Como criar um catálogo no Instagram para aumentar suas vendas?

Aqui vai uma situação extremamente comum para quem consome conteúdo de redes sociais: você está rolando o seu feed e, de repente, se depara com um produto que queria há muito tempo.

Você tenta achar o link e, como o Instagram não tem essa ferramenta, não consegue clicar em nada. Procura no site da empresa e não sabe como filtrar esse item. Depois de um tempo, acaba apenas desistindo. Já passou por isso? Então fique sabendo que o catálogo no Instagram pode ser o caminho para resolver esse problema.

Acontece que uma das estratégias mais inteligentes de marketing digital está disponível para qualquer marca e, infelizmente, não costuma ser muito usada. O catálogo no Instagram fornece um caminho muito mais direto entre você e os seus clientes em potencial, impedindo que obstáculos impeçam a conversão de um lead.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre isso. Aproveite a leitura!

O que é o catálogo no Instagram?

Trata-se de um recurso que mistura o formato de catálogo ou vitrine virtual sem que haja a necessidade de sair do aplicativo do Instagram para fechar uma compra. Basicamente, ela rompe as barreiras entre o conteúdo e o ato de procurar por produtos, utilizando vídeos e imagens para apresentar o seu estoque.

Imagine que você está em busca de um tênis de corrida e, de repente, se depara com um anúncio de um modelo que te agradou enquanto rolava o seu Feed. Interessado, você decide clicar na imagem e, automaticamente, é encaminhado para uma página dentro do próprio aplicativo com fotos e informações do item.

Pronto: você tem tudo o que precisa para solucionar a sua demanda de forma prática e automática, sem ter que passar por muitas etapas e correndo pouco risco de desistir no meio do caminho.


Quais são os requisitos para usar o catálogo no Instagram?

Você pode ter notado que nem todas as marcas utilizam o catálogo no Instagram. Isso acontece porque muitas delas não sabem que os requisitos estabelecidos pelo Meta são bem mais simples do que se imagina.

Confira as regras para usar essa ferramenta:

  • Contar com a versão mais recente do Instagram.
  • Usar um perfil de uma empresa que esteja dentro dos segmentos aceitos pelo Meta e que comercialize produtos tangíveis e materiais.
  • Já utilizar o sistema de loja no Facebook ou Gerenciador de Negócios.
  • Converter o seu perfil no Instagram para o modelo comercial.
  • Ter acesso à página como administrador.
  • Respeitar as normas de uso do Meta.

Quais são as vantagens do catálogo no Instagram?

Mas será que vale a pena tentar vender diretamente pelo perfil da sua marca? Bem, as vantagens dessa alternativa são inúmeras. Aqui vão algumas delas:

  • Experiência de compra integrada: o sistema de marcação é extremamente útil para encaminhar clientes diretamente para uma página que pode resultar em compras.
  • Melhoria na jornada do usuário: por facilitar a finalização da compra, o catálogo no Instagram tende a proporcionar facilidade aos consumidores.
  • Segmentação eficaz: uma marca pode direcionar seus produtos para usuários que têm gostos, interesses e informações condizentes com o que ela oferece.
  • Análises detalhadas: como é típico do perfil do Meta, o catálogo no Instagram proporciona uma série de dados importantes e precisos, como impressões, cliques e compras.

Como criar um catálogo no Instagram?

Se interessou pela ferramenta e quer criar seu próprio catálogo no Instagram? Certo, então saiba que você terá que passar por um passo a passo simples. Aqui está um resumo de cada uma das tarefas que deverão ser cumpridas:

Prepare os seus produtos

Muito do apelo do Instagram está no aspecto visual e estético. Por isso, nada mais justo do que investir em fotos bem produzidas, que mostrem o que o seu produto tem de melhor e que gerem no consumidor a curiosidade e o interesse.


Configure o catálogo no Instagram pelo Gerenciador de Negócios do Meta

Para que o catálogo fique disponível ao público, será necessário seguir o protocolo de configurações do Meta. Esse processo pode mudar de tempos em tempos, mas em geral o indicado é seguir o seguinte passo a passo:

  • Acesse o Gerenciador de Negócios
  • Selecione “Catálogos”
  • Clique em “Criar Catálogo”
  • Acompanhe as instruções

Pronto. Depois disso, seu catálogo estará pronto.


Adicione produtos ao catálogo

Chegamos aos “finalmentes” e é hora de incluir os produtos no catálogo. Comece clicando em “adicionar itens” e faça o upload das fotos e das descrições que forem interessantes para você. Lembre-se de incluir tags e revisar os dados informados.


Conecte seu catálogo no Instagram

Uma vez que tudo estiver certo, você deverá conectar o seu catálogo (que ainda está configurado no Meta) ao Instagram. Basta acessar as configurações de compra no perfil do Instagram e fazer a conexão.


Comece a fazer marcações

Nessa etapa, você deverá caprichar em publicações que sejam chamativas e atraiam o público. Com isso, as marcações nos posts serão mais efetivas e os clientes que se depararem com o que você divulgou poderão acessar informações dos produtos em questão com poucos toques no celular.


Aproveite para usar os recursos do Instagram Shopping

O catálogo no Instagram não é o único auxílio que você tem para aumentar as suas vendas através desse aplicativo. A criação de anúncios de compras, a configuração de etiquetas no Instagram Live e as coleções de produtos são ótimas alternativas para fortalecer as suas vendas. Basta ter cuidado com o seu planejamento de marketing e incluir todas essas estratégias.


Analise e otimize o seu desempenho

Você já sabe, mas vale a pena lembrar: nenhuma decisão de marketing digital é definitiva. De tempos em tempos, você deve fazer uma análise crítica dos seus resultados e entender se você está atingindo métricas de impressões, cliques e conversões. Com isso em mente, faça ajustes para que as suas vendas fiquem cada vez mais frequentes.


Como potencializar o uso do catálogo no Instagram?

Seu catálogo no Instagram já está pronto? Ótimo, então você já pode começar a cuidar de outros aspectos do seu planejamento de comunicação para que cada vez mais pessoas sejam impactadas pelos seus produtos e serviços.

Uma boa ideia é criar um fluxo de inbound marketing. Isso fará com que os seus leads sejam alimentados com constância e manterá o interesse do público no que você está produzindo de um jeito organizado e adequado ao funil de vendas.

Para isso, você precisará contar com ferramentas adequadas que vão garantir que o seu conteúdo atingirá os objetivos desejados. O melhor exemplo disso é a Dinamize, que tem anos de experiência em otimizar o desempenho online de clientes dos mais variados segmentos.

Bateu a curiosidade? Ótimo, pois você pode aproveitar o teste sem compromisso e com todas as funcionalidades liberadas. Essa é uma experiência única e que, com certeza, faz a diferença na jornada de empreendedores que querem alcançar novos caminhos.

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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