão do cliente, que sentirá uma equipe mais integrada.

Essa harmonia acontece na troca das informações, quando a equipe de vendas traz informações sobre a qualidade dos leads que estão chegando. A partir desse retorno, a equipe de marketing foca nas possibilidades de alinhar seu discurso para ter o resultado esperado nas vendas.

Com as áreas unidas para atingir o mesmo objetivo, maiores são as chances de surgirem melhores estratégias e ideias inovadoras. Tudo isso ocorre por causa da convergência entre as respectivas tarefas.


Facilita os processos de vendaFacilita os processos de venda

Além de aumentar a conversão, o alinhamento das equipes com Smarketing facilita o processo de venda.

Com intuito de aumentar a lucratividade da empresa, as equipes precisam criar ações para vender mais, beneficiando a todos.

Nesse sentido, o Smarketing trabalha para o setor de marketing criar campanhas muito assertivas, capazes de apresentar os melhores resultados.

Já para o setor de vendas, uma campanha de marketing bem feita qualifica os seus contatos comerciais, fundamentando melhor a decisão de compra e facilitando toda venda e pós-venda.


Diminui os seus custosDiminui os seus custos

Outra grande razão do Smarketing é a redução dos custos com as campanhas de marketing e vendas.

Como as equipes trabalharão juntas, com metas e objetivos em comum, as ações serão feitas com um diálogo mais assertivo. Com isso, as decisões serão tomadas de forma singular.

De forma adicional, às ações que não conseguem resultados serão descartadas. Sendo assim, pode-se otimizar o orçamento das campanhas que tiveram mais sucesso.


Fortaleça sua empresa usando smarketingFortaleça sua empresa usando Smarketing!

O Smarketing é um conceito que acaba com as divergências entre a equipe de vendas e marketing para aumentar as receitas da empresa.

Com Smarketing, as equipes comercial e de marketing trabalharão com sinergia, melhorando o diálogo entre as duas áreas, gerando ações de divulgação e vendas mais eficazes.

Esse conceito também auxilia todo processo de venda, apresentando estratégias integradas e eficientes, qualificando o seu lead e facilitando a venda direta com o cliente.

Além disso, o Smarketing é responsável por reduzir os custos gerais com marketing e vendas. Nele, é possível descartar as ações que não geram resultados e indicam as melhores campanhas a serem aplicadas.

Por meio dessa técnica, a empresa consegue melhores resultados, reduzindo suas despesas e alavancando suas vendas.

 

Artigo escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.