O que é automação de marketing digital e como fazer

Por Atualizações Dinamize Automation, Automação de Marketing, Capa, Dinamize Automation, Email Marketing, Marketing Digital

O que é automação de marketing digital e como fazerVocê já deve ter ouvido falar de automação de marketing, mas sabe como ela pode ajudar a promover sua marca e encontrar os consumidores certos? Vamos explicar tudo que você precisa saber para qualificar seus processos de marketing, vender ainda mais e garantir a fidelização do seu público agora!

Mais de 50% das empresas já utilizam automação de marketing, segundo dados do estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, da Emailmonday. Entre as empresas de B2B, 58% consideram contar com uma ferramenta de automação de marketing em breve.

Quer saber tudo sobre automação de marketing e ainda dar um up nas suas vendas utilizando plataformas de marketing digital desse tipo? Então, vem com a gente!


O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste na utilização de plataformas para garantir uma comunicação com base no comportamento dos consumidores. Ou seja, ela ajuda você a analisar o engajamento do público e permitem a criação de ações personalizadas. 

Ao contrário do que se imagina, a automação de marketing não envolve apenas disparos de email. Isso porque essa é uma ferramenta que permite ações integradas com mídias sociais, site, landing page e muitos outros canais.

Nos próximos tópicos, falaremos mais sobre cada possibilidade dentro de uma ferramenta de automação de marketing.


Conheça os benefícios de uma estratégia de marketingBenefícios que a automação de marketing oferece

A automação de marketing possibilita, entre outras coisas, uma comunicação personalizada. Com o auxílio de plataformas de automação de marketing, você segmenta as ações com base nas necessidades do público.

Com os processos automatizados, a equipe de marketing ganha tempo para projetar ações que não podem ser automatizadas por completo.

Por outro lado, outro benefício que um software de automação de marketing oferece é a possibilidade de trabalhar com ações complexas e conseguir mensurar os resultados dessas ações.

Em resumo, essa tecnologia facilita a geração e qualificação de leads, além de contribuir no aumento das vendas e fidelização de clientes.  


Veja como captar leads e fazer uma qualificação adequadaCaptação de contatos qualificada

Ter um bom número de visitantes do seu site é legal, mas que tal ir além disso?

Através da automação de marketing, existem algumas opções que podem facilitar a sua vida na hora de qualificar sua base de contatos.

É nesse ponto que entram os formulários de cadastro. Eles permitem que o usuário tenha uma opção para saber mais detalhes sobre um determinado tema, seja um produto ou então um conceito em geral.

Automação com pop-ups

Os formulários de cadastro podem ser inseridos em pop-ups, que são acionadas com base na interação do usuário em páginas específicas do site.

O que faz muitas pessoas descartarem a criação de pop-ups é a ideia de que esse recurso é invasivo. No entanto, com a ajuda de plataformas de automação de marketing, é possível estabelecer exatamente em quais condições esse recurso será exibido.

Ex: quando um visitante ir até o final de uma página, é exibida uma pop-up com formulário de cadastro, onde ele fornece seus dados para receber notificações sobre postagens, newsletters etc.

Quando bem utilizado, esse recurso pode ajudar você a ter uma última comunicação com visitantes do site que manifestem intenção de sair dele ou então oferecer algum tipo de conteúdo extra de acordo com determinada interação.

Veja abaixo como funciona a criação de pop-up pela plataforma de automação da Dinamize:

Captação de contatos nas redes sociais

Além de aumentar o número de seguidores com publicações, crie anúncios com base em dados cadastrais ou envolvimento com suas páginas. Entre as opções de anúncios estão aqueles que direcionam o usuário para um formulário de cadastro, conhecidos como Facebook Lead Ads.

O Facebook Lead Ads permite a criação de anúncios com o foco em obter informações sobre os seguidores que ajudem a manter uma comunicação com eles. Basta indicar quais dados serão solicitados e definir qual público deve ser impactado pela divulgação.

Depois que anunciar no Facebook e no Instagram, os contatos que preencherem o formulário de cadastro podem ser inseridos automaticamente na plataforma de automação de marketing.

O gerenciador de anúncios possibilita uma pré-visualização do anúncio e ainda apresenta dicas de quais as dimensões ideais para as imagens, entre diversas outras orientações.

Como captar contatos


Como aumentar a geração de leadsFluxo de nutrição de leads

Como você deve ter notado, o universo de opções de estratégias de automação de marketing é grande. Uma dessas alternativas são os envios de email marketing, que apresentam baixo custo para produção e podem ser utilizados em todas as etapas da jornada de compra.

A automação de marketing permite a análise de dados referentes ao cadastro dos contatos para que sejam realizados envios considerando essas informações. Mas a automação de email marketing vai além da análise de informações como cidade do contato, preferência de conteúdo e outros campos.

Os fluxos de automação também podem ser feitos com base na interação desses contatos em outros canais, como cadastros em formulários do site e/ou redes sociais e envios de email marketing.

Entrada de novos contatos

Tipo de fluxo que tem como foco a comunicação com aquelas pessoas que entraram recentemente na sua base, ou seja, foram inseridas na plataforma de automação através de importações ou então preencheram algum tipo de formulário de cadastro.

Com essa comunicação, você dá o ponto de partida para o seu relacionamento com o novo lead. Por isso, esse é um tipo de automação indispensável.

Depois que um contato entra na sua base, seja por importação ou através de cadastro em um formulário do site/landing page/Facebook Lead Ads, você pode enviar um email de boas-vindas com informações sobre como será a sua comunicação (e quem sabe até um desconto especial para incentivar a primeira compra).

Conversão em formulários

Diferente do tipo de fluxo anterior, aqui temos um exemplo que tem como gatilho apenas o cadastro em formulários. Isso quer dizer que a automação de conversão em formulários pode ser usada para comunicar-se não apenas com novos contatos, mas também com quem já está na sua base e preencheu um determinado formulário.

Se você realiza eventos, por exemplo, aqui está uma boa alternativa de fluxo. Afinal, você pode criar uma landing page, promovê-la para o seu público via email e SMS e ter um fluxo com uma comunicação especial referente ao evento.

Outra possibilidade se refere às atualizações cadastrais. Você possui um formulário específico no seu site ou landing page para que o público atualize suas preferências (produtos e/ou conteúdos) e cria um fluxo de automação com base nos dados atualizados.


Como integrar marketing e vendas através de um software de automaçãoMarketing e vendas lado a lado

Um dos dilemas de qualquer pessoa que promove serviços em geral é identificar quais são as pessoas mais próximas de se tornarem clientes. Como estamos falando de facilitar o seu trabalho e economizar tempo, aqui vão mais algumas dicas.

Lead Scoring: classifique cada contato de acordo com seu engajamento

Através do Lead Scoring, é possível definir uma pontuação aos seus contatos para cada interação deles. A quantidade de pontos atribuída varia de acordo com a relevância da ação.

Exemplo:

  • Conversão em formulário: 15 pontos
  • Clique em um link específico de envio de email/SMS: 5 pontos
  • Visualização de envio de email/SMS: 1 ponto

As qualificações para os leads podem ser diversas. O que importa é classificar a pontuação de acordo com a importância da ação tomada, considerando os objetivos do seu negócio.

Ao estabelecer esses critérios de pontuação, defina uma média de pontos para que um contato seja considerado como uma oportunidade de venda. Através de uma automação, as pessoas que atingirem essa média definida serão encaminhadas automaticamente para o time de vendas, por exemplo.

Com esse controle, a equipe de vendas também sai ganhando, pois ela vai entrar em contato apenas com quem está mais disposto a se tornar cliente.

Saiba como definir o estágio de oportunidade na plataforma da Dinamize

Envio de dados da plataforma para CRM (Webhook)

Além de facilitar a comunicação direta com o público, a automação de marketing permite também que você tenha uma melhor gestão de leads.

Se você usa algum CRM, pode integrá-lo com a plataforma de automação para, não apenas receber dados contidos nele, mas também enviar novos dados obtidos a partir das ações de marketing digital.

No tópico anterior, falamos sobre oportunidades de venda, certo? Então, você pode definir uma automação para atualizar quem são as oportunidades de venda encaminhar os dados dessas pessoas para o CRM, via Webhook. 

Assim, você mantém todas as informações atualizadas e ainda garante que o time de vendas só entrará em contato com leads realmente dispostos a comprar seus produtos.


Como gerar oportunidades através de fluxos de automaçãoOportunidades de venda com base na interação no site e em outros canais

Além de recursos como o Lead Scoring, existem outras formas de identificar possíveis clientes para sua marca. Veja a seguir alguns exemplos.

Navegação dos usuários no site

Um dos recursos mais efetivos de automação com base na navegação dos contatos no site é o Lead Tracking. A partir de algumas configurações técnicas no site, ele analisa quais páginas são navegadas pelos leads. Com esses dados comportamentais, é possível criar fluxos com base no que foi acessado no site.

De fato, envios com base na interação no site podem aumentar as vendas. Principalmente se você incluir algum desconto especial para o contato no conteúdo do envio. Vai que esse é o incentivo que faltava para ganhar um novo cliente.

Para que essa automação seja efetiva, inclua no conteúdo da mensagem apenas informações relacionadas à interação do contato com seu site. Nunca se esqueça: produção de conteúdo personalizada e de acordo com os interesses do público.

Automação de carrinho abandonado

Este é um tipo de automação indispensável para quem vende produtos pelo site. Afinal, quem nunca viu um produto, colocou ele no carrinho de compras do site e acabou desistindo (ou mesmo esquecendo) de efetuar a compra?

Segundo levantamento realizado pela Barilliance, mais de 3/4 dos consumidores que manifestaram interesse em comprar um determinado produto saíram do site sem finalizar a compra. Por isso, vale contar com uma alternativa para reverter esse número!

Na nossa plataforma de automação de marketing, disponibilizamos um modelo de fluxo de automação focado no abandono de carrinho. Além do modelo de fluxo, temos também um template de email que é adaptado de acordo com os produtos que foram deixados no carrinho:

modelo de email para automação de abandono de carrinho

WhatsApp na automação de marketing

Quanto mais o tempo passa, mais o WhatsApp se torna relevante para gerar novas vendas e fidelizar clientes. Dessa forma, é importante saber como ele pode ser inserido em processos automatizados de forma a manter sua comunicação com o público em dia.

Primeiramente, uma dica de integração envolvendo apenas seu site: um botão de WhatsApp. Ele pode ser inserido em páginas específicas do seu site, indicando assim a possibilidade de contato por esse canal. Assim que um visitante acessar o site e quiser saber mais sobre determinado produto ou serviço, pode informar seus dados e você já pode começar uma nova comunicação!

Outra alternativa disponível a partir da integração com uma plataforma de automação de marketing é a de direcionar leads e clientes que preencham seus formulários diretamente para uma conversa no WhatsApp. Essa opção vale tanto para formulários do site quanto para landing pages, por exemplo.

Esse tipo de prática vai ajudar você a conectar ainda mais os seus canais de comunicação, além de oferecer uma alternativa de contato mais imediato para o público.

Como vender mais no WhatsApp


Qualifique todo o processo de pós-venda automatizando-oQualificação do processo de pós-venda

Manter seus clientes fidelizados é um dos pontos mais importantes de toda estratégia de marketing digital. Ter clientes engajados e dispostos a compartilharem sua marca é de alta relevância.

Chatbots para qualificar o atendimento

Entre as maneiras de automatizar sua comunicação com seus clientes está a utilização de chatbots. Eles são utilizados para estabelecer uma comunicação com o público de forma automática, tendo como base a interação do usuário.

Eles podem ser utilizados em canais como Facebook e WhatsApp (versão para empresas), onde normalmente os seguidores possuem dúvidas em comum a serem solucionadas. O mesmo pode ser aplicado em sites, onde novos interessados em adquirir produtos e clientes possam solucionar suas dúvidas de forma rápida.

Para que essa interação seja possível, basta definir quais as perguntas serão apresentadas como opção aos visitantes e as respostas que serão apresentadas automaticamente.

Saiba mais sobre chatbots

Fluxos de automação de marketing

Existem diversas formas de se manter próximo dos seus clientes e produzir conteúdo que esteja de acordo com os interesses deles. Através da criação de fluxos de automação, a estratégia de comunicação da sua marca pode ser estruturada tendo como base informações diretamente relacionadas ao público.

Veja alguns exemplos:

  • navegação no site (páginas específicas ou geral);
  • interação em envios de SMS/Email;
  • atualizações cadastrais;

Definido o ponto de partida do fluxo, basta estabelecer quais serão as ações realizadas a partir da primeira verificação.

Mais exemplos:

  • Realizar um envio de Email, SMS ou notificação para aplicativo (PUSH);
  • Enviar informações para um serviço de CRM (via Webhook).

Leia mais sobre pós-venda com automação de marketing.

Ofereça novas opções de compra

Os fluxos de automação também podem ajudar você a oferecer novas opções de compra para os clientes. Se você mantém uma comunicação com eles, pode usar os dados da plataforma de automação de marketing para entender que tipo de produto interessa e incentivá-los a realizar uma nova aquisição.

Assista o vídeo abaixo com um exemplo de automação de email com foco na recompra, ou seja, em motivar os clientes a comprarem um determinado produto que possui uma validade ou que conta com novas versões:

Fidelize para se tornar referência

A partir de uma comunicação recorrente com seus clientes, sejam eles novos ou de longa data, você consegue gerar maior fidelização e, com isso, novas oportunidades de venda. Clientes satisfeitos podem, além de comprar novamente, indicar seus serviços para outras pessoas.

Estudos mostram que até 77% dos consumidores se motivam a adquirir um produto quando a descoberta se dá a partir de indicações. Dessa forma, dedicando um tempo à criação de conteúdo e comunicação através dos fluxos de automação, você pode fazer com que sua marca se consolide como uma referência para os consumidores.

Referral Marketing – o poder do marketing de indicação nas empresas


Como escolher a ferramenta de automação de marketing certa

Por fim, fica o questionamento: o que faz de uma plataforma a escolha ideal?

Bom, existem diversos fatores que podem influenciar na escolha, mas é importante que pense na realidade da sua marca para entender qual o melhor caminho a seguir.

Se você sabe que possui limitações de investimento em marketing neste primeiro momento, pesquisar pelos melhores preços é indispensável.

Agora, se o seu interesse é saber se a plataforma atende todas as suas necessidades, principalmente em termos de funcionalidades e expectativa de retorno, analise as alternativas que indicam esses benefícios e que correspondem ao que deseja.

Boa parte das empresas disponibiliza um período de teste dos seus produtos. Com isso, as pessoas podem conhecer melhor cada recurso, assistir treinamentos para entender como utilizar a plataforma da melhor maneira e tirar dúvidas em geral. 

Aqui na Dinamize, por exemplo, fazemos isso.

Quer conhecer melhor a nossa plataforma de automação de marketing e saber como ela pode ajudar você a aumentar suas vendas e fidelizar o público? Que tal solicitar uma conta teste?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

 

Se quiser mais dicas sobre marketing e vendas, assine nossa newsletter


Referências:

What Is Marketing Automation?

Automatização de Marketing: Pense Mais, Trabalhe Menos!

The Ultimate Guide to Marketing Automation | DMI

Marketing automation o automatización del marketing: ¿Qué es?



Autor


Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja conteúdos do Autor