Livebuzz e A2C lançam Monitor Eleitoral

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Ferramenta expõe as principais menções públicas, polarizações, hashtags e indicadores sobre a imagem e buzz relacionados a Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) em sites como Facebook, Twitter, Google +, Tumblr e Instagram

São Paulo, junho de 2014 – No ano em que o Brasil recebe a 20ª edição da Copa do Mundo, a corrida pela sucessão presidencial será o centro das atenções assim que o juiz der o apito final na última partida do Mundial. Contudo, a agência A2C – em parceria com a plataforma Livebuzz, da Dinamize -, já está de olho no que as pessoas  dizem e pensam sobre os principais pré-candidatos à presidência da República através do site Monitor Eleitoral, lançado agora.

Com base na metodologia de análise da A2C e na ferramenta Livebuzz, o Monitor Eleitoral expõe, em tempo real, as principais menções públicas, polarizações, hashtags e indicadores sobre a imagem e buzz relacionados a Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos ( PSB).

Como funciona

A ferramenta é abastecida com informações coletadas pela plataforma Livebuzz. O levantamento é feito com base nas expressões de busca que contém o nome, e suas variações, dos principais pré-candidatos a presidente. Essa busca é realizada nas seguintes redes: Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Linkedin, Yahoo!, Tumblr e YouTube, entre outros. Os dados são atualizados a cada duas horas e a ferramenta contabiliza apenas manifestações públicas.

Além disso, é feito um cruzamento de dados com pesquisas eleitorais divulgadas na imprensa, medindo a relação real entre a voz das mídias sociais e as intenções declaradas de voto em todo o território nacional.

Categorias

As informações coletadas pela ferramenta foram organizadas da seguinte forma:

1)    Popularidade – definida pelo volume de menções de cada um dos candidatos(compartilhamentos de posts do Twitter e comentários no Facebook).

2)    Influenciadores – os perfis mais influentes do Twitter que fizeram menção aos candidatos.

3)    Saudabilidade – a partir das menções positivas e neutras nas redes sociais, indica o quanto a imagem do candidato é saudável.

4)    Histórico Social Eleitoral – conjunto com gráficos de cada um dos candidatos: Índice de Saudabilidade Média, Menções, Fãs e Seguidores do Candidato e Shares/Likes. 

Ricardo Almeida, sócio e diretor de planejamento da A2C, afirma que o contexto atual não poderia ser melhor para o desenvolvimento de uma ferramenta voltada à análise e ao monitoramento da repercussão de candidatos no País. “O Monitor Eleitoral conseguirá medir o comportamento do eleitor nas redes sociais justamente num período de efervescência no País, com Copa do Mundo, nova onda de manifestações e as eleições”.

Para Jonatas Abbott, diretor-executivo da Dinamize, esse é um projeto extremamente importante não só para a sua própria empresa, mas para o País. “No momento que o Brasil vive, ter outras formas de avaliar o seu candidato é fundamental para poder fazer uma boa escolha”, afirma. “Tenho certeza de que o Monitor Eleitoral será um sucesso e servirá de referência para muitas pessoas.”

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