ERP: quais os benefícios da tecnologia para pequenas empresas?

erpSe você possui uma micro ou pequena empresa já deve ter se perguntado, em algum momento: “Como posso aumentar a competitividade do meu negócio?”.

Diante das grandes marcas, é comum micro e pequenos empresários se preocuparem. Afinal, é preciso competir pelo mesmo cliente, e isso pode ser realmente desafiador sem investimentos em inovação e tecnologia

Quando falamos em tecnologia, as micro e pequenas empresas podem pensar que as grandes marcas têm a vantagem. Isso porque geralmente é necessário um grande capital. Mas será que isso é mesmo verdade?

Não necessariamente.

As pequenas e micro empresas também podem automatizar e organizar processos, melhorar a gestão e o atendimento, garantindo mais competitividade. E, adivinhe só, não precisam de uma grande quantia de dinheiro para modernizar os negócios. 

Quer saber como as micro e pequenas empresas podem sobressair no mercado e competir de igual para igual com grandes marcas? Então continue com a gente para descobrir a importância de investir em um ERP e quais são seus benefícios.


erpERP: tecnologia que transforma a gestão

O ERP, também conhecido como “Enterprise Resource Planning”, é um sistema integrado de gestão que une todos os departamentos de uma empresa

Ou seja, sabe as áreas de finanças, compras, RH e até a cadeia de suprimentos, que antes funcionavam de forma isolada? Pois bem, todos esses setores podem desempenhar as suas tarefas dentro do ERP.

Para tornar a explicação sobre o ERP mais simples, veja um exemplo:

Digamos que você tem uma pequena indústria e que realizou a compra de uma nova leva de insumos para produção. Assim que as mercadorias foram entregues e as informações lançadas dentro do software, tanto o departamento do estoque como o setor de compras e vendas poderão ter acesso aos mesmos dados.

Isso significa que a sua pequena indústria conseguirá acompanhar, em tempo real, toda a movimentação de itens, processos e pessoas. E isso pode contribuir (e muito) para a gestão do seu negócio. 

Até pouco tempo atrás, as micro e pequenas empresas não tinham outra escolha a não ser fazer todo o controle por meio de documentos impressos ou planilhas. O problema disso é que os métodos não proporcionavam a segurança necessária, muito menos agilidade.

Conforme a demanda de produtos foi crescendo, as grandes marcas tiveram que buscar novas formas de otimizar suas operações.  E claro que, hoje, as micro e pequenas indústrias também precisam investir em tecnologias como o ERP para competir no mercado.

Além disso, é importante frisar que o mercado de ERP está cada vez mais qualificado. Sendo assim, você consegue encontrar sistemas especialistas no seu tipo de negócio. O Nomus ERP Industrial, por exemplo, é especialista na gestão de pequenas e médias indústrias. Existem outros sistemas especialistas em serviços, restaurantes e assim por diante.


erpComo o ERP pode ajudar a micro e pequena empresa

Simplificar a gestão é o principal benefício adquirido com o software ERP. No entanto, é certo que a tecnologia pode ajudar a micro e pequena empresa de muitas outras formas. 

Abaixo, veja todas as vantagens:

1- Aumento da produtividade

Depois que todas as informações e processos são automatizados com o ERP, a empresa consegue aumentar a sua produtividade seja na execução de tarefas, atendimento ao cliente ou entrega de produtos. 

Segundo pesquisa realizada pela IDG Research Services especializada em pesquisa de mercado para marketing e mídia no setor tech – empresas de pequeno e médio porte que utilizam um sistema de gestão tendem a crescer 35% mais rápido que as que não usam a tecnologia. 

Ou seja, investir em um software de gestão pode ser de grande ajuda para melhorar a produção e se destacar. 

2- Maior controle de estoque

Além de aumentar a produtividade, as micro e pequenas empresas também conseguem garantir maior controle de estoque ao usar o ERP.

Isso porque todas as informações relacionadas aos produtos e serviços podem ser atualizadas em poucos cliques, conforme a entrada e saída dos itens. 

3- Redução de custos e desperdícios

Uma vez que o controle de estoque melhora com o software de gestão, a micro e pequena empresa também consegue reduz custos de armazenagem e manutenção de produtos

Pode, ainda, reduzir os desperdícios, já que passa a saber exatamente quanto de material é necessário para manter os processos produtivos.    

4- Mais segurança da informação

Outra forma de o ERP ajudar os micro e pequenos empresários envolve a segurança da informação. Se antes qualquer pessoa não autorizada podia acessar e alterar uma planilha, por exemplo, agora a empresa pode controlar quem vê ou até mesmo altera os documentos.

Além do mais, o fato de as informações ficarem salvas dentro do software, ou em nuvem, elimina o risco de sofrer com papéis físicos extraviados.   

5- Padronização de processos

Já imaginou conseguir padronizar os relatórios, a emissão de notas fiscais ou os processos produtivos?

Pois bem, com o ERP, a micro e pequena empresa pode fazer isso, já que a tecnologia conta com módulos prontos para simplificar o lançamento e a transferência das informações.

6- Tomada de decisão ágil e assertiva

Agilizar a tomada de decisão é uma vantagem altamente competitiva no mundo dos negócios. Nesse sentido, o ERP também pode ajudar você, uma vez que a ferramenta entrega indicadores de desempenho e relatórios atualizados que amplificam a visão sobre a empresa e que ajudam na elaboração das estratégias.

Certamente, competir com as grandes marcas pode ser desafiador. 

Contudo, se o micro e pequeno empresário investe em um ERP, ele se torna capaz de otimizar todos os seus processos internos. E, com isso, passa a atender mais demandas, melhorar o atendimento ao público e até sobressair à concorrência.  

Gostou do conteúdo? Então inscreva-se no blog da Dinamize para ficar por dentro de todas as novidades!

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: