Case de sucesso: FIESC

Logo da Fiesc

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina foi fundada em 1950 e atua como uma entidade de representação das indústrias de Santa Catarina.

Como a FIESC
aumentou as vendas em 324%

via email marketing!

Já pensou que um ajuste na sua peça de email ou mesmo no assunto da mensagem pode ser decisivo para aumentar seu engajamento e gerar mais vendas? 

A equipe responsável pelas divulgações da FIESC sim!

Veja o depoimento da Mariella Caldas, analista de marketing da FIESC, sobre os resultados obtidos com a ajuda da plataforma da Dinamize.

Saiba como o email marketing pode ser explorado da melhor forma!

Identificando a necessidade de mudança

Mariella Caldas conta que uma análise interna fez a equipe entender a necessidade de nutrir os leads mostrando todas as possibilidades de qualificação profissional disponíveis.

O objetivo é reforçar que o SENAI, além de ser reconhecido pela qualidade do ensino nos cursos técnicos, também possui uma grade curricular que vai desde a educação básica, com o SESI, graduação, pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento de curto prazo“, explica Mariella. 

Com o objetivo estabelecido, é hora de partir para as mudanças na prática!

Confira como a Dinamize auxiliou Mariella e demais membros da equipe da FIESC para que conseguissem promover todos os cursos da melhor maneira e conquistar ainda mais vendas!

2 mil leads captados em UMA SEMANA

Com a ajuda dos recursos disponibilizados pela Dinamize, foi possível atrair ainda mais clientes em potencial para a base da FIESC. 

Mariella destaca a importância de contar com uma variedade de recursos para atrair mais clientes em potencial. “A captação de leads – seja por meio dos formulários de sites, landing pages ou pop-ups – contribuiu com esse processo”, explica.

Como funciona a captação de contatos na FIESC com a ajuda da plataforma da Dinamize

Com o recurso de pop-ups disponível no Dinamize Automation, por exemplo, foi possível captar dois mil novos contatos durante a Black Week do Senai.

Estes dois mil contatos foram conquistados em um único espaço de cadastro, mas a equipe da FIESC conta com diversos espaços focados na geração de leads.

Páginas especiais para divulgar cursos

Como as instituições da FIESC oferecem vários cursos disponíveis, a equipe conta com diversas landing pages para captar dados de novos estudantes e compartilhar conteúdos relevantes para eles:

landing page criada para promover pós-graduação em digital energy

Com o editor da Dinamize, é possível elaborar páginas personalizadas de acordo com cada tipo de curso ofertado, destacando todos os benefícios que os alunos vão obter durante o aprendizado:

Landing page criada para promover MBE Executivo

Captação de formulários do site

Além de criar páginas específicas para promover cursos e captar novos contatos, a FIESC também consegue utilizar os formulários já existentes no site para gerar novas vendas.

Através da captação de formulários, basta que um usuário se cadastre em algum dos espaços do site para que seus dados sejam enviados automaticamente para a plataforma da Dinamize.

Depois disso, os novos contatos já passam a receber conteúdos de acordo com os interesses que possuem.

Formulários criados na Dinamize para inserir no site

Outro recurso utilizado pela FIESC envolve a criação de formulários na nossa plataforma para inserção no site.

Os formulários podem ser inseridos em espaços específicos das páginas ou ainda em pop-ups – notificações exibidas conforme o comportamento de navegação dos usuários.

Notificações em pop-ups podem ser exploradas de diversas formas, seja para enviar conteúdos de caráter promocional ou então que sejam mais informativos. A FIESC por exemplo, usa pop-ups para atrair mais leitores até sua newsletter:

 pop-up utilizada no blog sesi - senai

Neste caso, a notificação é exibida no canto da tela, mas elas podem ficar no centro das páginas do site integrado e serem exibidas a partir de condições como:

  • Tempo de navegação
  • Usuário manifesta interesse em sair da página
  • Percentual de rolagem em uma mesma página

“Quem acha que o email morreu, deveria rever seu conceito”

Muita gente ainda acredita que o email marketing perdeu sua força, que ele não gera bons resultados.

A história contada pela Mariella, contudo, mostra o contrário! Afinal, o email marketing não só gerou mais vendas no Ecommerce da FIESC como, de 2020 para 2021, houve um aumento de 324% na receita gerada.

Confira abaixo tudo que a Mariella Caldas e demais membros da equipe da FIESC conseguiram explorar os recursos da Dinamize para conquistar:

  • taxa de abertura de 21,9% na newsletter enviada para a base de leads;
  • taxa de clique até três vezes maior!

Email marketing otimizado e + vendas no Ecommerce!

Analisando as campanhas criadas pela Dinamize, Mariella e demais membros da equipe da Fiesc conseguiram implementar algumas mudanças nos envios de email – o que acabou contribuindo positivamente na conquista de novos clientes.

Quase 40% dos acessos ao blog vêm do email

“A gente sempre manda a newsletter nas quartas-feiras pela manhã, e o nosso pico de acessos no blog é na quarta-feira”, conta Mariella.

Quando o aumento de acessos por conta do email marketing foi verificado, houve uma mudança na frequência de envios. Os emails eram enviados de forma quinzenal e, agora, são enviados semanalmente.

newsletter com novidades Sesi e Senai

Mariella cita também o aumento de visitas ao blog no período de um ano: “em 2020 tivemos 4,21% da quantidade de usuários do blog vindos de e-mail marketing. Em 2021, esse número foi de 39,02%“.

Do blog para a venda: um resumo da jornada do cliente FIESC!

O blog é usado como um ponto de partida para incentivar os leads a buscarem por algum curso.

Mariella explica que o email marketing é a segunda maior fonte de acessos ao blog, perdendo apenas para a busca orgânica.

Jornada dos usuários que interagem com as ações criadas - desde o primeiro contato com a empresa até a venda!

Fluxos de automação de marketing

A FIESC elabora fluxos focados nos interessados nos cursos – que preencheram alguma landing page específica – e naqueles que se cadastram em formulários como por exemplo para recebimento de newsletter.

Com uma comunicação automatizada, os usuários seguem em contato com todas as novidades divulgadas através dos canais da FIESC e, com isso, permanecem dispostos a entrar em algum curso.

“As automações auxiliaram nos pontos de contato com o lead, no reforço da marca, na divulgação de novos cursos e nas campanhas visando descontos e ofertas”, explica Mariella.

Um dos fluxos criados pela FIESC tem como foco enviar emails após a conversão na landing page criada para promover um dos cursos de pós-graduação da Faculdade SENAI. Ao se cadastrar no formulário o usuário recebe um email automático com CTA para realizar a inscrição e, depois de 7 dias, um novo lembrete para confirmar seu interesse no curso:

Fluxo de automação para interessados em pós-graduação

Segmentação de contatos

Os filtros são utilizados para separar o público de acordo com informações como por exemplo:

  • Tipos de cursos de interesse;
  • Cadastro em newsletter;
  • Interação em envios de email marketing.
Um dos grandes benefícios da segmentação de contatos é a possibilidade de combinar informações sobre os leads e clientes para criar a comunicação certa para cada pessoa!
 
As segmentações utilizadas envolvem a análise de comportamento do público, preferencias informadas previamente ou ao longo da comunicação com as marcas ligadas à FIESC e outros dados cadastrais.
 
A plataforma de automação de marketing da Dinamize conta com diversos modelos de segmentação de contatos. Com eles, fica mais fácil iniciar um processo de comunicação personalizada com leads e clientes.
 
Saiba mais sobre os tipos de segmentação disponíveis na Dinamize: 

Todos os domínios em uma única conta!

Um dos pontos destacados pela Mariella como essencial para seguir com a Dinamize é a possibilidade de contar com todos os domínios inseridos na plataforma. Mariella explica que chegaram a testar outras ferramentas antes da Dinamize, mas que elas não permitiam a inserção de mais de um domínio

Além dos domínios ligados à FIESC, são criadas ações na nossa plataforma focadas nos sites do SESI, SENAI e IEL. Incluir todos esses domínios em uma única conta foi uma solução prática para criar todas as ações em um único local – além de conseguir gerenciar os dados de cada uma delas.

Atendimento como um diferencial

De acordo com Mariella, o acompanhamento realizado pela Dinamize tanto nos primeiros passos quanto no dia a dia também foi decisivo para que seguissem explorando todos os recursos da plataforma. 

  • A equipe de Customer Success da Dinamize auxilia nos primeiros passos com a plataforma – como configurações iniciais e integrações de sistemas – na implementação de ações de marketing e acompanhamento de resultados.
  • Já o time de suporte ao cliente é responsável por tirar dúvidas relacionadas ao uso da plataforma de uma forma geral.

Faça como a FIESC:
aumente suas vendas em até 324%
com a ajuda do email marketing!

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