Call to Action – Como aumentar a taxa de conversão com CTA

Por Dicas, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

call to actionO CTA ou Call to Action é um termo que, em português, significa chamada para ação. Ele é um item indispensável para quem pensa em fazer estratégias de marketing que aumentem as taxas de conversão. E assim como na vida real, o CTA é um convite para que o lead ou cliente realize uma ação.

Na vida, muitas vezes precisamos convidar as pessoas para fazer algo que queremos que elas façam. Convidamos nossos amigos para presenciar nossas festas de aniversário, convidamos profissionais para participar de nossos projetos e assim por diante. No marketing digital, o mesmo precisa ser feito, ou seja, precisamos convidar o usuário para uma próxima etapa em nossa estratégia.


O que é um Call to Action?o que é call to action

No marketing, o Call to Action (CTA) é uma mensagem que pode ser colocada em artigos, landing pages, email marketing e outras peças publicitárias, com o objetivo de gerar uma resposta imediata no consumidor. Entretanto, eles não servem apenas para encorajar vendas, mas também para incentivar outras ações importantes, como o download de materiais ricos, por exemplo.

Os CTAs são artifícios muito usados no inbound marketing, direcionando visitantes até landing pages para o preenchimento de formulários. O uso deles é fundamental para que você convide as pessoas a tomarem o próximo passo no funil de vendas. O grande benefício dessas chamadas é que elas não são invasivas, nem forçadas.

Um call to action deixa claro ao lead qual a ação ele deve seguir. Por exemplo, se um lead está lendo um artigo em seu blog, e não há um CTA informando à ele a próxima ação, como um download de um ebook de material complementar ao artigo, é provável que ele saia da página sem deixar seus dados.

No entanto, se houve uma chamada para que ele baixe o material rico que complementa o artigo que está lendo, possivelmente esse visitante entrará para o topo do funil de seu funil de marketing.


Já sabemos que a função central do Call to Action é levar o cliente a realizar a ação esperada. No entanto, dentro desse âmbito, existem outras funções mais específicas que um CTA pode ter, e nós vamos explicar cada uma delas agora.

Então, vamos ver os objetivos mais comuns dos CTAs no marketing digital abaixo.

1. Assinar uma newsletter

Um dos objetivos de um Call to Action pode ser encorajar os clientes a assinarem a newsletter no site. Então, quando alguém assina a sua newsletter, significa que a pessoa está realmente interessada no seu conteúdo e que você poderá aprofundar os seus textos.

Através desse CTA, você conseguirá gerar um lead e poderá enviar conteúdos personalizados por email marketing de acordo com a etapa no funil de vendas que o seu cliente se encontra.

Exemplo: Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


2. Ler outro post

Outro CTA muito comum em blogs são links que direcionam o visitante diretamente para outros posts relacionados com aquele que ele já está lendo. Assim, você estará propiciando mais informações complementares ao seu texto, adicionando conhecimentos extras e aumentando o tempo de permanência no seu blog.

Exemplo: Leia também nosso guia completo sobre produção de conteúdo!


3. Fazer um download

Oferecer materiais ricos, como e-books, white papers e pesquisas exclusivas é um ótimo jeito de capturar leads. Dessa forma, você demonstra que é uma autoridade no seu nicho e ainda coleta os dados de seus prospects através de um formulário.

Exemplo: Baixe nosso e-book gratuito sobre gestão de redes sociais!


4. Seguir e compartilhar nas redes sociais

No final dos seus posts, você também pode utilizar Calls to Action que incitem o cliente a seguir sua página nas redes sociais e a compartilhar o conteúdo. Com essa estratégia, sua marca conseguirá mais seguidores e terá mais chances de ser divulgada e promovida por outras pessoas.

Exemplo: Gostou do conteúdo? Então siga a gente nas redes sociais e compartilhe esse post!


5. Teste Grátis

A disponibilização de uma amostra grátis ou um teste gratuito por um tempo determinado de um produto ou serviço é um ótimo CTA para atrair novos prospects e fazer o potencial cliente avançar para uma etapa de fundo de funil.

Exemplo: Teste grátis o nosso software por 7 dias!


6. Inscreva-se

Outro ótimo call to action é a chama para a inscrição. Muito utilizada para eventos online, como webinars, treinamentos e muitos outros. O inscreva-se traz a sensação de inclusão e bem como, deixa claro ao usuário qual ação ele irá tomar.

Exemplo: Inscreva-se em nosso webinar sobre marketing digital! É grátis!


Há também outros CTAs bastante utilizados e que trazem bons resultados nas conversões, como:

  • Adicionar ao carrinho;
  • Compre agora;
  • Clique aqui;
  • Entre em contato;
  • Saiba mais;

E muitos outros exemplos de chamadas. Normalmente verbos que indiquem ações são ideias para serem utilizados no call to action.


Dicas para criar CTAs que convertemcta converte

Além de aplicar os exemplos de chamadas apresentados acima, há diversas dicas que os profissionais de marketing podem aplicar em suas estratégias para criar CTAs mais eficazes. São elas:

  • Cor e tamanho de fonte diferente: os CTAs precisam atrair a atenção do usuário. Portanto, uma cor de destaque que o diferencie do restante da página ou do corpo do email marketing, assim como o tamanho da fonte diferenciado trará o destaque necessário;
  • Benefício em destaque: o benefício que o usuário terá ao converter na oferta deve estar em destaque. Se possível, coloque o benefício já no CTA. Exemplo: Download do ebook;
  • Seja direto: no call to action use frases curtas. Dê preferência para duas ou três palavras no máximo, para utilizar em seu CTA;
  • Senso de urgência: uma página pode ter diversas distrações para seus visitantes. Por isso, utilizar o senso de urgência, demonstrando que a oferta é por tempo limitado, impulsionará o usuário a agir imediatamente.

3 tipos de Calls to Action que convertemcta tipos

Já falamos sobre os diferentes objetivos e funções que um CTA pode ter na Internet e demos exemplos para cada um deles. Mas como fazer esses Calls to Action e qual tipo é o ideal para a sua estratégia?

Acompanhe.

1. Links em texto

Talvez o tipo de Call to Action mais comum e fácil de ser desenvolvido, os links em forma de texto são muito usados nas estratégias de link building de blogs e websites. Através deles, os visitantes podem acessar páginas relacionadas ao conteúdo que estão lendo. Podem ser usados tanto em websites quanto em e-books e no email marketing.

A escolha das palavras certas nesse tipo de CTA é fundamental para que ele seja efetivo. Se você quer direcionar seu visitante para um artigo sobre automação de marketing, por exemplo, é importante mencionar o título do artigo ou pelo menos uma parte do título. Isso também fará muita diferença no desempenho do SEO do seu site.

Veja o exemplo abaixo:

CTA link no texto


2. Banners

Banners são imagens com informações mais complexas do que um botão normalmente tem. Além disso, eles podem ter formatos variados, sendo muito usados na lateral dos sites, no meio ou no final de um blogpost, nas redes sociais e em redes de display.

Entretanto, eles são compostos por arte e copywriting, e têm o objetivo de convidar o visitante a clicar ali e acessar algum conteúdo ou oferta interessante, relacionados ao tema que o lead está lendo. Por essas características, certamente é o tipo de Call to Action perfeito para chamar a atenção.

Um bom exemplo é um banner que usamos aqui no site da Dinamize para divulgar nosso podcast no Spotify sobre dicas de marketing e comunicação.

CTA como banner


3. Botões

Os botões são CTAs muito conhecidos e presentes em páginas de sites, páginas de venda, ecommerces, formulários de campanhas de email, dentre outros. Esse tipo de chamada ajuda o usuário a concluir uma ação de maneira precisa e chamativa, mas que não ocupe tanto espaço quanto o banner.

Geralmente, CTAs de botões são feitos com textos bem curtos e diretos. Na hora de realizar uma compra, por exemplo, é recorrente que os compradores cliquem em algum botão com o texto “Concluir compra”.

Como você pode ver na imagem abaixo, na página principal da Dinamize é possível clicar em um botão para requisitar uma conta teste da nossa ferramenta de automação, o Dinamize Automation.
CTA no botão

Uma sugestão, principalmente para quem faz ações de email marketing, é utilizar o recurso de Teste A/B para identificar qual CTA tem a melhor taxa de conversão.

Para concluir, os Calls to Action podem ajudar muito a sua marca a aumentar as taxas de conversão no ambiente digital, afinal, é preciso se comunicar com os clientes através do incentivo certo para que eles cheguem aonde você quer.

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