5 ferramentas para edição de áudio grátis

Eduardo BrumCapa, Marketing Digital

5 ferramentas para edição de áudio grátisUm dos formatos de conteúdo mais utilizado recentemente é o conteúdo em áudio. Seja um podcast ou mesmo uma versão em áudio de um determinado texto, esse formato acompanha as pessoas nas atividades do dia e deve ser utilizado para engajar seu público.

Para que o seu conteúdo seja considerado como relevante pelos ouvintes, é necessário que ele seja bem produzido, escrito e editado.

Separamos algumas opções para edição de áudio, tanto em dispositivos móveis quanto para desktop, que podem ser utilizadas online ou então após instalação.


Online MP3 Cutter

Essa é uma opção online que possibilita a edição, corte e inserção de efeitos em arquivos de áudio pelo navegador.

Para editar, basta importar um arquivo de áudio do computador ou que esteja no Dropbox ou Google Drive.

A extensão possibilita recursos básicos, como início e fim de corte, suavização de entrada e saída dos arquivos de áudios importados. 

O aplicativo permite ainda, entre outros recursos, editar músicas, criar trilhas e extrair áudio de conteúdos em vídeo.

onlinemp3cutterDisponível online:

https://mp3cut.net/pt/


Audacity

Presença confirmada em todo o tipo de listas sobre edição de áudio, o Audacity é consideravelmente simples de usar, levando em consideração a quantidade de recursos de edição disponíveis nele.

Além de contar com recursos de mixagem, efeitos, importação e exportação de formatos de áudio, o Audacity também pode ser utilizado para captar áudio.

audacity

Disponível para Windows, Mac e Linux:

https://www.audacityteam.org/


AudioTrimmer

Se você busca por uma opção para fazer edições simples, aqui está uma boa dica. Para editar com o AudioTrimmer, basta carregar o arquivo de áudio e indicar os pontos em que deseja fazer os cortes.

Além dos cortes, o AudioTrimmer conta com recursos para alterar a velocidade do áudio, reproduzir faixas de trás para frente e ainda converter arquivos para o formato MP3.

Também é possível criar toques personalizados, inserindo efeitos de fade in e fade out no áudio. 

audiotrimmer

Disponível online:
https://audiotrimmer.com/pt/


Bearaudio

Outra opção para edições simples de áudio aqui, porém com alguns benefícios extras.

O Bearaudio, além de apresentar recursos de corte do arquivo de áudio, permite a captação de áudio. Assim, além de poder cortar arquivos já existentes você pode produzir outros!

Ainda é possível incluir trilhas, com base nas opções disponibilizadas pelo próprio aplicativo.

bearaudioDisponível online:

https://www.bearaudiotool.com/pt/


Dica extra: Anchor

Se você quiser, além de editar áudios, uma opção para publicar o conteúdo editado, o Anchor pode ajudar. Também é possível apenas importar arquivos editados em outros apps para o Anchor, caso queira utilizar o serviço apenas para distribuir conteúdo.

O aplicativo permite, de forma simples, gravar, editar e divulgar podcasts em diversas plataformas, como Apple Podcasts, Castbox, Google Podcasts, Stitcher e, é claro, Spotify.

Para ver a lista completa e saber mais sobre como funciona a distribuição, clique aqui.

anchorDisponível para iOS e Android:

https://anchor.fm/


Por falar em podcasts, temos um post que explica tudo sobre eles e ainda apresenta dicas para quem quer entrar nesse mercado 😉

Clique aqui para ler

Gostou das nossas dicas? Conhece algum outro aplicativo de edição de áudio?

Compartilhe sua sugestão nos comentários!