17 métricas para Inbound Marketing

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métricas para inbound marketingAlém de Investir em ferramentas para um projeto de inbound marketing, não podemos esquecer de medir os resultados que as ações estão trazendo para a empresa. Para isto, existem algumas métricas para Inbound Marketing que ajudam a analisar se sua estratégia apresenta os resultados desejados. Separamos algumas das principais métricas utilizadas, para que você possa compreender melhor seus resultados.

Métricas para Search engine Optimization


1- Número de acessos ao site

Verifique o número de acesso em seu site, para que saber qual o nível de interesse de seus leads em relação ao seu produto. Para gerar novos acessos, é possível divulgar links que levem para seu site em postagens nas redes sociais ou em envios de email marketing, por exemplo.

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2 – Visualização de posts do seu blog

O número de visualizações que cada artigo do blog gera oferece um feedback direto sobre os tipos de conteúdo que seus clientes em potencial querem ler. Comece a usar estes dados para definir o calendário editorial do seu blog.


3 – Buscas por origem


Mídia paga
Através da criação de anúncios de mídia paga, você pode impulsionar a sua marca em ações específicas, como posts e/ou ofertas. Eles podem ser criados de acordo com a sua estratégia, definindo o quanto será gasto com estes anúncios, em que plataforma ele será compartilhado e o período em que será veiculado.

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Busca orgânica
Refere-se de buscas por mídias naturais, ou seja, “não pagas”, de um mecanismo de busca. Ao realizar uma busca, os primeiros resultados são de links patrocinados, seguidos de links das buscas orgânicas. Para que sua página apareça nas primeiras páginas relacionadas as palavras chaves digitadas, você deve trabalhar com as configurações de SEO, como as tags e descrição das páginas e com bom conteúdo. Pois as primeiras páginas que aparecem, demonstram visibilidade e credibilidade estando bem posicionadas.

Leia também: SEO – Por onde começar?


 Acesso direto
O acesso direto demonstra que o contato já tem um interesse maior em seu site, não realizou uma busca de forma geral, pois é quando o contato digita o endereço de seu site diretamente no navegador.

Leia também: Qual a Diferença entre Landing Page e Hotsite?


4 – Ranking de resultados de busca

O tráfego de busca orgânica é um meio comprovado de crescimento nos negócios. Investir no SEO do seu site ajuda a obter o tráfego qualificado para um bom rankeamento nos melhores buscadores, como por exemplo o Google e o Yahoo.

Leia também: Faça a análise de SEO de suas páginas no MKT2Easy


5 – Número de leads gerados

O conteúdo utilizado deve servir para capturar leads que tenham potencial para se tornar clientes e fidelizar aqueles que já são seus parceiros. O ideal é que o número de novos leads aumente a cada mês, por isso trabalhe com metas mensais.


6 – Taxa de perdas (Churn Rate)

O Churn Rate é a métrica que estima o número de clientes ou interessados que deixaram de seguir a sua marca durante um período de tempo

Em sumo: esta métrica dá uma ideia clara sobre a taxa de retenção de leads, que é um fator importantíssimo. Leia o também o Artigo:
“O que é Churn Rate?”

7 – Custo por visitante de seu site

Divida o número total de visitas de seu site pelo valor total investido nele, incluindo ações que geram acessos (redes sociais, email marketing, etc.).


8 – Custo por lead gerado

Esse índice traz o valor de cada lead gerado em uma campanha. Para calcular este valor é necessário dividir o total de investimento de marketing pelo número de leads gerados.


Métricas para Email Marketing

Email marketing é a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, melhorando resultados nas vendas e na retenção. Saiba mais em: “Email Marketing – O que é? Por que fazer? Como fazer?”

9 – Quantidade de assinaturas da newsletter do seu blog

Investir tempo e dinheiro em blogs qualifica o ranqueamento do seu site em mecanismos de busca. Com isso, as chances do seu site ser localizado em buscas aumentará. Certifique-se de que estas pessoas tenham a oportunidade de fornecer seus dados, caso queiram saber mais informações sobre sua empresa ou receber conteúdo exclusivo.

Conheça outras formas de captar leads


10 – Taxa de crescimento da lista de contatos (Subscribers)

Como calcular?

([(número de novos contatos) – (número de descadastros + Número de denúncias de spam)] dividido pelo Número total de emails na sua base de contatos * 100


11 – Taxa de abertura de emails (em massa)

Não é uma boa estratégia encaminhar emails com produtos ou conteúdos que não sejam de interesse do destinatário. Este tipo de atitude pode resultar em pedidos de descadastro e/ou denúncias de spam, o que acarreta em má reputação junto aos provedores de email.

Para conseguir uma boa taxa de abertura com emails em massa, é necessário começar pela segmentação correta dos contatos. O recomendável é ter uma base de qualidade, com contatos que você sabe que possuem interesse em seu conteúdo, para depois encaminhar um email em massa para eles.

O conteúdo também é muito importante, é recomendado evitar palavras que são pontuadas negativamente. Cuide para não criar o assunto em caixa alta e equilibrar a quantidade entre texto e imagem, pois é exatamente pelo texto que os provedores irão verificar se seu conteúdo é de interesse do destinatário. Se ele possuir somente imagens ou uma quantidade muito maior de imagens do que texto, pode ser considerado como spam ou até ser bloqueado no momento da tentativa de envio.

A questão sobre o melhor momento, ou seja, os dias e horários mais adequados para o envio de emails, é uma pergunta muito frequente – e a resposta dependerá do seu público alvo. Leia o também o Artigo:
“Qual a melhor hora para enviar emails?”.

12 – Taxa de descadastro

A taxa de descadastro é utilizada para verificar se o interesse de seus contatos tem diminuído. Se esta taxa tem aumentado de acordo com os envios, deve verificar seus processos de marketing. Outra métrica que deve ser verificada, é as Denúncias de Spam, pois elas são muito prejudiciais a suas campanhas de email, diminuindo a reputação de seu domínio e podendo gerar bloqueios.


13 – Taxa de entrega

A taxa de entrega de seus emails, estão totalmente relacionadas a qualidade da base e do conteúdo enviado. Você deve verificar como está sendo realizado o processo de captação dos contatos, para evitar que contenha contatos inválidos e que não desejam receber seus emails. O seu HTML deve ser formatado em 50% texto e 50% imagem, cuidando também as palavras utilizadas. Tente manter a taxa de entrega em 95%, porém tem alguns erros que não tem como evitar, como os caixas cheias, servidor indisponível, conta indisponível.


14 – Taxas de clique do email

Sabemos que o maior nível de engajamento de um email é o clique. Você precisa chamar a atenção dos usuários e convencê-los a clicar em seu email para atrair essas pessoas no seu site. Invista em call-to-actions e automações após os cliques em um determinado envio, para manter a fidelização dos contatos.

Métricas, indicadores… como lidar com tanta informação?
Leia o também o Artigo:
“Métricas e indicadores mais importantes do email marketing”.

15 – Erros definitivos (hard bounces)

Erros definitivos são os erros onde o provedor verifica que o email não existe mais ou não é utilizado a muito tempo. Como por exemplo, erros de conta inválida ou email com o domínio inválido.


16 – Erros Temporários (soft bounces)

Erros considerados temporários, são os erros como servidor indisponível, bloqueio anti-spam, conta indisponível, onde o provedor pode voltar a responder em algumas horas ou é possível modificar ações no próprio conteúdo do envio para que seja aceito em um das caixas de email.

Bounce é um forte indicador da qualidade da sua base de contatos.
Ou seja: quanto mais, pior. Leia o também o Artigo:
“Métricas e indicadores mais importantes do email marketing”.

17 – ROI – Retorno sobre o investimento

O ROI, também conhecido como retorno sobre o investimento, está entre os indicativos econômicos mais importantes no mundo dos negócios, principalmente para retornos financeiros. Esta métrica mostra quanto o investidor ganhou ou perdeu em relação ao valor aplicado em um determinado investimento, então também é possível ter uma perspectiva sobre o futuro dos resultados da empresa.


Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é bem simples. Primeiro é preciso subtrair o ganho obtido com o investimento pelo valor investido e, em seguida, divide-se o resultado por esse mesmo valor de investimento.

ROI = (Ganho obtidoInvestimento) / Investimento

Logo, se uma aplicação rende um ganho de R$300.000 e o investimento inicial foi de R$50.000, temos que:

(300.000 – 50.000) / 50.000 = 5

Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de cinco vezes o valor aplicado inicialmente.

O mais importante para o cálculo do ROI é determinar quais os custos e quais ganhos devem entrar no cálculo. Lembrando também que a taxa de retorno pode variar em alguns períodos, pelo efeito da sazonalidade. Leia o também o Artigo:
ROI do Email Marketing é o maior do mercado!

Artigo escrito por Tamiris Arias e Felipe Cardoso.
Editado por Francis Fussiger


Referências:
https://andrebona.com.br/retorno-sobre-investimento-roi-o-que-e-e-como-calcular/
https://www.organicadigital.com/blog/entenda-a-importancia-e-como-calcular-o-custo-por-lead-do-seu-site/
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/7-metricas-para-mensurar-o-desempenho-de-seu-inbound-marketing/
https://www.square2marketing.com/blog/the-top-20-most-valuable-inbound-marketing-metrics
http://www.seomaster.com.br/blog/5-motivos-para-usar-o-crm

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