O que é SPF, CNAME e DKIM e por que são importantes

Entenda o que significa SPF, CNAME e DKIM e por que essas configurações são importantes para quem realiza envios de email.

Essas configurações tornam seus envios de email mais confiáveis para os provedores de email, aumentando muito a probabilidade de suas mensagens chegarem na caixa de entrada de seus clientes.

Além disso, tornam suas campanhas de email muito mais profissionais, já que todas as suas campanhas sempre serão identificadas com a sua marca já no remetente.

A configuração de SPF tem como objetivo informar aos provedores de email quais são os serviços que são autorizados a realizar envios de email utilizando o seu domínio, sendo domínio tudo o que for exibido após o @ em um endereço de email.

Já a configuração de CNAME serve para deixar seus links e imagens personalizados com o nome de sua marca, deixando todo o corpo de sua mensagem personalizado com o seu domínio e diminuindo as chances de seu conteúdo cair em alguns filtros anti-spam.

A configuração de DKIM é uma autenticação adicional à configuração de SPF. Basicamente ela informa ou provedor do seu destinatário que o conteúdo da sua mensagem não foi alterado durante todo o percurso, desde a saída da sua caixa de email ou serviço de email marketing até a caixa do seu destinatário.

Ter todas essas configurações são essenciais para que os provedores de email tenham mais confiança ao receber seu conteúdo e diminuem as chances de sua mensagem ser bloqueada ou rejeitada pelos provedores de email de seus destinatários.