Gmail não permite mais anexos que contenham javascript

Por Capa, Dicas, Dicas do Dinamize Mail, Dinamize Mail1 Comment

Entenda o motivo do bloqueio

Em meados de 2016, spammers e outros criminosos da web criaram formas de ataque baseadas em vulnerabilidades no uso do e-mail usando javascripts dentro de documentos do word para instalar um Ransomware, um tipo de malware que renomeia seus arquivos importantes e também aplica uma encriptação que só os criminosos tem a chave pra decodificar. O ataque em questão é uma extorsão e você fica obrigado a comprar a chave deles através da deep web, em transações obscuras, geralmente feitas em bitcoins.

O Google reagiu à ameaça, e publicou no blog da G Suite que desde 13 de fevereiro de 2017, já adota medidas que bloqueiam o anexo de arquivos .js no Gmail

O perigo que este tipo de ameaça representa é que ela tem o potencial de atingir todos os arquivos, em qualquer pasta ou dispositivo que possa ser acessado, incluindo pen-drives, câmeras, celulares, HD’s externos que estão conectados no momento do ataque, e também compartilhamentos de rede que são acessíveis, incluindo servidores e/ou outros computadores de uma rede interna, que estejam executando Windows, OS X ou Linux.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


Como você pode anexar Javascript em seus emails se for necessário?

O Gmail alerta o usuário da medida

“Semelhante a outros anexos de arquivos que são restritos, você não poderá anexar um arquivo .js e um aviso será exibido no produto, explicando o motivo”, disse a Equipe do Google em um anúncio publicado no G Suite.

Atualmente, existem mais de 20 tipos de arquivos potencialmente perigosos que não podem ser usados como anexos, incluindo além do .js, também .exe, .jar, .sys, .scr, .bat, .com, .vbs e .cmd, ou arquivos compactados que contenham essas extensões.

Nos casos em que os usuários precisam enviar arquivos .js por motivos legítimos, o Google recomenda o uso do Drive, Cloud Storage ou outros serviços de compartilhamento de arquivos.


Miaw, não é uma boa ideia anexos em emailmarketing!


Confira também este artigo dos nossos especialistas:

Como inserir anexos no email marketing?



Gostou deste artigo?

Faça o seu download

Fontes:
https://gsuiteupdates.googleblog.com/2017/01/gmail-will-restrict-js-file-attachments.html
http://www.securityweek.com/gmail-block-javascript-file-attachments
https://nakedsecurity.sophos.com/pt/2016/02/17/locky-ransomware-what-you-need-to-know/


Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital


Autor


Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja conteúdos do Autor

One Comment on “Gmail não permite mais anexos que contenham javascript”

  1. Não será um problema pra quem tem um conhecimento básico de arquivos. É animador saber que quem compartilha JS sabe usar outras opções de compartilhamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.