O que é IaC (Infrastructure as Code)?

Por Capa, Dicas, Tecnologia

IaC Infrastructure as Code

IaC Infrastructure as Code

IaC, sigla para Infrastrutcure as Code, é uma metodologia que consiste em transformar as definições de infraestrutura – como por exemplo servidores, load balancers, dispositivos de bloco e VLANs – em código e usar esse código para provisionamento e manutenção dos ambientes.


Benefícios de adotar IaC

Os benefícios de adotar IaC são muitos. Portanto, veja a seguir alguns deles.

Padronização

As definições como nomenclaturas, tipos de instâncias de máquinas, endereçamentos IP e tudo que for relacionado à infra passa a adotar padrões que facilitam o dia a dia dos times de Operações.

Automação

Com a ajuda da IaC, toda a infraestrutura do seu produto pode ser provisionada e mantida de forma automatizada, despendendo um menor tempo para construção de ambientes.

Recuperação

Em caso de problemas com seu provedor de infraestrutura ou com componentes da sua infraestrutura, você pode recuperar seu serviço com mais agilidade e garantia de funcionamento.

Documentação

O código da sua infraestrutura não deixa de ser uma documentação que facilita o entendimento do projeto e o onboarding de novos colegas no time.

Evolução

Caso passe a suportar uma nova variante de sistema operacional, ou a utilizar um novo mecanismo de autenticação, você codifica e aplica para toda sua infraestrutura de uma só vez.

Gestão

Por fim, é muito mais simples adicionar ou modificar poucas linhas de código e elas refletirem mudanças substanciais em todos componentes da infraestrutura. Se precisa, por exemplo, modificar os servidores de DNS das suas máquinas, basta codificar uma mudança e aplicar para centenas de hosts em uma única vez.

E aí, na sua empresa você já adotou IaC? Conta pra gente!

iac - Infrastructure as Code


Leia também:

Por que você deveria utilizar mensageria na sua aplicação

Tecnologia de ponta


Autor


Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro

Senior professional working on IT since 1999 and currently working as IT Operations Lead, I have experience in private and public cloud infrastructure, automation, provisioning and scaling. Also have advanced skills in application performance, monitoring and metrics. In 21 years of IT experience, I have 10 years background as front and backend software developer and another 11 as system administrator. My current mission is to lead IT Operations and Platform Workloads at Dinamize - a first class player in Marketing Automation in Brazil. Monitoring, infrastructure automation, performance and software architectute are my highest level skills. I'm absolutely optimistic, friendly and I love to code in Golang + InfluxDB and broadcast that to everyone.

Veja conteúdos do Autor