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Visão geral do produto e dicas para explorar nosso CRM de vendas
O CRM de vendas da Dinamize é ideal para:
Estruturar seu
Pipeline de vendas
Cadastrar negócios,
pessoas ou empresas
Criar e gerenciar
atividades
Conectar dados do
Dinamize Automation
Mensurar dados de
oportunidades e vendas
oportunidades e vendas
O que é um CRM?
CRM (customer relationship management, ou, em sua tradução livre, gestão de relacionamento com o cliente) é um sistema que permite acompanhar, registrar e organizar todas as interações de um contato que representa um possível ou já estabelecido consumidor com o vendedor de uma empresa.
Através desta solução é possível gerenciar o processo de vendas por meio de um funil (sales funnel) e verificar em tempo real como se encontram cada uma das etapas da negociação.
Como um CRM de vendas pode me ajudar?
A principal finalidade do CRM da Dinamize será permitir com que os nossos clientes possam realizar a administração de seus contatos (pessoas, negócios ou empresas) e representar a solução ideal no acompanhamento do processo de vendas, atuando na facilitação do gerenciamento de seus clientes.
Gestão visual de vendas
Tipos de visualização
Pipeline
O sistema possui como sua interface principal uma tela com um quadro kanban representando o pipeline de vendas. Esse recurso pode ser utilizado como meio de gestão visual dos negócios do vendedor, identificando as etapas na qual o cartão dessa oportunidade percorrerá.
Para controlar o local desejado basta mover o cartão entre as etapas do pipeline bem como dentro da própria etapa através da tecnologia ‘Drag and Drop ‘(arrastar e soltar).
A principal finalidade do CRM da Dinamize será permitir com que os clientes possam realizar a administração de seus contatos (pessoas, negócios ou empresas) e representar a solução ideal no acompanhamento do processo de vendas, atuando na facilitação do gerenciamento de seus clientes.
Caso a negociação não seja concretizada durante a data estimada pelo vendedor, o quadro apresentará um símbolo de “!” e indicará a quantidade de dias que ela está vencida.
Lista
Além da visualização padrão é possível também alterar o sistema de exibição da interface para o modo ‘Listagem’, apresentando uma tabela com as informações das negociações.
A tabela permite realizar a ordenação ascendente e descendente dos valores, bem como sua filtragem.
Entidades
Ao gerenciar as vendas no CRM o vendedor encontrará diferentes tipos de entidades e relacionamentos. Confira a seguir o que cada uma delas representa:
Oportunidade/Negócio
Todas as possibilidades de venda, representadas pelos cartões dentro de cada coluna de etapas no Dashboard principal. Uma oportunidade é gerida por um usuário. Este terá que vincular obrigatoriamente uma pessoa e/ou uma empresa ao cartão da oportunidade, completando as informações restantes com um valor estimado e uma data de previsão de fechamento.
Pessoa/Contato
É uma pessoa física, com quem o usuário do CRM está se relacionando em uma determinada oportunidade.
O cadastro de pessoas é simplificado e pode ser feito on the fly quando uma oportunidade estiver sendo criada no próprio dashboard.
O dado mínimo de um contato é o ‘nome’’, podendo adicionalmente inserir o e-mail e o telefone.
IMPORTANTE: Cada nova pessoa cadastrada no CRM com o e-mail preenchido será automaticamente enviada à ferramenta da Dinamize como um novo contato na Lista 1.
Empresa
Pessoa jurídica com quem a oportunidade está relacionada.
O cadastro de empresas também é simplificado, podendo ser feito on the fly, quando uma oportunidade estiver sendo criada no próprio dashboard.
O dado mínimo de uma empresa é o seu nome, podendo adicionar mais dados no fluxo de cadastro de empresas.
Etapas do Pipeline
À medida que a negociação avança é necessário realizar o acompanhamento da venda e classificá-la de acordo com seu progresso.
As etapas do Dinamize CRM correspondem aos seguintes critérios:
Prospecção
Qualificação
Negociação
Fechamento
Prospecção
Fase inicial da venda. Este é o momento onde ocorre a busca e qualificação de potenciais clientes para a abordagem comercial. Comece adicionando suas oportunidades aqui.
Qualificação
Etapa em que o prospect se torna lead e a negociação tem maior probabilidade de avançar. Aqui as atividades como reuniões online e presenciais geralmente são realizadas.
Negociação
Neste momento há o alinhamento de expectativas. Os questionamentos do cliente são sanados e a venda está quase encaminhada.
Fechamento
Fase final da negociação. Momento em que o ‘Handshake’ entre as partes foi concretizado ou quando resta apenas a ‘assinatura do contrato’ para finalizar o processo.
Status da oportunidade
Certo, mas e quando a venda for concretizada?
Momento de alegria! O cliente fechou a venda!
Para mensurarmos os ganhos realizados, basta escolher dentro do CRM a opção “Ganha” durante a edição da oportunidade.
Desta forma, o cartão será removido do quadro de negociações e a quantidade e valor monetário passará a contar nos gráficos e relatórios do sistema.
E caso eu não consiga fechar um negócio?
Neste caso, a opção “Perdida” deverá ser selecionada. Assim como na opção anterior o quadro deixará de ser exibido e a mensuração poderá ser realizada através dos relatórios da plataforma.
Se por algum motivo surgir a necessidade de reabrir uma oportunidade perdida ou ganha, o menu “Exibir ganhas ou perdidas” no canto superior direito da ferramenta mostrará novamente essas negociações e permitir sua edição.
Gerenciamento de etiquetas
Ao cadastrar uma nova oportunidade, o usuário poderá definir uma ou mais etiquetas classificando esta negociação em um grupo específico.
Você pode cadastrar etiquetas para consolidar agrupamentos de urgência como “Venda Quente”, momentos específicos como “Palestras”, “Eventos”, “Promoção” ou até mesmo segmentos como “E-commerce”.
Posteriormente, através do menu principal, o usuário poderá realizar a filtragem das etiquetas que correspondem diretamente às oportunidades que estão vinculadas.
Posicionando o mouse sobre o menu “Etiquetas”, serão apresentadas as tags disponíveis e o usuário poderá exibir as oportunidades desejadas.
Gerenciamento de atividades
A plataforma conta com uma solução de gestão de atividades. Esse recurso permitirá cadastrar informações referente aos processos (atividades) que o vendedor executa ao interagir com o cliente em um negócio.
Atividade
Representa toda interação realizada pelo usuário com um contato. Os tipos de atividades são fixos, sendo eles:
- Reunião presencial
- Reunião online
- Ligação
Ao cadastrar uma atividade, ela pode ser retroativa, representando um evento já realizado ou pode ser futura, de forma que a aplicação irá lembrar, visualmente, o usuário a respeito desse compromisso.
As atividades deverão ser cadastradas dentro do menu de edição de oportunidades.
Uma atividade pode ter um status “Fechada” e “Aberta” e será apresentada em uma linha temporal no histórico da oportunidade a medida que forem sendo cadastradas.
Calendário de atividades
Esse recurso permite a visualização das atividades lançadas dentro do CRM pelo usuário. A visualização da agenda é apresentada em 2 tipos de formatos:
Formato ‘Lista de compromissos’
A listagem apresentará todas as atividades nas datas que correspondem aos seus vencimentos ordenadas pelo horário estipulado.
Ao clicar sobre a atividade, será aberto o menu de edição para conferir os dados e, se necessário, alterá-la.
Formato ‘Calendário de compromissos’
A visualização de calendário apresentará as atividades em um formato que permite a filtragem temporal, que pode ser diária, semanal ou mensal.
Da mesma forma que a lista de compromissos, ao clicar sobre a atividade, o menu de edição será aberto para alterá-la.
Visualização por mês:
Visualização por semana:
Visualização por dia:
Histórico
Durante a gestão da venda haverão momentos em que o usuário registrará as atividades realizadas.
Na parte inferior do cartão da oportunidade serão exibidas 2 abas com informações que dizem respeito ao relacionamento do contato vinculado à negociação em curso.
A primeira aba apresentará o histórico da oportunidade, refletindo informações das atividades em ordem cronológica. Permitindo o acompanhamento e identificação do trabalho realizado.
A segunda aba apresentará o histórico consolidado do contato durante o período em que estiver sendo impactado pela ferramenta de automação de marketing, apresentando a quantidade de e-mails visualizados, formulários que converteu e atividades de navegação.
A parte superior contempla as estatísticas quantitativas e a parte inferior a linha temporal dos últimos 50 eventos.
Gerenciamento da conta
Tipos de usuário
O usuário caracteriza todos os stakeholders que interagem com o CRM, como vendedores, representantes comerciais, etc.
Os tipos de usuários dentro do CRM são restritos a vendedor e gerente.
‘Vendedor’
Poderá gerir o processo de vendas de seu funil e controlar suas próprias oportunidades.
‘Gerente’
Além de gerenciar as vendas poderá filtrar e identificar como está o processo de todos os outros usuários da conta. Os relatórios, e entidades serão refletidas de acordo com uma seleção realizada dentro do sistema.
No canto superior direito da tela do CRM, o Gerente poderá selecionar o respectivo usuário no qual refletirão as informações:
IMPORTANTE:
todas as informações de Pessoas, Empresas e etiquetas são compartilhadas entre os usuários da conta. Apenas as oportunidades e suas ações relacionadas como “atividades” e “relatórios” são exclusivas de cada usuário.
Relatórios
Como mensurar os dados e performance ao gerenciar as vendas? A plataforma conta com 4 tipos de relatórios para acompanhamento das operações.
Relatório de Oportunidades
Filtrando a partir de um intervalo de datas, este relatório apresentará as informações de vendas realizadas em um período específico e definido pelo usuário.
Por padrão as informações serão expostas no intervalo do último mês até a data atual.
O usuário terá a possibilidade de consultar:
- Oportunidades foram criadas.
- Oportunidades em aberto e o valor monetário envolvido.
- Oportunidades ganhas e valor monetário adquirido.
- Oportunidades perdidas
- Valor monetário perdido.
Funil de vendas
O funil de vendas consolida um modelo estratégico separado por estágios, estruturando de forma visual toda jornada de compra de um cliente em potencial.
Aqui o cliente terá a possibilidade de consultar a receita e quantidade de oportunidades classificadas por etapa.
Esta visão proporciona maior clareza sobre qual das fases precisa de atenção.
Consolidado de vendas
Com o relatório consolidado o usuário poderá verificar o somatório (em valor monetário) de oportunidades através de uma linha temporal, classificando pelo status, “ Em Aberto”, “Ganha” e “Perdida”.
Relatório de etiquetas
Este relatório permitirá verificar a quantidade e o valor monetário envolvido em cada grupo de etiquetas da plataforma.