Blog

Dicas para desenvolver um site focado em UX

design ux

Ao fazer a criação de site profissional, você precisa ter em mente que ele pode ser a ferramenta de marketing mais poderosa à sua disposição. Seu site será seu vendedor 24 horas por dia, 7 dias por semana e, como tal, pode ser seu ativo mais poderoso e uma peça central de seus esforços de marketing, desde que você foque em qualificar a experiência do usuário (UX).

O site ou aplicativo de uma empresa pode deixar uma impressão duradoura em um cliente – e se essa impressão é boa ou ruim pode depender de muitos fatores.

Pensar na experiência do usuário é essencial para design de produto, seja o produto um site, aplicativo móvel ou qualquer outra coisa.

Embora deva ser óbvio que o UX é importante para o design de produtos, alguns designers de UX ainda têm muitos equívocos sobre isso.

Mas o fato é que, se o seu design de UX atingir o público-alvo, seu produto prosperará e crescerá.

No entanto, as tendências digitais que estão evoluindo rapidamente podem fazer com que seu site pareça antigo e desatualizado. Embora um redesenho possa ser desejável às vezes, você pode não ter tempo ou recursos para investir em um projeto tão grande.

Para ajudá-lo a superar esse desafio, criamos uma lista com algumas dicas para desenvolver um site otimizado e focado em UX. Confira!


design uxO que é UX Design?

Antes de conferir as nossas dicas para criar um site que oferece boa experiência ao usuário, antes você precisa compreender o que é UX design.

O User Experience Design é o processo de aumentar a satisfação do usuário (para aplicativos e sites) melhorando a usabilidade, acessibilidade e eficiência da interação em sites ou aplicativos.

O ponto é que o UX Design ajuda a tornar um site ou aplicativo que você cria fácil de usar e não confuso para os usuários. Otimizar o site com foco na experiência dos consumidores ao usar seu produto é o objetivo do design de UX.

Quando falamos em produto, quer dizer que isso vai além do bem ou serviço físico que você vende – envolve o conteúdo que você produz para alcançar seus consumidores e se conectar com eles antes mesmo de tocarem em seus produtos.

O objetivo ao desenvolver um site com a experiência do usuário em mente é acompanhar seus visitantes de uma maneira que diga exatamente o que você deseja que eles vejam e entendam em pontos específicos do processo de navegação.

Ao abordar a experiência do usuário de um produto físico, o objetivo é entregar uma solução específica que corresponda às necessidades do usuário naquele momento.

Se as necessidades do usuário mudarem, o produto poderá fornecer uma nova solução.


design uxDicas para criar um site com foco em UX

Agora que você já sabe o que é UX design, está na hora de conferir as dicas que separamos para criar um site que oferece a melhor experiência possível para usuários.

1. Tudo começa com a pesquisa do usuário

Antes de começar a projetar experiências de produtos, você pode ficar tentado a começar com a pergunta: “o que exatamente isso fará?”.

No entanto, você pode estar se antecipando. No contexto de UX, nenhuma pergunta importa mais do que “Para quem é isso?”

É aí que você inicia o design da sua interface de usuário. Você precisa saber quem usará seu aplicativo (e qualquer outra pessoa que possa estar em seu público) muito antes de começar a desenvolvê-lo. Questione-se sobre as questões abaixo:

  • O que os usuários gostam?
  • Suas necessidades estão sendo atendidas?
  • O que seu aplicativo móvel pode oferecer a eles que eles não obtêm em nenhum outro lugar?
  • O que você faria melhor do que sua concorrência se eles conseguissem em outro lugar?

Dica: se você oferecer uma melhor experiência ao usuário, isso é uma grande vantagem competitiva.
Isso não significa que você tenha que gastar milhares de reais em pesquisas e análises de mercado. Descubra primeiro quem é seu público-alvo.

2. Mantenha a simplicidade e pratique o design responsivo

Em um layout de site, a simplicidade significa essencialmente se livrar de componentes desnecessários. Observe que deseja que uma ação específica seja executada por um visitante que chega ao seu site.

Para obter o que eles vieram pesquisar, eles digitalizarão o conteúdo. É importante lembrar que se eles tiverem que navegar por um labirinto para encontrar o que querem, eles não ficarão por muito tempo.

A simplicidade implica ter um layout limpo, um esquema de duas ou três cores e muito espaço em branco, uma média de duas fontes e a terceira para o seu logotipo. Aqui estão mais algumas dicas importantes sobre simplicidade:

Cada página deve ter um único objetivo definido. A página de checkout, por exemplo, contém apenas o que é necessário para o processo de checkout. Apenas informações de contato e/ou um formulário são incluídos na lista de contatos, não dicas sobre hábitos de higiene pessoal.

A intenção de cada página e cada item nela é imediatamente compreensível, sem esclarecimento, pelo usuário. Por exemplo, a interface do usuário tem elementos de navegação visualmente distintos (mais sobre isso depois) na página.

Quaisquer dados adicionais, mas sem importância, vão para o final da lista. Por exemplo, com conteúdo “você também pode gostar” ou o blogroll — que é uma lista de links que o dono do blog ou site quer recomendar — extra na parte inferior da postagem.

3. Faça diferentes elementos

Um dos objetivos mais significativos para os designers de UX é um layout de página visualmente distinto. É uma maneira de manter um caminho de usuário flexível e uma experiência de usuário envolvente.

Para encurtar a história: facilite para seus usuários encontrarem o que estão procurando em suas páginas com o mínimo de confusão.

Além disso, torne a navegação do seu site/aplicativo visivelmente distinta.

Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis durante o processo de design:

  • Os detalhes mais importantes no site devem se destacar mais. Se for um post de blog, você precisa de um título claro como “Melhores tendências em web design”, seguido de legendas e subtítulos que aprofundem o assunto.
  • Os usuários devem estar cientes de sua localização no aplicativo ou site para dispositivos móveis. Deve haver ferramentas de navegação. Por exemplo, na parte superior da página, você tem um painel de navegação do site com todas as partes importantes do site facilmente acessíveis.
  • Os botões de call to action precisam se destacar e fornecer uma explicação concisa de sua intenção. Eles devem ser legíveis e acessíveis. Um ícone de inscrição, por exemplo, com um campo para digitar seu e-mail.

4. Tempo de carregamento da página

A velocidade da página de carregamento do seu site é muito importante. Se demorar mais de 3 segundos para carregar, as pessoas sairão do seu aplicativo ou site.

Certifique-se de que os usuários possam atingir seus objetivos principais de maneira rápida e fácil, sem ter que esperar que seu site demore uma eternidade para carregar.

O tempo de carregamento, os tempos de espera e a suavidade das animações pop-up podem afetar a percepção dos usuários.

5. Foco no conteúdo

O trabalho de um designer não deve terminar apenas com layouts bem estruturados. Não se esqueça da escrita UX. Portanto, trabalhe em equipe e exija material de qualidade.

Use a linguagem com a qual seus usuários estão familiarizados, seja orientado ao usuário; certifique-se de que seu contato com o usuário seja transparente.

As percepções e experiências dos usuários são significativamente influenciadas por textos bem escritos e ilustrações ou imagens eficazes. Novamente, em vez de seguir cegamente as normas existentes, você deve fazer uma pequena pesquisa sobre seus usuários.

O visitante do site nunca seria atraído por uma interface que mostre linguagem difícil e estranha ou imagens de baixa qualidade.

Além disso, foque em criar conteúdo otimizado, de acordo com as técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave, por exemplo.

Isso é extremamente importante para que seu site possa obter um bom posicionamento nos resultados de busca orgânicos de motores de pesquisa.

6. Torne seu site responsivo e compatível com dispositivos móveis

Mais da metade de todo o tráfego da internet vem de dispositivos móveis. Assim, se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis, os usuários terão mais chances de abandoná-lo.

Então, você está basicamente excluindo um grande número de clientes em potencial se não estiver otimizando seu site para a melhor experiência móvel!

Há outro grupo para lembrar aqui, além de seus clientes: motores de busca. O Google rastreia seus sites para computadores e dispositivos móveis e usa ambos para indexar seu site.

Isso significa que, em termos de SEO, um site compatível com dispositivos móveis pode ajudá-lo a ter um desempenho melhor.


design uxConclusão

A chave para um bom design de UX é fazê-lo funcionar tanto para seus usuários quanto para sua plataforma.

Em essência, uma experiência de usuário bem projetada é levar um usuário aos dados ou recursos de que precisa, enquanto corta tudo o que pode estar em seu caminho.

Embora o objetivo pareça ser entendido, pode ser um pouco complicado alcançá-lo. Se o usuário não encontrar algo, isso não existe para ele. A descoberta pode ajudá-los a localizá-lo.

Como empresários, é importante construir interfaces e interações intuitivas. Melhorando a probabilidade de os usuários experimentarem e usarem seu conteúdo e características tornando suas interfaces mais fáceis de serem utilizadas.

Esperamos que as dicas que citamos neste artigo te ajudem a descobrir os principais elementos que farão seu design focar em seu público-alvo e torná-lo útil para você e os usuários interagirem.[

Curtiu este conteúdo? Então, confira:

Como conquistar seus clientes com Customer Experience

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Leia também

Mas e aí, este post ajudou você? Então, leia também: