Email Marketing – Por onde começar?

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Como criar um email marketing

O email marketing é uma das melhores formas de gerar novos leads e, consequentemente, mais receita, no mercado atual. As pessoas acompanham de forma frequente seus emails, para ficarem sabendo de novidades sobre produtos e serviços em geral.

No final de 2021, o número de usuários de email deve passar dos 4 bilhões, de acordo com levantamento feito pela empresa Radicati. Segundo este estudo, a quantidade de emails enviados pode ultrapassar os 310 bilhões.

Esse levantamento reforça a importância do email marketing, tanto para obter novos contatos quanto para manter seus leads antigos fidelizados com sua marca.

15 dicas para impulsionar a comunicação e retenção de clientes otimizando o layout do seu email marketing


Tenha contatos interessados em seu produto

Tenha contatos interessados em seu produto

Não existe nada mais agradável que um usuário fornecer seu endereço eletrônico para a sua empresa, pois isso significa que ele deseja receber conteúdo sobre seu negócio. Então, evite disparando para vários lados. Defina seu público e trabalhe em cima deles.

Aprenda a captar contatos para sua base de emails

Não compre listas de email, isso é uma furada. Essas listas contêm diversos contatos inativos, que podem prejudicar sua reputação diante dos provedores de email.

Sem falar que os contatos presentes nestas listas sequer solicitaram receber seus envios. A tendência é que eles rejeitem suas mensagens a até denunciem seu envio como Spam.

Comprar listas: você está fazendo isso errado

Busque criar uma lista de contatos com pessoas que realmente queiram receber os seus envios. Assim, você não perde tempo se esforçando com usuários que não se interessam pelo seu conteúdo.

MKT2Easy – Como segmentar seu público


Crie um conteúdo relevante para os seus contatos

Crie um conteúdo relevante para os seus contatos

Ter um bom produto não basta para trazer seu público a seu site. Para que seus contatos se interessem por ele, apresente um conteúdo que descreva de forma clara este produto e mostre o quão valioso ele é.

Com isso, uma mensagem cativante e de linguagem simples irá atrair seu público, fazendo com que se interessem por mais informações, seja em seu site ou nas redes sociais.

Segmentação, engajamento e conteúdo… Ou seria o contrário?

Pessoas se conectam com pessoas. Use seu nome ao invés de usar o da sua empresa, isso gera uma conexão mais forte com o seu leitor, além de transformar seu disparo em algo mais pessoal.


O assunto do email é decisivo para atrair seu público

O assunto do email é decisivo para atrair seu público

Descrever o conteúdo do seu email no título é uma tarefa difícil, mas que precisa ser bem trabalhada.

Uma das principais funções do seu assunto deve ser atrair o usuário, pois será o primeiro contato visual dele com a sua mensagem. Quando estruturado de forma inadequada ou apresentando conteúdo enganoso, pode resultar em um baixo engajamento.

Esta interação baixa pode fazer com que suas mensagens sejam bloqueadas pelos provedores de email. Por isso, é importante pensar em formas de atrair seus leads sem cometer exageros.

No exemplo abaixo, temos um assunto que busca despertar o interesse dos usuários, utilizando algumas palavras que podem ser pontuadas de forma negativa pelos provedores de email.

Aproveite esta Imperdível Chance de criar e Enviar seu email marketing

Pode ser um título curioso e interessante, porém para os provedores de email ele pode ser considerado como uma tentativa de enviar Spam. Palavras que tentam promover uma sensação de urgência podem prejudicar a entrega de sua mensagem.

Veja quais palavras-chave devem ser evitadas no conteúdo de seu email marketing

Outras dicas para a criação do assunto

Receba o conteúdo no email

Saiba quais as configurações essenciais para envios de email marketing


Crie sua peça de email com maestria

Crie sua peça de email com maestria

Quando falamos em criar um email não estamos falando em simplesmente palavras em cima de palavras. Estamos falando de um layout bem estruturado, com imagens do seu produto ou empresa e textos com linguagem simples e de fácil entendimento.

Como montar o layout do email marketing

Vamos falar novamente sobre os filtros de spam. Estes filtros servem para verificar quais mensagens serão recebidas pelos usuários. Por isso, tenha cuidado com o conteúdo que irá utilizar em seus envios.

Os 10 erros mais comuns que devem ser evitados no email marketing

Muitos envios que recebemos em nossas caixas de spam têm seu conteúdo composto somente por imagens. Isso ocorre pois os provedores analisam apenas o texto contido na mensagem, para definir se ela é confiável ou não.

Harmonize seu conteúdo para que ele possua um equilíbrio entre imagens e textos. Dessa forma, seus envios não serão levados automaticamente direto para caixa de Spam.

Saiba mais sobre a importância desta harmonização entre imagem e texto

Formatação do texto alternativo no email


Saiba quais tipos de envios podem ter os melhores resultados

Saiba quais tipos de envios podem ter os melhores resultados

Através do teste A/B, você pode experimentar diversos tipos de peças de email, para saber qual delas apresenta o melhor desempenho.

Informações como remetente, pre-header e data do envio são alguns dos exemplos de variáveis utilizadas para verificar a taxa de visualização mais alta.

Também podem ser feitos testes para saber qual mensagem terá um maior índice de cliques. Nesta verificação, pode alterar imagens e textos que ficarão em destaque nas mensagens, onde ficará posicionado o call to action da peça, entre outras informações.

Desmistificando o Teste A/B

Depois destas implementações, você pode se perguntar quais são os próximos passos para levar sua estratégia para um outro nível. Monitore os resultados de seus envios e siga utilizando as dicas apresentadas acima, para manter uma comunicação efetiva com seus leads através do envio de email marketing.

Conheça o Mail2Easy PRO, nossa solução de Email Marketing.


Referências:

https://www.radicati.com/wp/wp-content/uploads/2017/01/Email-Statistics-Report-2017-2021-Executive-Summary.pdf
https://litmus.com/blog/email-preferred-more-clicks-conversions-roi/reign-of-email-infographic


Post por Marcírio Lopes e Eduardo Brum
Diagramação por Tamiris Arias

 

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