Marketing Digital com Google Meu Negócio

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Google Meu Negócio. Veja como essa ferramenta pode impulsionar suas vendas

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta de marketing digital para negócios locais.

Com ele, sua empresa pode ser encontrada, de forma mais simples, nos serviços do Google. Além disso, o Google Meu Negócio (Google My Business) conta com uma série de funcionalidades que agregam muito valor à presença digital da sua empresa.

No webinar apresentado por Odo Reginatto dos Santos – Fundador da odo.digital – E-commerce para micro e pequenas empresas, você vai entender como criar ou atualizar seu perfil no Google Meu Negócio para que ele seja um dos canais mais importantes da sua marca. Confira o conteúdo apresentado na íntegra:


Benefícios de ter um Google Meu Negócio para sua empresa

Público interessado no seu negócio

Google Meu Negócio - Público interessado em seu negócio

Google Meu Negócio

Um ponto que evidencia a importância deste cadastro é o fato de apresentar sua empresa para um público que já tem um interesse prévio. Seu negócio só aparece para usuários que buscam pela sua empresa ou por um tipo de serviço semelhante ao que você oferece.

Pensando nos casos em que a busca é realizada com o nome da empresa, uma conta no Google Meu Negócio pode fazer com que o usuário tenha uma noção de como sua empresa é vista. A partir disso, ele pode verificar os comentários deixados sobre ela, formas para entrar em contato, entre outras informações.

Resultado de buscas por localização

Google Meu Negócio - Resultado de buscas por localização

Google Meu Negócio

Quando um usuário busca por um termo específico, sem apontar um local ou nome de empresa, ele terá como resultados empresas relacionadas à palavra indicada na pesquisa. Dessa forma, o Google considera a sua localização atual para apresentar os resultados mais próximos.

Caso realize as buscas a partir de smartphones, a precisão dos resultados deve ser maior, pois o Google pode utilizar a localização do seu aparelho.
Indicando na sua busca um local específico, o Google apresentará resultados de acordo com o lugar detalhado. Ao buscar por uma empresa já cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado apresentará informações como comentários sobre a empresa, itens semelhantes, horário de funcionamento, entre outros detalhes.

Espaço de interatividade com o público

Google Meu Negócio - Espaço de interatividade com o público

google meu negócio

Você pode se beneficiar de diversas formas no espaço que o público encontra para comentar sobre o seu negócio. Sempre que solicitadas (e também quando não são solicitadas) as pessoas gostam de manifestar suas experiências com determinados serviços.

A partir das opiniões dadas a sua empresa, você ganha informações valiosas para qualificar os serviços prestados, além de evitar futuras críticas. Além disso, esse espaço pode ajudar os clientes a tirarem dúvidas sobre os produtos.


Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio - Como cadastrar sua empresa

google meu negócio

Acesse a página inicial do Google Meu Negócio para criar sua conta.

A primeira informação a ser inserida é o nome da empresa, seguida da categoria da empresa. Verifique os termos de serviço e a política de privacidade para continuar.

Google Meu Negócio - Comece a criar o seu perfil da empresa

google meu negócio

google meu negócio endereço

google meu negócio

Feito isso, você terá a opção de adicionar um local que os clientes podem visitar, como uma loja ou escritório. Ao selecionar essa opção, irá fornecer esses dados, e quem localizar sua empresa em uma busca do Google pode realizar solicitações de rotas que levam ao endereço físico do seu negócio.

google meu negócio - endereço

google meu negócio

Caso você realize apenas entregas, por exemplo, poderá deixar marcada a alternativa “Não”, para que possa informar as áreas onde atende seus clientes.

google meu negócio - onde você atende seus clientes

google meu negócio

Nesta etapa, informe os canais disponíveis para contato. Pode informar número de telefone ou então seu site (se tiver um). Além disso, você pode também criar um site com base nas informações cadastradas anteriormente.

 

google meu negócio

Escolha se você quer receber atualizações e recomendações para sua empresa.

google meu negócio

Insira seu endereço de correspondência para confirmação.

google meu negócio

Adicione seu horário de funcionamento.

google meu negócio

Escolha se poderá receber mensagens ou não.

google meu negócio

Adicione uma descrição da sua empresa.

google meu negócio

Nessa etapa poderá adicionar fotos da empresa, produtos, serviços que ela oferece.

google meu negócio

Por fim, conclua a criação. É muito importante postar fotos para promover seu negócio e interagir com o público.


Tipos de publicações no Google Meu Negócio

Tipos de publicações no Google Meu Negócio

Podem ser divulgados dados básicos, como site da empresa e endereço da loja física até postagens mais detalhadas, sobre um determinado evento ou oferta do seu negócio.

Na página inicial, você encontrará um resumo geral das informações da sua conta, como desempenho da conta (número de visualizações em pesquisas e no Google Maps), comentários mais recentes e a última postagem realizada.

Além disso, na página inicial você poderá criar uma nova postagem, adicionar fotos ou então criar anúncios para promover o seu negócio. No menu Início dentro da sua conta você terá acesso a todas essas alternativas.

Novidades

Recomendada para quem deseja manter a agenda do seu negócio atualizada. Você pode inserir imagem, vídeo, link e um call to action que direcione para alguma página externa.

Eventos

Caso você promova eventos com o seu negócio, pode utilizar o Google Meu Negócio para divulgá-los. Para isso, basta inserir título, data e horário de início e fim do evento; também é possível inserir foto ou vídeo.

Ofertas

Assim como nos eventos, é necessário informar título, data e horário de início e término da oferta. Ao postar, é inserido de forma automática um call to action, para obter mais informações sobre a divulgação.

Produtos

Para divulgar determinados itens que seu negócio disponibilize, basta inserir um título e uma foto ou vídeo. Assim como também é possível inserir call to action e outras informações.

Defina o tipo de postagem que deseja realizar, insira as informações desejadas. No caso das publicações de novidades, por exemplo, você pode inserir um botão para interação.

Depois que inserir todas as informações em sua postagem, clique em “Publicar” para finalizar.
Quando seu negócio for identificado em alguma busca no Google, as postagens recentes aparecerão como resultado, no canto direito da tela de quem realizar a busca.

Utilizar o Google Meu Negócio para postar novidades, ofertas e dados importantes sobre a sua marca pode colaborar no melhor posicionamento de sua marca.


Dúvidas sobre o Google Meu NegócioPrincipais dúvidas sobre o Google Meu Negócio

  • O Google Meu Negócio ajuda no engajamento e também a “fisgar” novos acessos para sites e conteúdos gerados?

Sem dúvida. É uma excelente ferramenta de mídia orgânica. Trabalhar de forma correta as palavras-chave do seu negócio é uma excelente estratégia para aumentar a audiência orgânica do seu site, fazendo com que as empresas passem a ter a chance de serem consideradas pelos usuários na hora da decisão de compra.

  • Quanto tempo leva para validar este serviço?

Depende do formato: a validação por telefone ou SMS é imediata. Já o formato cartão postal tende a demorar mais, uma vez que este processo pode levar de 3 a 4 semanas.

  • Como posso alterar meu endereço?

A mudança de endereço possui validação imediata, já que a ficha já está verificada.

  • Existe algum link que eu possa disponibilizar para as pessoas avaliarem minha empresa?

Você pode chegar a este link pesquisando pela sua empresa no Google Maps. Digite o nome da sua empresa e, ao exibir a ficha, clique em “compartilhar”. Certamente essa é a forma mais simples de pedir avaliação do seu negócio.

  • Como cadastrar outras fichas dentro da mesma conta, para ter uma melhor administração?

Vá para o painel de gerenciamento do Google Meu Negócio, clique na opção “Adicionar Novo Local”. No menu Gerenciar locais, você pode editar e agrupar os locais, de acordo com a sua necessidade.

  • Qual a relevância das postagens feitas no Google Meu Negócio?

Essa é uma possibilidade a mais para disseminar conteúdo em texto, com foto e um botão de ação. Assim, você possuirá mais chances do público chegar até sua empresa e, além disso, aumentar o engajamento.

  • Por que algumas empresas não aparecem quando se busca apenas pelo nome delas, e sim quando é informado o nome da cidade na frente?

Porque o Google Meu Negócio é uma ferramenta de busca local. Sendo assim, é muito importante que o Google possa identificar de onde você faz sua busca. Caso você não esteja com a localização ativada em seu browser, informe ao Google em qual cidade você deseja pesquisar. Visto que ele buscará primeiramente os resultados próximos ao seu contexto, depois em diferentes cidades ou até mesmo não exibir nenhuma ficha.

  • É possível deletar ou substituir uma foto que for enviada por outra pessoa?

Sim. Para isso, você deve denunciar a imagem no próprio painel do Google Meu Negócio. A partir deste procedimento, em poucos dias a imagem é desvinculada da sua conta.

  • Nos casos em que a avaliação for boa, mas ganhou apenas uma estrela, fica “claro” que não foi intencional. Há como recorrer ao Google?

O Google não interfere nas avaliações. Portanto, é possível responder ao comentário avisando o usuário que a avaliação dele não condiz com o número de estrelas, e sugerir uma edição.

  • Tenho uma indústria com dois segmentos distintos, como proceder?

Se a empresa levar o mesmo nome nos dois segmentos, é interessante que você utilize apenas uma ficha. Já se forem nomes diferentes, crie duas fichas distintas. Vale lembrar que, sobretudo neste caso, o gerenciamento e as avaliações terão gestões separadas.

  • Caso opte por ocultar o endereço, posso perder relevância nas buscas realizadas?

Não. O Google apenas vai deixar de exibir as informações de rota até sua empresa, entretanto, ele continuará notificando ao usuário os locais onde você atende.

  • Podemos desativar as avaliações do Google Meu Negócio ou ocultá-las?

Não, porque para estar no Google Meu Negócio, você deve estar preparado para receber avaliações sobre a sua empresa. O objetivo do Google é munir o usuário de informação sobre as empresas, para que possam escolher melhores serviços.

  • Uma agência pode gerenciar várias páginas do meu negócio?

Sim. É possível cadastrar vários locais a partir da mesma conta de e-mail. No entanto, você também pode abrir um acesso de administrador para cada local cadastrado, e compartilhar com a empresa. Também é possível agrupar locais pertencentes à mesma empresa (matriz e filiais, por exemplo).

  • Quando a empresa tem várias filiais, como fazer o cadastro no Google Meu Negócio?

Funciona da mesma forma. No entanto, para facilitar o gerenciamento destes locais, é possível agrupar todos eles e dar o mesmo nível de permissão para o grupo.

  • Existe um gerenciador do Meu Negócio para agências?

A plataforma é a mesma, uma vez que é possível gerenciar mais de um local.

  • Nesse exemplo de adicionar locais: sou fotógrafo e faço trabalhos pelo Brasil. Eu posso adicionar fotos de acordo com a cidade em que estou?

Sim, é possível colocar fotos que não pertençam a empresas e locais que você gerencia. Para isso, use a sua conta Google, e vire um Colaborador do Google Maps. Desta forma, você passa a poder adicionar suas fotos aos lugares que desejar. E, como resultado, você aumenta sua reputação e faz com que seus comentários, fotos e avaliações tenham muito mais relevância para o Google.

  • A empresa onde trabalho foi cadastrada por um antigo funcionário, é possível mudar o email dessa conta para o meu atual?

Sim. Neste caso, se você souber a senha da conta, é possível atualizar pelo próprio painel. Porventura, se você não tiver esta informação, basta ligar para o Google e validar algumas informações.

  • Tem como alterar o email de resposta?

Sim. É possível adicionar mais de um administrador. Com isso, todos recebem um aviso quando uma nova avaliação ou pergunta for feita.

  • Esse site do Google seria uma boa opção?

No caso configurar o site do Google além do site institucional? Não. O site sugerido no Google Meu Negócio é uma boa opção apenas para quem ainda não possui um site próprio. Talvez no futuro ele seja uma boa opção, mas atualmente a estrutura é muito básica para representar a presença de uma empresa consolidada.

  • Os resultados de pessoas que encontram a sua empresa são originados do Google Meu Negócio? Além disso, eles podem vir de outras origens, como anúncio pago?

Os resultados do painel do Meu Negócio são relativos apenas à exibição da ficha da empresa e, portanto, se resumem aos resultados de pesquisa orgânica do Google e no Google Maps.

  • Como trabalhar para receber mais comentários no Google Meu Negócio?

Você deve solicitar a pessoas próximas e clientes fiéis da sua empresa. Sendo assim, comece pedindo para seus próprios colaboradores avaliarem e assim criar uma reputação positiva. Depois disso, é só manter!

  • Por que poucas pessoas fazem comentários positivos sobre as empresas?

Alguém dificilmente vai comentar um elogio, a não ser que você peça, podendo também oferecer alguma recompensa, ou então, que ela faça parte dos colaboradores da sua empresa. Pensar em estratégias para garantir a melhor experiência para seus clientes também pode ser uma forma de receber comentários positivos, por se diferenciar dos demais atendimentos que eles geralmente recebem.

  • É possível excluir um comentário ofensivo?

Não é possível excluir comentários. Entretanto, você pode denunciar ao Google, no caso dele conter um conteúdo ofensivo. Se o usuário estiver apenas insatisfeito com o produto ou serviço que recebeu, o ideal é tratar essa objeção se desculpando pelo erro ou serviço prestado. Dessa forma, é interessante você entrar em contato sugerindo uma forma de reparar esta situação e agradecendo pelo feedback.

  • Quais os tamanhos e formatos de fotos para utilizar em perfil, logo e capa?

Busque sempre utilizar o logo no formato quadrado, além disso, as demais fotos seguem formatos retangulares. A própria ferramenta do Google exibe uma prévia de como será exibida no perfil.

  • Onde as pessoas podem localizar minha empresa?

Na pesquisa principal do Google e também no Google Maps.

  • Quando faço o cadastro eu ganho um bônus do Google para fazer publicidade no Ads?

Não. O Google pode encaminhar um bônus para publicidade no Ads, mas não é um regra para novos cadastros no Google Meu Negócio.

  • O que são as Etiquetas do Google Meu Negócio e qual a finalidade delas?

As etiquetas funcionam como tags, que servem para filtrar e organizar as diferentes fichas disponíveis no Painel.

  • Meu painel não exibe o item “Postagens”. Preciso configurar algo?

Talvez seu usuário não seja um administrador da conta, e sim um gerente. Caso contrário, a recomendação é contatar o suporte do Google.

  • Como monetizar algo que parte de um serviço gratuito? O que vender de benefício para os clientes?

Aqui na agência, temos duas abordagens: a primeira é educacional, onde apresentamos para o cliente a ferramenta, seus benefícios e ele pode fazer o cadastro por conta própria e sem custo. E a segunda, onde nos colocamos à disposição para fazer estes cadastros e garantir o gerenciamento de acessos e das informações. Geralmente, o cliente opta por contar com a agência de marketing para o gerenciamento deste canal, principalmente pelo grau de confiança que ele tem no trabalho.

  • Vocês mandam relatórios periódicos para o cliente ou deixam que eles entrem no ambiente para consulta?

O cliente sempre recebe um usuário para fazer o próprio acompanhamento dos números. Mensalmente ele recebe diretamente do Google o resumo do mês. Não há qualquer tipo de recorrência relacionada a isso, a não ser que o cliente nos solicite um acompanhamento mais detalhado.

  • É possível impulsionar o Google Meu Negócio pelo Google ads?

Sim, pelo próprio painel o Google já sugere iniciar uma campanha. Ele utiliza os dados já cadastrados para a sugestão de palavras-chave e segmentação de público.

  • Qual a diferença do Google busca orgânica x Google Meu Negócio na prática?

A pesquisa orgânica vai exibir todos os resultados relativos ao termo de busca. Pode ser o site da empresa, a fanpage no Facebook, notícias onde sua empresa foi destaque etc. Já a ficha do Meu Negócio funciona como uma ferramenta de apoio à busca orgânica, pois mesmo que a empresa não tenha um site ou uma rede social ativa, será possível localizá-la através da busca.

  • Como excluir fotos do Google Meu Negócio?

Para remover fotos do Perfil da sua empresa, siga os passos abaixo.

  1. Acesse o menu Fotos para visualizar as que possui cadastradas e clique na que deseja remover.

    Como excluir fotos do Google Meu Negócio

  2. Toque no ícone de lixeira que aparecerá no canto superior direito da tela.

Excluindo a imagem desejada no Google Meu Negócio

  • Existe algum contato para tirar dúvidas sobre o Google Meu Negócio?

Pode ligar para o número 0800 709 4664 e selecionar a opção 3.

 

Perguntas e respostas extraídas do webinar “Marketing Digital com Google Meu Negócio“, apresentado por Odo Reginatto dos Santos.

Agora que você já conhece melhor o Google Meu Negócio, sabe da importância de criar o seu cadastro. Desta forma, seu negócio ficará em maior evidência para usuários que já se interessam pelos serviços que você oferece.

 


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