Marketing Digital: o que é e como fazer um planejamento

Por Automação de Marketing, Capa, Dinamize, Email Marketing, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais, SEO

Marketing digital

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Diariamente, somos bombardeados pelos mais diversos tipos de ações de marketing digital. Se você tem uma empresa, deve prestar atenção nos benefícios que uma boa estratégia de marketing pode trazer para a sua empresa.

Este artigo não tem a intenção de substituir um curso de marketing digital, contudo, a ideia aqui é explorar o que é o marketing digital e compartilhar algumas coisas que você deve colocar em prática.

Existem diversos cursos de marketing digital, que apresentam novidades e a base para compreender o assunto. Como esse é um tema essencial para nós, estamos sempre correndo para aprender o que há de novo. Por isso, atualizaremos este artigo com frequência. Sempre que quiser tirar alguma dúvida ou se inteirar das tendências, lembre-se que pode voltar aqui.

Mas e aí, vamos saber tudo sobre marketing digital?


Marketing digitalDescobrindo o que é marketing digital

Toda a estratégia que busca atrair pessoas, gerar clientes e fidelizar esses seguidores se enquadra no conceito de marketing digital.

O marketing é essencial para promover produtos e serviços, mas também pode fazer com que canais, como por exemplo seu site, tenham mais destaque em motores de busca. Assim, as ações de marketing podem ser usadas para conquistar novos clientes, aumentar suas taxas de conversão, ou então para qualificar seu relacionamento com o público.

Estruturar um planejamento de marketing digital é fundamental para quem quer ter sucesso em um ambiente onde o número de concorrentes só aumenta. A partir da criação de ações direcionadas para o público que deseja impactar, sua marca pode obter o reconhecimento e os resultados desejados.

O objetivo desse post é apresentar algumas dicas para dar início ao planejamento de marketing digital do seu negócio e, acima de tudo, ajudar na criação das melhores ações para promover sua marca.

Caso você já tenha criado o seu planejamento, esse artigo também pode ajudar! Isso porque falaremos sobre algumas ferramentas que podem auxiliar tanto no início do seu planejamento quanto na execução e mensuração das suas ações.

Se você trabalha em alguma agencia de marketing digital, já deve estar acostumado com alguns termos que virão a seguir, porém, indicamos mesmo assim que leia este artigo até o final.

Agora, é hora de aprender a estruturar o planejamento de marketing digital do seu negócio!


Marketing Digital: Primeiros passos

planejamento de Marketing Digital - o começoQuando ficar na dúvida sobre o que considerar para estabelecer o planejamento de marketing digital da sua marca, lembre-se da sigla SMART.

SMART é um acrônimo composto pelos seguintes termos (em inglês): specific, measurable, achievable, realistic e timed. Em uma tradução simples: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e no tempo certo.

Ao ter como ponto de referência esses termos, você passa a planejar suas ações de marketing de forma mais objetiva, sem espaço para suposições ou atitudes sem nenhum critério. Com isso, as chances de promover sua marca para um maior número de consumidores aumentam consideravelmente.

Certifique-se de que todas as ações estejam de acordo com as características apresentadas acima. Assim, fica mais fácil identificar os pontos positivos e negativos e trabalhar para qualificar a sua estratégia.


Conheça a posição da sua empresa no mercado

planejamento de Marketing Digital - Análise SWOTA análise SWOT é formada por strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

Esse sistema pode ser utilizado para definir as principais características da sua marca. A análise SWOT ajuda a definir as ações prioritárias para sua marca, identificar quais são os riscos e pendências a resolver e trabalhar com os pontos positivos.


De acordo com Neil Patel, para aplicar a análise SWOT é necessário visualizar o cenário do mercado a partir de duas perspectivas: ambiente interno e ambiente externo.

  • No ambiente interno, você analisa fatores como padronização e integração de processos, além de eliminar ações sem relevância, quando comparadas com os principais objetivos estabelecidos anteriormente.
  • Enquanto isso, o ambiente externo envolve análise de confiabilidade dos dados, informações de apoio para os responsáveis pela gestão e tomada de decisões.

A partir dessas análises, você estará mais perto de criar uma estratégia de marketing eficiente.


Quem são os futuros clientes?

marketing digital - clientesConhecer as buyer personas do seu negócio também vai ajudar a definir o seu planejamento de marketing digital. Estabelecendo perfis para os seus “clientes ideais”, suas ações serão direcionadas para pessoas com essas mesmas características, o que aumenta as chances de gerar novas vendas.

Quase que diariamente, nos deparamos com empresas realizando ações de marketing que não atingem público certo. Para evitar que isso aconteça, é essencial ter suas buyer personas definidas antes de realizar qualquer tipo de comunicação.

Você pode definir suas buyer personas a partir de pesquisas e entrevistas com quem já é cliente da sua marca, com o objetivo de compreender as principais motivações deles. A partir do levantamento das preferências de cada cliente, você cria perfis que representam uma espécie de “cliente ideal”. 

Entendendo melhor quem é o seu público e quais são as preferências deles, você não corre o risco de “errar o alvo”. Desta forma, você se comunica pelos canais ideais e, principalmente, usando a abordagem certa.

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planejamento de Marketing Digital - Gerando novos leadsGerando novos leads a partir do marketing digital

Uma das etapas mais importantes no seu planejamento de marketing digital é a definição do que deve ser feito para gerar novos leads. Para isso, traçar estratégias de entrada e nutrição de leads é essencial.

Portanto, veja a seguir algumas formas de qualificar sua captação de leads!


planejamento de Marketing Digital - Trafego pagoTráfego pago

Esse tipo de estratégia consiste em gerar novos leads ou clientes a partir da criação de anúncios pagos. Você pode atrair clientes em potencial com o investimento, seja por meio de links patrocinados ou outros formatos de anúncio.

Embora pareça simples, criar esses anúncios pagos exige um planejamento prévio.

Antes de mais nada, é necessário definir o público-alvo para cada uma das campanhas. Neste momento, é importante já ter suas buyer personas definidas, pois isso vai ajudar você a definir quais pessoas devem ser impactadas pela ação. Para qualificar a definição do público-alvo, experimente cruzar com dados demográficos ou então interações anteriores com a sua marca.


planejamento de Marketing Digital - Google AdsGoogle Ads

Quase 98% das buscas realizadas no Brasil são feitas pelo Google, de acordo com dados levantados pela Statcounter. Por isso, criar e divulgar seus anúncios no Google e seus sites parceiros pode apresentar bons resultados.

No entanto, para gerar tráfego para o seu site, utilize o Google Ads, pois essa ferramenta possibilita a estruturação de toda a sua campanha, incluindo a criação de anúncios e informações referentes ao faturamento das ações feitas.

Para entender melhor como essa ferramenta funciona e fazer os melhores anúncios, leia: Como criar uma campanha no Google Ads? O manual completo!


planejamento de Marketing Digital - Facebook AdsFacebook Ads

Um estudo realizado pela PWC aponta a relevância das redes sociais para a conclusão do processo de compra. De todos os participantes da pesquisa, 46% consideram que as mídias sociais são a principal influência para que decidam comprar ou não um produto.

Para criar o seu anúncio de forma efetiva nas redes sociais, o Facebook disponibiliza o Gerenciador de anúncios. Nele, é possível preparar divulgações voltadas não apenas para o Facebook, mas também para outros serviços vinculados, como Instagram, Messenger e WhatsApp.

Através dos anúncios no Facebook, também é possível aumentar a sua base de leads. Com o Facebook Lead Ads, você cria anúncios que levam os usuários até um formulário de cadastro, onde eles informam os dados para permanecer em contato com sua marca. Esses anúncios podem ser usados para começar uma comunicação por email ou SMS marketing, por exemplo.

Para utilizar o Facebook Ads, basta selecionar o tipo de anúncio que deseja criar e indicar qual público deve ser impactado pela ação. Sobre os tipos de público disponíveis: você pode anunciar para uma lista específica de pessoas (importando os dados para o Facebook), ou então considerar critérios como navegação no site, interações em publicações feitas pela sua página no Facebook ou no Instagram, entre outras possibilidades.

Saiba tudo sobre os tipos de públicos para anúncios no Facebook


planejamento de Marketing Digital - Trafego OrgânicoTráfego orgânico

Essa opção de estratégia demanda um gasto menor e também pode gerar bons resultados.

Diferente do tráfego pago, nesse caso as pessoas encontrarão a sua empresa a partir de uma busca “natural”, com base em suas necessidades.

Aqui serão definidos os métodos para que a sua empresa tenha uma maior visibilidade, fazendo com que as pessoas possam encontrá-la a partir de buscas por assuntos relacionados ao seu negócio.


planejamento de Marketing Digital - Estratégia de SEOEstratégia de SEO

Para que sua empresa seja encontrada pelo público, trabalhe com uma estratégia de SEO efetiva.

De maneira geral, SEO é relacionado com a utilização de palavras-chave para melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores.

Existem outras práticas que ajudam a posicionar melhor suas páginas como por exemplo: tamanho do texto (como um todo e também parágrafos e frases), quantidade de subtítulos utilizados, listas, links para outros sites e para o seu próprio.

Além disso, lembre-se sempre de adequar seu conteúdo para os dispositivos móveis. Para você ter uma ideia, sete em cada dez consumidores usam smartphone para comprar online, de acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC BRASIL).

Portanto, se o seu site estiver otimizado para os dispositivos móveis, as chances de um visitante continuar navegando e permanecer em contato com a sua marca aumentam.

Quer otimizar o seu site, mas não sabe como fazer com que ele tenha mais destaque nos buscadores? Então, dá uma olhada em algumas ferramentas que podem ajudar você:

  • Google Analytics -> oferece uma visão geral do desempenho do seu site, indicando número de acessos, gráficos com o crescimento ou queda de visitantes, páginas com maior destaque e muito mais;
  • Google Search Console -> apresenta detalhes sobre quais palavras-chave podem ser usadas para aumentar o alcance da sua marca e, além disso, informações como por exemplo número de cliques, CTR, impressões, média de posições, indexação das páginas e desempenho de vídeos no site.
  • SEMrush -> solução interessante para qualificar sua produção de conteúdo e acompanhar a efetividade das ações com foco na otimização de site. Além de contar com detalhes sobre o seu site, é possível analisar sites concorrentes, obter ideias de conteúdos relevantes e outras informações;
  • Test My Site -> Outro serviço do Google, mas esse com foco específico no desempenho do site em dispositivos móveis. Basta informar o endereço do seu site e você vai receber detalhes que podem fazer com que o desempenho dele seja satisfatório;
  • PageSpeed Insights -> Diferente do Test My Site, o objetivo desta ferramenta é apresentar dicas de como otimizar o site quando o assunto é velocidade de carregamento, um dos critérios decisivos para garantir bom posicionamento no Google e em outros buscadores.

Fique por dentro de tudo sobre ferramentas de SEO.


Estratégia de marketing digital a longo prazoEstratégia de marketing digital a longo prazo

Uma forma de produzir conteúdo para atrair mais seguidores na internet é a partir de ações nas redes sociais.

Criar artigos no LinkedIn e inserir imagens dos posts no Pinterest vai fazer com que sua marca se torne referência e, dependendo do interesse dos usuários, eles podem até mesmo acessar o seu site. Esse tipo de conteúdo ajuda na indexação do Google, e o processo todo é feito de maneira orgânica.

No LinkedIn, você pode utilizar seu perfil pessoal para publicar artigos. Ao longo do texto, trabalhe com links que direcionem os leitores a outros textos e conteúdos do seu site. Fazendo isso, você indica para o Google e outras ferramentas de busca que aquele site também possui uma relevância sobre a palavra à qual ele está linkado.

Produzir conteúdo para o Pinterest também pode ajudar a aumentar os acessos ao site. Para cada publicação de “Pin”, você pode informar uma URL do seu site. Além disso, as publicações no Pinterest também ajudam na indexação do Google e fazem tudo de maneira orgânica.

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Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas


Google Meu NegócioGoogle Meu Negócio

Para que as pessoas encontrem a sua empresa e tenham informações relevantes sobre ela sem muitos cliques, crie um cadastro no Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é um serviço oferecido de forma gratuita, entretanto, que possibilita a criação de um cadastro da sua marca. Nele você pode inserir informações relevantes sobre a sua empresa, como por exemplo localização, site, telefone para contato, avaliações do público, entre outras.

Sobre as avaliações, vale uma dica especial: nunca deixe uma avaliação sem resposta. Assim como funciona nas outras redes sociais, um usuário que encontrar avaliações que não tiveram respostas pode ter uma impressão negativa da sua marca.

Além disso, você pode criar publicações sobre seus produtos ou eventos específicos, que também serão exibidas no resultado da busca. O Google Meu Negócio possibilita também a criação de sites, caso você ainda não possua o seu.


Como mensurar os resultados de marketing digital?Como mensurar os resultados de marketing digital?

O Google Analytics disponibiliza uma análise completa sobre a navegação dos visitantes do seu site. Ou seja, ao verificar a origem de cada um deles, é possível mensurar qual tipo de estratégia apresenta maior efetividade.

O Facebook Ads também disponibiliza relatórios sobre as ações feitas através dele. A partir da análise do desempenho dos anúncios, você consegue analisar quais ações tiveram melhor impacto e quais precisam passar por melhorias.

Caso você use uma plataforma de automação de marketing para aumentar sua base de leads de forma qualificada, vender mais e fidelizar clientes, existem diversas informações que podem ser analisadas para melhorar seus resultados. No caso dos envios de email marketing, por exemplo, esse tipo de plataforma disponibiliza dados sobre taxa de abertura, cliques, número de solicitações de descadastro e muito mais.

Lembre-se de anotar os resultados, eles mostram como o seu público interage com suas campanhas. Com o tempo, você conhecerá os melhores horários e canais para falar com os seus seguidores.


marketing digital referênciaComo ser referência?

Imagine que uma pessoa possui diversas dúvidas sobre um determinado assunto. Ela sempre recorre ao Google ou para as redes sociais em busca de conteúdos que possam ajudá-la a resolver esses questionamentos que possui. Além disso, imagine também que todas as respostas para os questionamentos dessa pessoa sejam fornecidas pela sua marca.

Podemos dizer que essa pessoa vai criar uma relação de confiança, como se acontecesse uma identificação natural com a sua empresa. Assim que ela consegue a informação que deseja, é possível que considere acompanhar sua marca de forma mais frequente, para obter mais informações e, depois de um certo tempo (com certas ações sendo tomadas), considerar se tornar sua cliente.

Um bom planejamento de marketing digital deve apresentar estratégias para que sua marca seja referência no seu segmento. Vejamos algumas ações que podem ajudar você.


marketing digital conteúdo para o blogConteúdo para blog

Essa é uma das estratégias de produção de conteúdo mais utilizada. Caso possua um site, contar com um blog com conteúdos que estejam de acordo com a área de atuação da sua marca e, principalmente, com base no que pode gerar interesse do público.

Para definir quais conteúdos abordar, conheça suas buyer personas e analise que tipos de assunto têm gerado maior número de pesquisas. Ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner podem ajudar nessa etapa.

Outra forma de obter boas ideias de conteúdo é através de ferramentas como por exemplo o Answer The Public. Esse é um site que dá várias dicas de conteúdo a partir do termo que você informa. Isso vai te ajudar a criar conteúdos que tragam autoridade para a sua marca, pois as sugestões têm como base coisas que os usuários precisam saber sobre o assunto em questão, dicas específicas etc.

Como definir as palavras-chave da sua estratégia de marketing digital


Email marketingEmail marketing

Apostar em envios de email marketing é uma das estratégias mais seguras (e com baixo custo) do mercado digital atual.
A partir das estratégias de captação que foram definidas, você pode criar uma série de envios para nutrir os novos contatos da sua base.

Ferramentas de automação de marketing permitem a criação de fluxos automáticos de envios, para tornar sua comunicação mais efetiva. Esses fluxos podem ter como ponto de partida algum tipo de interação do contato com a sua marca (clique em envios anteriores, preenchimento de formulário) ou então informações cadastrais.

E não se trata apenas de uma solução de baixo custo (principalmente quando comparada com estratégias como anúncios nas redes sociais). Quando você faz envios de email marketing para uma base interessada no seu conteúdo, o engajamento tende a ser muito maior.

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Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso

Outro fator importante ao criar envios de email é trabalhar para personalizar sua comunicação com o público. Para você ter uma ideia, emails com um assunto personalizado contam com uma taxa de abertura 40,19% maior em relação aos envios sem nenhum tipo de personalização, segundo dados de um estudo realizado pela Dinamize sobre email marketing no Brasil.

Criar ações segmentadas também vai ajudar você a ter mais sucesso ao enviar emails. Se sua marca conta com vários tipos de produtos, por exemplo, procure saber quais categorias interessam para cada contato. Esse tipo de análise pode ser feita a partir de formulários de cadastro com um campo específico sobre produtos de interesse ou mesmo com a ajuda de envios de email com foco em atualizar as preferências de cada pessoa que acompanha sua marca.


Conteúdo em vídeo no marketing de conteúdoConteúdo em vídeo

Cada vez mais em alta, a produção de conteúdo em vídeo pode ser essencial para aumentar o reconhecimento da sua marca perante o público.

Existem diversas formas de criar engajamento como por exemplo: criar canal no YouTube e alimentar com conteúdo de forma frequente, produzindo webinares sobre assuntos que podem ser relevantes para os seus leads e transmissões ao vivo, com interação em tempo real com quem acompanha a apresentação.

Adotar uma estratégia de video marketing também pode ser decisivo para atrair novos clientes. De acordo com um estudo realizado por Google e Talkshoppe, 9 em cada 10 consumidores realizaram uma compra após assistir um video no YouTube.

Mas não é só de YouTube que vivem os vídeos: de fato existem outros locais onde você pode divulgar seu conteúdo. O IGTV, aplicativo do Instagram voltado para produção de vídeos longos, mas também pode fazer frente ao principal serviço de divulgação de vídeos da atualidade.

Além disso, o Facebook também conta com a possibilidade de produzir e divulgar conteúdo em vídeo. Se quiser saber como fazer video marketing nas redes sociais de forma qualificada, o Facebook for Creators pode ser o lugar certo para você conseguir algumas ideias de conteúdo.


Atendimento qualificadoAtendimento qualificado

Quando você dá atenção às pessoas que seguem a sua marca, isso é valorizado por elas. Independente da mídia utilizada, seja efetivo para resolver as dúvidas dos seguidores.

Esse atendimento pode ser feito por pessoas que acompanham as interações do público em tempo real, como em chats ou respondendo publicações em geral nas redes sociais.

Caso você não tenha como direcionar uma pessoa para acompanhar suas redes sociais em tempo integral, disponibilize espaços que resolvam as dúvidas mais frequentes do público, a fim de responder as perguntas mais simples. Essa é a clássica FAQ.

Nas redes sociais, você pode definir algumas respostas automáticas, caso saiba quais são os questionamentos mais frequentes. Além disso, você pode trabalhar com chatbots no seu site, criando um fluxo de respostas com base na interação das pessoas no chat.

O Google Tag Manager possibilita inserir recursos como chatbots, chats e muito mais nas páginas do seu site. Leia o nosso post e veja como fazer!

Vale destacar que o mundo não é composto apenas por robôs. Reserve um tempo para responder, sobretudo, de forma clara os comentários nas suas postagens, avaliações sobre sua empresa e o que mais for possível.


Levantamento de gastosLevantamento de gastos

No seu planejamento, não deixe de analisar quais serão os gastos durante a criação e execução da sua estratégia, especificando cada uma das atividades planejadas e o seu respectivo custo financeiro.

Para a sua equipe de marketing, você deve levantar os gastos com a remuneração e custos para a realização de treinamentos e capacitações em geral, por exemplo.

A produção de conteúdo também exige alguns gastos, como investimento em anúncios, impulsionamento de publicações e outras parcerias semelhantes, custo de softwares necessários, entre outros.

Fazendo esse levantamento de gastos, você consegue saber o quanto está sendo investido e, principalmente, verificar quais ações apresentam os melhores resultados para sua marca. Assim, você vai conseguir estabelecer quais tipos de atividades merecem um maior gasto e quais podem ter o investimento reduzido.

Saiba mais sobre orçamento de marketing.


Marketing Digital: a conclusão

Marketing Digital: a conclusãoTodo o tipo de ação bem sucedida precisa contar com um período de planejamento. Se você fizer isso com antecedência e uma estrutura lógica para cada ideia, os riscos de cometer algum erro são reduzidos.

Como as coisas mudam com muita frequência (principalmente quando falamos do mercado digital), fique ligado em tudo que acontece. Conheça as novas tendências, o que era garantia de sucesso e agora é ultrapassado e tudo mais. Isso vai ajudar você a organizar suas ações e deixá-las de acordo com o que estiver em alta no momento e, principalmente, dentro do tipo de conteúdo que faz sentido para a sua marca.

Por fim, caso você tenha dúvidas sobre como iniciar as ações para promover sua marca ou mesmo qualificar sua comunicação, considere contar com o auxílio de uma agência de marketing digital. Isso porque esse tipo de agência normalmente tem experiência em ajudar marcas que buscam elevar as ações de marketing, o que pode ser uma boa alternativa para você.

Contratar uma plataforma de marketing digital é outra alternativa que pode ser útil para sua marca. Aqui na Dinamize, nós auxiliamos os clientes com a ativação das contas e primeiros passos com a plataforma (integração com site, configurações básicas etc.). Além do atendimento ao cliente, outro fator que você deve considerar antes de contratar uma plataforma é a disponibilidade de materiais para compreender como ela pode ser usada da melhor maneira.

Lembre-se de analisar as alternativas disponíveis no mercado e, principalmente, ter em mente a realidade financeira da sua empresa, antes de tomar qualquer decisão sobre investimento em ferramentas, agências ou outras soluções.

Depois que definir o investimento que será realizado e seguir todo o planejamento para criar suas ações de marketing, não esqueça de mensurar os resultados! Só isso vai ajudar você a entender o quanto cada tipo de comunicação é eficaz para atrair novos consumidores e mantê-los engajados com a sua marca.

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Referências:

5 Steps to a Powerful Digital Marketing Strategy
A step-by-step guide to structuring a digital marketing plan in 2020
Líneas estratégicas de planificación de marketing digital > Social Media Strategies