O que é automação de marketing digital e como fazer

Eduardo BrumAtualizações MKT2Easy, Automação de Marketing, Capa, Email Marketing, Marketing Digital, MKT2Easy

O-que-e-automacao-de-marketing-digital-e-como-fazerA automação de marketing consiste na utilização de ferramentas para otimizar comunicação com o público, tendo como base o interesse de quem entra em contato com sua marca.

Ao contrário do que se imagina, a automação de marketing não envolve apenas disparos de email. Os envios de email marketing são apenas parte do processo, que conta com outras ações nos mais variados canais de comunicação.

Mais de 50% das empresas já utilizam automação de marketing, segundo dados do estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, da Emailmonday. Entre as empresas de B2B, 58% consideram adotar essa estratégia em breve.

Veja abaixo algumas dicas para utilizar a automação de marketing digital em sua estratégia!


beneficiosBenefícios

A automação de marketing possibilita, entre outras coisas, uma comunicação personalizada. Com o auxílio de plataformas de automação de marketing, você segmenta as ações com base nas necessidades do público.

Com os processos automatizados, a equipe de marketing ganha tempo para projetar ações que não podem ser automatizadas por completo.

Outro benefício que a automação de marketing oferece é a possibilidade de trabalhar com ações complexas e conseguir mensurar os resultados dessas ações.

Resumindo, essa tecnologia facilita a geração e qualificação de leads, além de contribuir no aumento das vendas e fidelização de clientes.  


captacao-de-contatosCaptação de contatos qualificada

Ter um bom número de visitantes do seu site é legal, mas que tal ir além disso?

Através da automação de marketing, existem algumas opções que podem facilitar a sua vida na hora de qualificar sua base de contatos.

É nesse ponto que entram os formulários de cadastro. Eles permitem que o usuário tenha uma opção para saber mais detalhes sobre um determinado tema, seja um produto ou um conceito em geral.

Os formulários de cadastro podem ser inseridos em pop-ups, que são acionadas com base na interação do usuário em páginas específicas do site.

Ex: quando um visitante ir até o final de uma página, é exibida uma pop-up com formulário de cadastro, onde ele fornece seus dados para receber notificações sobre postagens, newsletters etc.

Além de aumentar o número de seguidores com publicações, crie anúncios com base em dados cadastrais ou envolvimento com suas páginas. Entre as opções de anúncios estão aqueles que direcionam o usuário para um formulário de cadastro, conhecidos como Facebook Lead Ads.

Pelo Gerenciador de anúncios, as suas ações de marketing podem ser divulgadas não só no Facebook, mas também no Instagram e no Messenger. Essa ferramenta possibilita uma pré-visualização do anúncio e ainda apresenta dicas de quais as dimensões ideais para as imagens, entre diversas outras orientações.

O Google Ads, serviço para anúncios no maior buscador do mundo e nos sites parceiros, possibilita a criação de filtros para os públicos que deseja alcançar. Essa segmentação pode ser utilizada também nas divulgações feitas no YouTube.

Como captar contatos


nutricao-de-leadsNutrição de leads

Como você deve ter notado, o universo de opções de estratégias de automação de marketing é grande. Uma dessas alternativas são os envios de email marketing, que apresentam baixo custo para produção e podem ser utilizados em todas as etapas da jornada de compra.

A automação de marketing permite a análise de dados referentes ao cadastro dos contatos para que sejam realizados envios considerando essas informações. Mas a automação de email marketing vai além da análise de informações como cidade do contato, preferência de conteúdo e outros campos.

Os fluxos de automação também podem ser feitos com base na interação desses contatos em outros canais, como cadastros em formulários do site e/ou redes sociais e envios de email marketing.


marketing-e-vendas-lado-a-ladoMarketing e vendas lado a lado

Um dos dilemas de qualquer pessoa que promove serviços em geral é identificar quais são as pessoas mais próximas de se tornarem clientes. Como estamos falando de facilitar o seu trabalho e economizar tempo, aqui vão mais algumas dicas.

Através do Lead Scoring, é possível definir uma pontuação aos seus contatos para cada interação deles. A quantidade de pontos atribuída varia de acordo com a relevância da ação.

Exemplo:

  • Conversão em formulário: 15 pontos
  • Clique em um link específico de envio de email/SMS: 5 pontos
  • Visualização de envio de email/SMS: 1 ponto

As qualificações para os leads podem ser diversas. O que importa é classificar a pontuação de acordo com a importância da ação tomada, considerando os objetivos do seu negócio.

Ao estabelecer esses critérios de pontuação, defina uma média de pontos para que um contato seja considerado como uma oportunidade de venda. Através de uma automação, as pessoas que atingirem essa média definida serão encaminhadas automaticamente para o time de vendas, por exemplo.

Com esse controle, a equipe de vendas também sai ganhando, pois vai entrar em contato apenas com quem está mais disposto a se tornar cliente.


oportunidade-de-vendasOportunidades de venda com base na interação no site

Além de recursos como o Lead Scoring, existem outras formas de identificar possíveis clientes para sua marca. Uma delas através do comportamento dos contatos em seu site.

A automação de marketing digital entra no momento que a interação ocorre. Esses envios podem ser baseados na navegação do contato no site ou então relacionados aos produtos que ele deixou no carrinho, sem finalizar a compra.

Um dos recursos mais efetivos de automação com base na navegação dos contatos no site é o Lead Tracking. A partir de algumas configurações técnicas no site, ele analisa quais páginas são navegadas pelos leads. Com esses dados comportamentais, é possível criar fluxos com base no que foi acessado no site.

De fato, envios com base na interação no site podem aumentar as vendas. Principalmente se você incluir algum desconto especial para o contato no conteúdo do envio. Vai que esse é o incentivo que faltava para ganhar um novo cliente.

Para que essa automação seja efetiva, inclua no conteúdo da mensagem apenas informações relacionadas à interação do contato com seu site. Nunca se esqueça: produção de conteúdo personalizada e de acordo com os interesses do público.


Qualificação do processo de pós-venda

Manter seus clientes fidelizados é um dos pontos mais importantes de toda estratégia de marketing digital. Ter clientes engajados e dispostos a compartilharem sua marca é de alta relevância.

Entre as maneiras de automatizar sua comunicação com seus clientes está a utilização de chatbots. Eles são utilizados para estabelecer uma comunicação com o público de forma automática, tendo como base a interação do usuário.

Eles podem ser utilizados em canais como Facebook e WhatsApp (versão para empresas), onde normalmente os seguidores possuem dúvidas em comum a serem solucionadas. O mesmo pode ser aplicado em sites, onde novos interessados em adquirir produtos e clientes possam solucionar suas dúvidas de forma rápida.

Para que essa interação seja possível, basta definir quais as perguntas serão apresentadas como opção aos visitantes e as respostas que serão apresentadas automaticamente.

Saiba mais sobre chatbots

Existem diversas formas de se manter próximo dos seus clientes e produzir conteúdo que esteja de acordo com os interesses deles. Através da criação de fluxos de automação, a estratégia de comunicação da sua marca pode ser estruturada tendo como base informações diretamente relacionadas ao público.

Veja alguns exemplos:

  • navegação no site (páginas específicas ou geral);
  • interação em envios de SMS/Email;
  • atualizações cadastrais;

Definido o ponto de partida do fluxo, basta estabelecer quais serão as ações realizadas a partir da primeira verificação.

Mais exemplos:

  • Realizar um envio de Email, SMS ou notificação para aplicativo (PUSH);
  • Enviar informações para um serviço de CRM (via Webhook).

Leia mais sobre pós-venda com automação de marketing.


Conclusão

Como você percebeu, são diversos os caminhos que podem ser trilhados com a automação de Marketing como guia.

Analise quais tipos de estratégias são as ideais para sua marca e não perca tempo!

Acompanhe nosso blog para saber tudo sobre automação de marketing 😉


Referências:

https://digitalmarketinginstitute.com/blog/the-ultimate-guide-to-marketing-automation
https://www.inboundcycle.com/automatizacion-del-marketing-o-marketing-automation
https://neilpatel.com/br/blog/automatizacao-de-marketing/
https://www.salesforce.com/products/marketing-cloud/what-is-marketing-automation/
https://www.quicksprout.com/marketing-automation/
https://www.cmo.com/features/articles/2017/2/16/15-mind-blowing-stats-about-marketing-automation.html#gs.f2ff9b

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