A importância do SPF, CNAME e DKIM na entrega de seus emails

O email é um dos principais meios de comunicação corporativa e pessoal na internet.

Atualmente, quem trabalha profissionalmente com o envio de emails, especialmente com email marketing, precisa realizar algumas configurações de segurança que garantam, frente ao mercado e a seus clientes, sua credibilidade e responsabilidade.

Fique atento aos detalhes

Hoje em dia, quase tudo virou SPAM aos olhos de quem usa a internet. Elaborar um e-mail marketing que não seja considerado como tal, é uma tarefa realmente desafiadora, e que exige alguns cuidados técnicos muito específicos.

email-marketing: O excesso de informação faz com que seja necessário filtrar o que é útil, do que não é

Configurações

Os provedores de email criaram mecanismos para filtrar conteúdo inútil (e perigoso às vezes) e impedir que eles cheguem na caixa de entrada das caixas de email. No entanto, existem algumas técnicas, que servem para provar que você realmente está mandando o email sem segundas intenções.


Falaremos a seguir dos 3 termos mais importantes, que você deve, não só conhecer, mas também manter configurados corretamente:

Sender Policy Framework – SPF

Você tem que estar na lei, senão o SPF te pega

O SPF é uma tecnologia que visa combater o envio não autorizado de mensagens em nome de um determinado domínio, certificando através de uma include de texto quais são os IPs autorizados a fazer envios em nome de seu domínio. É a partir desta configuração que o provedor do destinatário, terá a certeza de que este envio é seu mesmo.


DKIM – Domain Keys Identified Mail

dkimO DKIM consiste em assinar as mensagens de seus envios com uma chave pública, para garantir a autenticidade do seu remetente. Ao contrário do SPF, que verifica o envelope (quem está enviando), o DKIM verifica o cabeçalho da mensagem e certifica ao destinatário que o conteúdo não foi alterado até chegar à sua caixa.


Canonical Name – CNAME

Já a configuração de CNAME é responsável por personalizar links e associar o seu domínio a urls de links de descadastro, de visualização externa, e das imagens usadas na sua peça.


Conheça algumas estatísticas do e-mail marketing:

Veja a importância do SPF e DKIM na entrega de seus emails, garanta uma melhor performance nas suas campanhas de email marketing, entrando em contato com nossos especialistas para configurar corretamente o seu SPF, CNAME e DKIM no Mail

Saiba quais as configurações essenciais para envios de email marketing

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: