Google Bard: o que é e como os profissionais de Marketing e Vendas podem utilizá-lo

Novas tecnologias de inteligência artificial surgem todas as semanas. Mas quando uma ferramenta desse segmento é lançada pela Google Company, vale a pena parar e aprender sobre ela. Hoje falaremos sobre o Google Bard e seus muitos benefícios.

O que é o Google Bard

Toda vez que um serviço cria impacto na internet, já é de se esperar que a Google Company lance uma opção extremamente competitiva neste segmento. Com a geração de conteúdo automatizado via inteligência artificial, não foi diferente.

Lançado em março de 2023, ele surgiu como uma resposta à ascensão de recursos como o ChatGPT, que tornaram muito mais acessível o uso de IA por pessoas sem conhecimento avançado em tecnologia da informação.

Apesar de estar em uma versão experimental, o Google Bard já está disponível para quem quiser testá-lo. Sua tela funciona muito como a de um chat normal e a ideia é que você crie um diálogo com o sistema de alto nível que há por trás dele.

Aqui está a tela inicial do produto. Como você pode ver, a interface é fácil de entender e os comandos podem ser gerados por texto ou áudio. Vamos supor que você tenha uma empresa de viagens e queira criar um conteúdo sobre “3 lugares frios no estado de São Paulo para curtir no inverno”.
Aí vai um exemplo do que seria entregue pelo Google Bard.

Sugestões de 3 lugares frios para se visitar.

 

A resposta foi ótima: além de atender ao que foi pedido, a plataforma também entregou um resumo dinâmico de cada um desses lugares.
Se você quisesse esse conteúdo já formulado em um post para Instagram, bastaria fazer essa solicitação. As opções são infinitas com o Google Bard!

Por que o Google Bard é tão revolucionário

Porque ele é extremamente avançado e estratégico para a criação de conteúdo. Por utilizar a tecnologia GPT-3, que foi desenvolvida pela OpenAI (referência no ramo), ele é capaz de gerar textos bem similares aos feitos por humanos e aprender com seus próprios erros e acertos.
Ele também conta com toda a qualidade Google e é compatível com diversos outros produtos da empresa, o que reforça sua eficiência em marketing digital, vendas, redação ou o que for.

Quais são as aplicações do Google Bard no dia a dia de profissionais de marketing e vendas?

Agora, vamos falar da prática: se você trabalha com conversão e vendas, sabe que não basta gerar conteúdo: ele precisa ser interessante, persuasivo e gerar conversões. Foi pensando nisso que separamos algumas das usabilidades do Google Bard que podem ajudar.

Criação de conteúdo eficiente

Em tempos em que os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia no smartphone (dados de uma pesquisa da consultoria App Annie em 2021), a demanda por conteúdo está absolutamente gigantesca.
E é aqui que entra o Google Bard: apesar de não substituir o trabalho de um profissional da redação ou do copywriting, dado que seus resultados ainda estão distantes da perfeição, esse recurso pode ser extremamente prático para gerar bases de textos.
Ou seja: ao invés de fazer pesquisas do zero sobre cidades frias para passar o inverno, você pode simplesmente fazer a pergunta e apenas conferir os dados. Considerando o que foi escrito, monte um texto original e personalizado para o seu público. Isso vai economizar um tempo muito significativo da sua produção.


Personalização direcionada

Imagine que você quer um texto sobre cidades frias, mas também busque por uma comunicação super jovem e descolada. Você pode fazer isso. Os “prompts” são comandos usados em inteligências artificiais para garantir que ela conseguirá trazer respostas personalizadas ao invés de informações neutras.

Descrição Campos do Jordão

 

Esse foi o resultado oferecido pelo Google Bard quando o pedido foi feito. Perceba que, apesar de ainda cometer alguns deslizes, o sistema incluiu termos como “curtir” e palavras mais modernas, cumprindo com uma parte do objetivo.


Geração de ideias criativas

Quem nunca passou por um bloqueio criativo? Apesar de ser natural, ele acaba sendo um grande problema quando o prazo está acabando e você precisa entregar um material. Ainda bem que o Google Bard pode ajudar em situações como essa!
Você pode pedir, por exemplo, por “30 exemplos de posts para uma agência de viagens”. É claro que quanto mais detalhismo você tiver no pedido feito, mais eficientes serão os seus resultados. E é justamente essa precisão que torna essa ferramenta tão interessante para profissionais de marketing que estejam precisando de conteúdos inovadores.
Uma boa dica que temos é a união entre essa funcionalidade e a capacidade humana. Se você sentir que o Google Bard não foi capaz de entregar exatamente o que você queria, tire alguns minutos para ver o que você pode criar a partir das sugestões dadas. Com certeza, isso será de grande ajuda!


Teste de Mensagens e Abordagens

Nós sempre reforçamos a importância do teste A/B na rotina de marketing. No entanto, pouco se fala sobre a possibilidade de testes automatizados antes mesmo dos conteúdos chegarem ao público.
O Google Bard pode ser uma solução para isso. Vamos supor que você queira testar algumas frases, diálogos e posicionamentos para simular algumas das interpretações que poderiam ser tidas pelo público.


Otimização de SEO e palavras-chave

A geração de textos funcionais e com alto desempenho em mecanismos de busca é uma das prioridades de muitas empresas. Considerando que o Google tem uma posição de liderança nessa categoria, nada mais justo do que entendermos o Google Bard como um produto que é aliado desse movimento.
Em outras palavras, você pode pedir que a inteligência artificial incorpore de maneira natural algumas palavras-chave relevantes, sempre com o intuito de melhorar o rankeamento da página em pesquisas feitas pelo público.

Cinco dicas para melhorar seus resultados no Google Bard

Assim como em ferramentas como o ChatGPT, o Google Bard pode ter seu desempenho aprimorado com algumas técnicas simples. Seguem algumas recomendações de experts no assunto:

Defina seus objetivos

O Google Bard oferece possibilidades infinitas. Por isso, quando nos deparamos com uma ferramenta tão potente, podemos acabar nos perdendo. É essencial ter clareza sobre os seus objetivos de marketing e vendas antes de criar conteúdos automatizados e informá-los à plataforma.
Indique se você gerar leads, aumentar a conscientização, impulsionar conversões ou o que for.


Crie entradas precisas

No universo da inteligência artificial, os prompts são um tema recorrente. Basicamente, eles consistem no “comando” que você dará ao sistema. Quanto mais detalhado você for, mais precisão você receberá.
Substitua o:
“Crie textos para uma agência de viagens”.
Por:
“Imagine que você é um especialista de marketing com anos de experiência. Com base nisso, crie um texto de cinco linhas, com linguagem descontraída e que proporcione ao usuário a urgência de viajar para descansar com a família ainda nesse inverno”.


Edição e personalização:

Fornecer o tom de voz da sua marca é essencial. O Google Bard criará textos muito mais coerentes se tiver uma espécie de briefing sobre o seu negócio. Você pode informar, por exemplo, que sua agência de viagens é descontraída, leve, focada em viagens para a família e com uma pegada de que a hora de aproveitar é agora”.

Hora de testar o Google Bard!

Chegou o momento de pegar todo esse conhecimento e começar seus testes. O Google Bard está disponível para quem quiser criar textos, planilhas e conteúdos de maneira ilimitada e com toda a expertise de uma das maiores empresas do mundo.
Mas lembre-se: esse recurso só vai te dar bons resultados se você souber exatamente do que precisa. Para isso, é preciso estudar marketing digital. O blog da Dinamize é a nossa dica para isso. São centenas de matérias escritas por experts para quem quer imergir nesse universo de forma prática!

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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