Dia do Programador: a origem e a relevância da data

No dia 13 de setembro (ou 12 de setembro em anos bissextos) é comemorado o dia do programador. Caso ainda não tenha parabenizado um programador hoje, faça isso. E se você estiver lendo isso em um outro dia, que não o dia 13, parabenize da mesma forma.

Se a sua marca tem um site, software ou outro, isso só acontece porque alguém trabalhou muito, fez testes, corrigiu erros etc. Sem falar em todo o trabalho feito para manter essas estruturas funcionando normalmente e propor melhorias, para qualificar o desempenho dos serviços oferecidos.

Mas e aí: você sabe quem foi a primeira programadora? Sabe como surgiu a ideia de criar um dia para homenagear essas pessoas que salvam vidas (e sites) diariamente? 

Leia esse post até o final para  saber tudo isso e ainda conhecer um pouco do que os nossos programadores fazem por aqui 😉


Origem do Dia do Programador

O dia do programador é comemorado no 256º dia do ano. Essa data teve origem na Rússia, mais precisamente no ano de 2002.

Nesse ano, Valentin Balt, então funcionário de uma empresa de webdesign, coletou assinaturas entre os seus colegas de trabalho, pensando na criação dessa data em homenagem aos programadores. Sua ideia juntar o maior número de assinaturas e encaminhá-las ao governo, para ter o reconhecimento da data.

Bom, a história demorou um pouco para ter final feliz. Apenas em 2009 o Dia do Progromador foi homologado, pelo então presidente e atual primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev.


A primeira programadora

Ada Lovelace nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres. A matemática e escritora inglesa foi a responsável por escrever o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Isso ocorreu quando ela se juntou ao matemático Charles Babbage, criador da Máquina Analítica.

Enquanto trabalhou com Babbage, a matemática desenvolveu os algoritmos que possibilitam a computação dos valores de funções matemáticas. Outra contribuição de Ada foi a publicações de uma série de notas a respeito da Máquina Analítica.

Em 1998, Associação Britânica de Computação criou a Lovelace Medal, com o objetivo de premiar profissionais de destaque na área da tecnologia.

Ainda nos reconhecimentos, Lovelace tem uma data para chamar de sua: desde de 2009, na segunda terça-feira do mês de outubro, é comemorado o Ada Lovelace Day. A data foi criada pela tecnóloga social, jornalista e escritora Suw Charmam-Anderson e ela celebra as conquistas femininas em áreas do mercado que são ocupadas, em sua maioria, por homens.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a carreira de Ada, veja esse texto publicado na Revista Galileu com 10 curiosidades sobre ela.


Importância dos programadores na Dinamize

Você já deve ter entendido a importância desses profissionais, não é mesmo? E, se você atua, já atuou ou pretende atuar na área, sabe da importância dos programadores.

O nosso site só está no ar – incluindo o texto que você está lendo – porque nós temos um time que garante o melhor funcionamento dele, prevendo ações de otimização e solucionando eventuais problemas.

O mesmo vale para os nossos softwares de automação de marketing e email marketing: imagine que são mais de 22 mil clientes, no Brasil e no exterior, contando com os nossos serviços para executarem as ações de vendas e relacionamento com o público.

Para garantir que tudo esteja funcionando da melhor forma, são realizados testes de forma diária. Eles permitem validar a segurança do sistema utilizado aqui na Dinamize.

Não podemos esquecer das implementações, realizadas de forma frequente, nos nossos serviços. Isso inclui o desenvolvimento e aplicação de novas funcionalidades para quem usa os nossos serviços, que visam otimizar tanto a forma como essas pessoas se comunicam com seu público quanto qualificar a segurança dos processos realizados por eles.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: