Última atualização: 25 de outubro de 2021

Política de privacidade

A missão da Dinamize é ajudar marcas que buscam atrair cada vez mais consumidores e, com isso, conquistar ainda mais destaque no segmento em que atuam. Com nossas plataformas, disponibilizamos soluções para atração e retenção de clientes nos diversos canais de comunicação.

Prezamos pela transparência, segurança e proteção dos dados, desde a coleta até a sua exclusão, respeitada a boa-fé e os princípios previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A Dinamize trata e coleta dados por meio de disponibilização de ebooks, webinars, workshops e eventos presenciais ou virtuais voltados para a área de marketing digital e os insere nas suas plataformas, Dinamize Mail e Dinamize Automation, que possuem Politica de Privacidade própria . A finalidade do tratamento permeia as tendências em consumo, comportamento e inovação através de envio de e-mail marketing aos interessados no conteúdo disponibilizado no site da Dinamize.

Nossa Política de Privacidade descreve como a Dinamize processa e trata as informações pessoais que coletamos, para atingir sua finalidade e estar em conformidade com a legislação, já que nos preocupamos com a transparência no tratamento de dados.

A Dinamize, por meio de suas plataformas Dinamize Mail e a Dinamize Automation, não coleta dados pessoais diretos, ou de qualquer forma toma decisões sobre o tratamento de dados pessoais, sua finalidade de uso ou os meios de tratamento. Nossa política de privacidade tem como objetivo elucidar os processos de tratamento de dados dos então clientes e potenciais clientes da Dinamize, respeitando a conformidade com a legislação e observando a transparência no tratamento de dados.

Para os efeitos da presente Política de Privacidade, as expressões aqui adotadas, devem ser interpretadas da seguinte forma:

Entendemos que garantir a total privacidade e proteção de dados deve ser prioridade. Afinal, só a partir de uma relação transparente no que se refere ao tratamento de dados, assim como em nossas próprias ações, podemos conquistar a confiança de quem quer manter uma comunicação de qualidade e segura com clientes e público em geral.

Os dados pessoais dentro da empresa: dados dos nossos clientes, titulares, funcionários ou terceiros, são guardados a “7 chaves” e somente acessado por perfis correspondentes. Se você considera que está vendo informações além do seu perfil, acione imediatamente a Segurança da Informação: [email protected]

Princípio do mínimo privilégio: prezando ainda mais pela segurança, utilizamos como metodologia o princípio do mínimo privilégio, em que ao ingressar na corporação, o acesso é liberado de forma gradativa.

Privacidade 360°: a Dinamize preza pela privacidade 360° em que observa, orienta e certifica que colaboradores ou terceiros também cumpram as regras aqui mencionadas.

ATENÇÃO! Depois de autorizado o acesso, o uso de qualquer dado ou informação é destinado exclusivamente para o serviço desempenhado na Dinamize.

A LGPD menciona algumas figuras para tratar de proteção de dados, abaixo trazemos algumas delas:

Titular dos dados

Pessoa física a quem os dados fazem referência e a LGPD visa resguardar, protegendo os direitos fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade de pessoa natural, respeitando a privacidade, a inviolabilidade da intimidade, honra e imagem. Os titulares de dados ligados à Dinamize são as pessoas físicas que mantém relação direta com a Dinamize, como leads e clientes.

Controlador

O responsável pelo tratamento a quem compete as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, aquele que determina os objetivos/finalidades, as medidas técnicas e organizacionais e os meios do tratamento. Realiza também, análises de impacto na proteção de dados e preza pela segurança 360° em que observa, orienta e certifica que qualquer processador/terceiro/colaborador cumpram as regras, notificando eventuais violações de dados pessoais para a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). A Dinamize assume esse papel somente em relação às pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

Operador

O operador é quem processa os dados pessoais em nome do controlador, seguindo as instruções que lhe são fornecidas, verificando a observância das instruções e das normas sobre a matéria.

Mantém, junto com o controlador, o registro das operações de tratamento de dados pessoais que realizarem, especialmente quando baseado no legítimo interesse.

Responde em conjunto com o controlador, se porventura causar dano a outrem, em razão do exercício de atividade de tratamento de dados pessoais, seja ele patrimonial, moral, individual ou coletivo. A Dinamize assume esse papel quando realiza tratamento de dados em suas plataformas a pedido dos Usuários.

Suboperador

Terceiro, pessoa física ou jurídica que não seja o Titular de Dados, o Controlador ou o Operador e que esteja autorizado a processar dados pessoais. A Dinamize mantém suboperadores nos setores internos administrativos e em parte de sua área de desenvolvimento e tecnologia. Todos os suboperadores possuem contratos formalizados com cláusulas de sigilo, confidencialidade, responsabilidade e proteção de dados.

A Dinamize possui parceiros comerciais (Partners) que poderão intermediar a relação do cliente que utiliza as plataformas, estes parceiros são considerados operadores em relação ao cliente e suboperadores em relação à Dinamize.

Na sequência, listamos as informações pessoais que coletamos e o motivo pelo qual são coletadas. Caso você tenha presenciado algo alheio ao que consta na presente Política, nos comunique através do canal [email protected] para tomarmos as devidas providências.

Dados de clientes

Os dados dos clientes (dados dos usuários, sócios e contatos) são necessários para cumprimento de obrigação legal ou contratual, tendo em vista que a relação é pactuada via contrato, para manter uma via de comunicação entre o cliente e a Dinamize. Os dados permanecerão enquanto o cliente tiver contrato válido e vigente, podendo requerer o acesso ou atualização por e-mail encaminhado para [email protected] Os dados do cliente serão excluídos quando forem desnecessários ou quando cessar a relação contratual, mantendo apenas o que for estritamente necessário para cumprimento de obrigação legal ou contratual, solucionar divergências, manter a segurança, evitar fraudes e abusos.

Nossos funcionários, terceiros e prestadores de serviços, não estão autorizados a divulgar e comercializar dados de clientes ou dados disponibilizados pelos clientes. Em caso de descumprimento, responderão por tais infrações. Caso você tenha passado por essa situação, ou presenciado algo, nos comunique através do canal [email protected] para tomarmos as devidas providências.

Dados de titulares coletados por meio do site da Dinamize

Os dados dos titulares são coletados pelo site, quando do cadastro do titular para solicitação de ebooks, na participação em webinars, workshops e eventos virtuais ou presenciais voltados para a área de marketing digital. Nesses casos, a Dinamize atua como Controladora e havendo interesse do titular, a coleta e o tratamento dos dados se darão por livre e espontânea liberalidade e consentimento do titular por meio de ferramenta de opt in, disponibilizada no site.

Haverá ainda a coleta de dados pessoais para verificação da interação do titular dentro do site, por meio de utilização de ferramentas como cookies, com a finalidade de oferecer anúncios que interessem ao titular dos dados, considerando seu perfil comportamental.

Os dados pessoais coletados são inseridos e tratados por meio das plataformas Dinamize Mail e a Dinamize Automation, que utilizará de suas próprias formas de automação para oferecer anúncios para os titulares que estejam interessados ou possam ter interesse nos produtos oferecidos pela Dinamize.

A Dinamize armazena os dados em ambientes operacionais que usam medidas de segurança técnicas e administrativas, para prevenir qualquer tipo de tratamento não autorizado.

A Dinamize orienta que os titulares adotem medidas e protocolos adequados, assegurando-se de habilitar apenas as ferramentas de rastreio que estejam em concordância com o uso, bem como fornecendo apenas as informações que consentir que a Dinamize tenha acesso para tratamento, podendo ter alguma limitação de interação dependendo dos dados que optar por restringir.

Enquanto os dados estiverem na nossa base, serão utilizados apenas para as finalidades informadas nesta Política de Privacidade, para oferecer produtos e serviços ou cumprir exigências legais.

O titular pode entrar em contato com a Dinamize em caso de irregularidades referentes ao tratamento dos seus dados, com o objetivo de nos informar das desconformidades através do e-mail: [email protected]

Aqui, listamos alguns direcionamentos para compreender o ciclo de vida do dado, desde sua coleta, até a inativação, cancelamento ou exclusão.

Dos dados dos titulares

Coletado o dado através do site da Dinamize, estes são inseridos nas ferramentas Dinamize Mail e Dinamize Automation para garantir a segurança dos dados que trafegam pela sua rede, uma vez que as plataformas dispõem de Política de Privacidade própria. Assim, os dados são meticulosamente mapeados e rastreados pela própria plataforma garantindo a eficiência do nascimento até o final de seu ciclo.

A Dinamize utiliza o princípio do menor privilégio para maior proteção dos dados de todos os titulares. Isso quer dizer que os operadores de dados somente possuem acesso aos dados essenciais e para finalidades específicas, além de limitar o acesso e mitigar riscos de vazamento de informações, de modo que só há autorização para acessar os dados, quando realmente for necessário para o desempenho de uma finalidade específica.

Por meio dos serviços da Dinamize, poderá ser realizado o tratamento de dados pessoais pelo rastreamento de interação do titular dos dados, da seguinte forma:

Informações demográficas: Informações que possam descrever suas características de comportamento, incluindo localização geográfica, produtos de interesse e informações relacionadas ao perfil de consumo.

• Informações técnicas sobre seus equipamentos computacionais ou dispositivos móveis: rastreamento do registro do endereço IP utilizado para conectar seu computador ou dispositivo à internet, incluindo sua localização geográfica.

• Informações sobre como o titular utiliza o site e serviços: Durante a interação do titular com o site e serviços, são utilizadas tecnologias de coleta automática de dados para capturar informações sobre as ações tomadas. Isso pode incluir detalhes como em quais links clicou, quais páginas ou conteúdos visualizou e por quanto tempo, e outras informações e estatísticas semelhantes sobre suas interações, como tempos de resposta a conteúdo, erros de download e duração das visitas a determinadas páginas. Essas informações são capturadas por meio de tecnologias automatizadas, como cookies. O titular tem a possibilidade de se opor à utilização de tais tecnologias, por meio de configurações disponibilizadas em seu próprio navegador.

• Contatos com o Serviço de Atendimento ao Consumidor e Central de Vendas: as interações com o Serviço de Atendimento ao Consumidor e Central de Vendas podem ser gravadas ou ouvidas, e seu armazenamento será de até 3 dias, de acordo com as leis aplicáveis para necessidades operacionais da Dinamize. Quando exigido por lei, o cliente ou titular será informado sobre tal gravação ainda no início de sua chamada.

• Dados Pessoais Sensíveis: A Dinamize não coleta dados pessoais sensíveis, dessa forma não temos a intenção de coletar ou processar dados pessoais sensíveis no curso normal das interações com o titular.

• Dados de Criança e Adolescente: A Dinamize não trata dados pessoais de crianças e adolescentes, pois os produtos e serviços oferecidos são incompatíveis com a coleta de dados pessoais de crianças e adolescentes.

Cookies e arquivos de registro (log)

Também é possível que haja coleta de informações por meio de cookies, arquivos de registros (log) e similares. Os cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser colocados no seu computador ou dispositivo portátil por sites ou serviços na web que você utiliza. São utilizados para garantir o bom funcionamento de sites e demais serviços online, assim como para fornecer informações aos proprietários do site ou serviço online.

Cookies são utilizados para melhorar o uso e a funcionalidade dos sites e demais serviços na web, compatíveis com a Dinamize, bem como entender melhor como os titulares dos dados utilizam os sites e serviços online, ferramentas e serviços por eles oferecidos. Os Cookies facilitam o processo de adaptar os sites às necessidades pessoais do titular, facilitando sempre que possível o seu uso e recebendo feedback de satisfação.

A Dinamize habilita em seu site ou serviço, os seguintes tipos de Cookies:

Os sites e serviços compatíveis da DINAMIZE também podem usar outras tecnologias de rastreamento similares a Cookies, que podem coletar informações tais como endereços IP, arquivos de registro e sinalizadores da web, dentre outras. Esses dados também são utilizados para ajudar o titular a adaptar os sites e demais serviços compatíveis para atender as necessidades pessoais do titular dos dados.

Veja mais detalhes a seguir:

• Tratamento de problemas técnicos;
• Manutenção da proteção e segurança dos sites e demais serviços online da DINAMIZE;
• Obter uma melhor compreensão de como os sites e demais serviços online são utilizados;
• Adaptar nosso conteúdo às suas necessidades, dependendo da sua localização geográfica.

• O tipo de navegador e o sistema utilizado pelos titulares nos sites ou serviços online;
• Detalhes sobre a sessão do titular, incluindo a URL de origem, a data, hora e quais páginas o titular visitou nos sites, serviços
compatíveis e quanto tempo o titular permaneceu utilizando-os;
• Demais detalhes de navegação ou de contagem de cliques, incluindo relatórios de tráfego do site, contagem de visitantes únicos e dados similares.

• Personalizar anúncios que são exibidos em sites e serviços compatíveis de terceiros;
• Usar esses dados obtidos pelo pixel de terceiros para exibir ao titular outros anúncios que acredita ser relevante ou de interesse do titular com base no seu comportamento anterior;
• Entender como o titular abre, clica, interage e responde a campanhas de e-mail;
• Relatórios de tráfego dos sites e serviços compatíveis;
• Realizar a contagem de visitantes únicos, auditoria e relatórios de propaganda de e-mail, e personalização dos sites e demais serviços compatíveis.

Tratamento Automatizado

O Tratamento automatizado é realizado para elaboração de perfil comportamental de consumo do titular de dados. Os critérios não adotam diretrizes discriminatórias, podendo o titular solicitar a revisão de decisão e informações sobre os critérios adotados para a tomada de decisões automatizadas.

Compartilhamento de Dados

A Dinamize não licencia ou vende os dados pessoais dos titulares para empresas terceiras para suas próprias finalidades de marketing.

Os dados pessoais serão compartilhados com terceiros apenas nas seguintes hipóteses:

• Quando requerido pela lei aplicável;

• Em resposta a procedimentos legais ou a pedido da autoridade legal competente;

• Para proteger os direitos, privacidade, segurança ou propriedade da Dinamize; ou

• Para fazer cumprir os termos de qualquer acordo;

• Em cumprimento da Política de Privacidade ou os termos do nosso site, produtos e serviços.

Haverá compartilhamento de dados pessoais com terceiros, como provedores de serviços utilizados pela Dinamize, para auxiliar a operar o negócio. Provedores de serviços e seus suboperadores só estão autorizados a acessar os dados pessoais em nome da Dinamize para as tarefas específicas, que forem requisitadas a eles com base em nossas instruções diretas. Nossos provedores de serviços são obrigados contratualmente a manter os dados pessoais que tiverem acesso confidenciais e seguros e, em casos de violações, respondem solidariamente, conforme a legislação vigente.

As funções nas quais a Dinamize possui suboperadores e que podem ter acesso aos dados pessoais dos titulares são: serviços de infraestrutura de rede, área de desenvolvimento e Tecnologia, atendimento comercial, marketing e administrativo interno.  

Caso a Dinamize seja adquirida por, ou fundida com, outra empresa, incluindo por motivo de falência, haverá o compartilhamento de dados pessoais com os sucessores legais, respeitando as exigências da legislação vigente

Embora nenhuma organização possa garantir uma segurança perfeita, a Dinamize adota medidas de segurança administrativas, técnicas e físicas adequadas para garantir que os dados pessoais sejam mantidos de forma confidencial e segura. Entretanto, a proteção não alcança as informações que o titular tenha escolhido compartilhar em áreas públicas, como redes sociais de terceiros.

Pessoas que podem acessar os dados pessoais de titulares: os dados pessoais serão processados por nossos colaboradores que precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais os dados pessoais tenham sido recepcionados/coletados.

Medidas tomadas em ambientes operacionais: os dados pessoais são armazenados em ambientes operacionais que usam medidas de segurança técnicas e administrativas, para prevenir qualquer tipo de acesso não autorizado e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.

A Dinamize está atenta para o cumprimento das normas relativas à proteção de dados. Assim, em caso de constatação de um incidente de segurança, a Dinamize adota as medidas internas já repassadas a todos os colaboradores; efetua as comunicações necessárias de acordo com o determinado na legislação vigente e informando, quando necessário, as medidas que devem ser adotadas pelo titular de dados para retomar, em conjunto com a Dinamize, a segurança de seus dados.

Contamos também com você para relatar possível incidente de que tenha conhecimento, nos informando o mais breve possível por meio de contato: [email protected]

O armazenamento de dados da Dinamize se dá pelas plataformas, que, por sua vez, utilizam o servidor Amazon Web Service – AWS, alocado em Ohio, Estados Unidos das Américas.

A transferência internacional de dados pessoais para terceiros, conforme estabelecido na Política de Privacidade da plataforma, é realizada buscando assegurar que o local de destino, os meios de transferência e o agente de tratamento observe o mesmo nível de garantia previsto na legislação de proteção de dados aplicável, bem como a observância de quaisquer regras vinculantes aprovadas pelos órgãos regulamentadores.

Os dados poderão transitar por servidores utilizados para envio de email. Os servidores são: OVHcloud, com servidores alocados na Austrália, Canadá, Estados Unidos das Américas, Europa, Reino Unido e Singapura; ALTUS, com servidores alocados no Brasil, Europa e Reino Unido; ESECUREDATA, com servidor alocado na Europa; e SINGLEHOP/INAP, com servidores alocados na Europa e nos Estados Unidos das Américas.

São direitos dos titulares dos dados:

• Confirmar a existência de dados tratados e saber quais e como estão sendo tratados.
• Solicitar a alteração dos dados já coletados.
• Solicitar que determinada informação coletada não seja utilizada para determinado fim.
• Solicitar o cancelamento ou revogação, bem como a exclusão de seus dados tratados.
• Solicitar a revogação de consentimento para realizar o tratamento.
• Se opor em relação ao tratamento de determinado dado.
• Solicitar esclarecimentos acerca do dado tratado.

Por exemplo, se você quiser exercer seus direitos, poderá solicitar informações à Dinamize para descobrir se mantemos ou processamos seus dados, como o nome e e-mail, como tratamos esses dados e com quem compartilhamos.

Ao obter informações sobre o tratamento, você poderá escolher que a Dinamize não utilize o e-mail para envio de anúncios sobre seus produtos e serviços, momento em que o tratamento de seus dados não será mais realizado.

Supondo que você descubra que tem dois e-mails cadastrados, pode solicitar que um determinado e-mail deixe de ser utilizado, ou ambos sejam excluídos, podendo indicar outro que seja atualizado.

Caso você tenha dado consentimento expresso para tratamento de dados é possível solicitar a revogação do consentimento, respeitadas as limitações técnicas e a boa-fé esperada do titular, considerando os benefícios auferidos.

As solicitações dos titulares que digam respeito aos dados e ao tratamento serão respondidas diretamente para o titular ou procurador constituído. O prazo para resposta inicia depois de verificada a titularidade, respondendo imediatamente de forma simplificada, ou no prazo de 15 (quinze) dias úteis de forma completa, sempre respeitando as informações confidenciais da empresa. Todas as solicitações deverão ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Com a solicitação dos dados do titular, confirmado o acesso e tratamento de seus dados, poderá solicitar a exclusão por completo ou anonimização, de forma a não ser possível a sua identificação.

Se a Dinamize tiver uma justificativa legal para não atender qualquer solicitação imediatamente, responderemos explicando as razões que nos impedem de atender à solicitação.

Nossos funcionários, terceiros e prestadores de serviços, não estão autorizados a divulgar e comercializar dados do titular. Em caso de descumprimento, responderão por tais infrações. E caso você tenha passado por essa situação, ou presenciado algo, nos comunique através do canal [email protected] para tomarmos as devidas providências.

De acordo com a legislação vigente, a Dinamize utiliza seus dados pessoais por quanto tempo for necessário, para satisfazer as finalidades para as quais foram coletados, conforme descrito nesta política, ou para cumprir com os requerimentos legais aplicáveis.

Quando do término do tratamento de seus dados pessoais, estes serão eliminados no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação nas hipóteses de configuração de necessidade legítima, legal ou contratual da Dinamize, ou ainda para solucionar divergências, manter a segurança, evitar fraudes e abusos.

A Dinamize preza pelo cuidado com as informações e dados que coleta, afinal, sem a existência desse zelo, não é possível realizar conquistas e atingir o sucesso perante nossos clientes.

Importante dizer que, antes de proteger o dado de terceiros, TODOS somos titulares de dados e queremos que nossa privacidade também seja respeitada, de modo que, quando vislumbrada e consentida, seja para benefício recíproco, legítimo e transparente.

Sempre que a Dinamize decidir modificar a forma que tratamos os dados pessoais, esta Política será atualizada. Nos reservamos o direito de fazer alterações às nossas práticas e a esta Política a qualquer tempo, desde que mantida a conformidade com a legislação vigente. Se fizermos isso, publicaremos a Política de Privacidade revisada e atualizaremos a data de “Última Atualização” na parte superior.

Caso sejam feitas alterações relevantes de uma nova Política de Privacidade, iremos informá-lo para conhecimento.

Caso tenha alguma dúvida, nos sinalize via e-mail [email protected] Será um prazer esclarecer.

O Encarregado de Proteção de Dados, também conhecido como Data Protection Officer (DPO), é a pessoa indicada para atuar como canal de comunicação com os titulares e Agência Nacional de Proteção de Dados.

A Dinamize elegeu a Smart Data Tecnologia Ltda., representada por Mariana de Braga Marcos, para atuar como DPO, podendo ser contatada pelo e-mail: [email protected], telefone: +55 11 40071251.-

Entre em contato com o DPO em caso de dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a coleta e tratamento de seus dados.

política de privacidade

Quando você acessa um site, um ecommerce, um blog ou qualquer plataforma digital que exige algum tipo de cadastro, os seus dados podem ser coletados. Por isso, é comum ver uma página com informações sobre política de privacidade.

A política de privacidade é uma mensagem que explica como os dados dos visitantes de um site serão tratados. Ela é essencial para qualquer empresa e profissional que tem um site, pois a sua página precisa ter respaldo jurídico.

Também é fundamental conquistar a confiança dos usuários e demonstrar credibilidade. Com uma política de privacidade, você garante transparência para seus visitantes.

Quer entender como criar uma política de privacidade? Então, continua lendo esse artigo para ver algumas dicas sobre isso! Você vai saber:

  • O que é uma política de privacidade;
  • Qual sua importância e relação com a LGPD;
  • Como criar uma política de privacidade.

Vamos lá!


política de privacidade O que é uma política de privacidade?

A política de privacidade informa aos usuários quais são os seus direitos, formas de uso, garantias, dados recolhidos e processamento de dados. Em resumo, ela esclarece todas as práticas adotadas por um site, app ou outro tipo de provedor.

Ela também pode aparecer nos sites com o nome “termos de uso e condições de segurança”. Geralmente, essas páginas pedem para que o visitante concorde com os termos ao preencher algum cadastro ou iniciar o uso da plataforma.

Quando alguém visita uma página, essa pessoa deixa rastros de navegação ali, como por exemplo as páginas que ela visitou recentemente, fontes de tráfego que informam a origem do visitante ou a localização dele.

Geralmente, esses dados são usados para fins de marketing digital. Portanto, uma política de privacidade deve esclarecer isso justamente para deixar o usuário mais tranquilo.


Qual sua importância e relação com a LGPD?Qual sua importância e relação com a LGPD?

Com o surgimento do Código de Defesa do Consumidor, as empresas começaram a ser responsabilizadas em casos de perda ou vazamento de dados dos usuários. E com a Lei de Proteção de Dados, vieram mais mudanças ainda.

A lei estabelece garantias e direitos para os proprietários dos dados e reitera a responsabilidade civil de órgãos públicos e privados em caso de uso indevido das informações. Provedores de serviços digitais devem manter total sigilo quanto aos dados, por exemplo.

Sabendo disso, ter uma política de privacidade mantém o seu negócio dentro da lei. Afinal, esse documento se torna um tipo de contrato entre os proprietários dos sites e os visitantes, regendo sua relação.

Além disso, o compromisso com a segurança de dados traz mais confiança e transparência para as empresas, evitando o bounce rate nos sites.

Com a política de privacidade, você está protegendo não só o usuário como também a sua empresa. Afinal, se o usuário concorda com os termos, você terá permissão de usar os dados como foi informado (desde que esteja conforme a lei).

Caso você queira criar uma landing page para vender um produto ou captar leads, você deve, também, ter uma política de privacidade, até mesmo porque essa é uma exigência do Google. É importante deixar os termos disponíveis em todas as páginas que contém formulários de contatos.


Como criar uma política de privacidade?

Como criar uma política

Ao criar uma política de privacidade, informe para qual finalidade os dados do visitante serão utilizados e qual a periodicidade de um futuro contato (no caso de formulários).

Além disso, há outras coisas que devem estar no documento. Veja a seguir as nossas dicas para fazer uma política de privacidade perfeita.

Responda as dúvidas dos usuários

Semelhante a um FAQ, você precisa responder todas as dúvidas dos seus visitantes. Alguns exemplos de itens que não podem faltar em uma política de privacidade e que geralmente são preocupações constantes das pessoas:

  • Informe em que páginas e situações os dados do usuário serão coletados;
  • Fale quais informações serão coletadas. Ex: nome, sobrenome, email, etc;
  • Alerte o usuário se há coleta de cookies e web beacons, mesmo que esses dados sejam recolhidos por parceiros como o Google Analytics;
  • Relate as políticas de segurança do seu site;
  • Esclareça como funcionam os botões de compartilhamento em redes sociais.

Faça uma política de privacidade adequada ao seu modelo de negócio

Se você tem um ecommerce, por exemplo, sua política de privacidade será diferente da de uma rede social. Portanto, não adianta nada copiar e colar um documento padrão de outro lugar. Afinal, esses dois modelos de negócio não tem nada a ver.

As informações coletadas mudam muito de acordo com os modelos de negócios dos empreendedores. É preciso que o seu documento seja pertinente em relação à sua área de atuação. Então, considere isso.

Esclareça qual é a finalidade dos dados

Explique para onde os dados do usuário vão e o que será feito com eles. E se você vai passar esses dados a terceiros, isso também precisa constar no documento. Mostre quem são esses parceiros e o que eles farão com as informações.

Por exemplo, se sua empresa coleta dados para envio de newsletter, adicione essa informação no documento e também avise qual será a periodicidade do envio.

Respeite a legislação da sua área

Pesquise sobre o Código de Defesa do Consumidor, o Marco Civil da Internet e qualquer outra legislação que exista dentro do seu setor. Se você atua como advogado, por exemplo, é importante ficar atento ao Código de Ética e Disciplina da OAB e do Estatuto da Advocacia.

Colete apenas os dados necessários

Como o próprio Marco Civil da Internet fala, qualquer obtenção de dados que não faz sentido dentro do seu modelo de negócio pode ser considerada inadequada. Portanto, colete apenas o que for necessário.

Se no seu site não há transações financeiras, então por que coletar os dados dos cartões de créditos das pessoas que se cadastram? Isso pode gerar sérios problemas para sua empresa. Ao coletar apenas o necessário, você se protege e se isenta da responsabilização em caso de vazamentos.

Leia também: Como usar dados para prospecção B2B da forma correta

Se você tem dúvidas sobre como criar esse documento, existem algumas ferramentas que podem ajudar, como por exemplo o Gerador de Política de Privacidade da Nuvemshop. Segundo a empresa, o serviço está em conformidade LGPD, portanto, pode ser usado para contar com uma Política de Privacidade bem estruturada.


Conclusão

Podemos concluir que ter uma política de privacidade é obrigatório para qualquer empresa que deseja estar de acordo com a lei e que quer conquistar a confiança de seus clientes. Quanto mais transparente for a relação entre um negócio e seus consumidores, melhores serão os seus resultados. Então, não deixe de fazer o seu documento!

E aí, curtiu? Então, leia também:
O que é AMP e como configurá-lo para aumentar a velocidade de carregamento do seu site?

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