Marketing farmacêutico: as melhores dicas para colocar sua estratégia em prática

marketing farmaceutico

O marketing farmacêutico é uma medida extremamente eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas. Esse tipo de estratégia pode ser aplicada em diferentes empresas do setor, que consiste em ações específicas para esse nicho de mercado.

Existem várias particularidades que precisam ser conhecidas e respeitadas no marketing farmacêutico, assim como outras estratégias de marketing digital da área da saúde. A publicidade de medicamentos tem regras e leis que regem as ações realizadas, o que exige preparo dos profissionais que atuam na área.

Mesmo com as restrições, o marketing farmacêutico é muito eficiente para atrair clientes e existem diversas estratégias e táticas de marketing para se usar no setor.

Sendo assim, venha ler este post para entender o que é o farmacêutico e como criar ações para conquistar e fidelizar clientes.


marketing farmaceuticoPrimeiramente, o que é marketing farmacêutico?

Assim como em outras áreas, o marketing farmacêutico é uma estratégia com a intenção de atrair e fidelizar clientes, no ramo de farmácias, drogarias e empresas do setor.

A princípio, pode até parecer que é como qualquer outra estratégia de marketing. No entanto, é preciso ter dedicação para conhecer o setor farmacêutico, pois é uma área que envolve a saúde e vida das pessoas — assim como o marketing médico.

Dessa maneira, órgãos como o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) têm recomendações e regulamentos sobre esse tipo de atividade.

O marketing na área da saúde apresenta alguns desafios, mas nada que não possa ser entendido e adequado para gerar benefícios. Como em qualquer outro setor que investe em publicidade, o marketing farmacêutico precisa de branding, conteúdos valiosos, relacionamento com o público e outros aspectos que fortalecem a imagem da empresa e geram vendas.


marketing farmaceuticoO que faz o profissional de marketing do ramo farmacêutico?

A presença online já virou obrigatória para qualquer empresa que queira sobreviver no mercado. Atualmente, a transformação digital mudou a maneira como as pessoas consomem conteúdo e fazem compras, sobretudo após a pandemia.

Isso fez com que houvesse um aumento da demanda por profissionais no marketing digital. Porém, o marketing farmacêutico tem suas diferenças e o profissional precisa ter conhecimentos específicos para atuar no setor.

Sendo assim, algumas das atividades realizadas são:

  • analisar e interpretar o comportamento dos consumidores;
  • propor ações para aumentar a captação de clientes;
  • monitorar a satisfação do público;
  • desenvolver ações e campanhas para atrair, converter e fidelizar clientes;
  • tomar decisões estratégicas de marketing;
  • monitorar a concorrência;
  • elaborar um planejamento com atividades e ações de publicidade;
  • definir estratégias de promoção e vendas;
  • fazer controle orçamentário;
  • criar canais de comunicação e outras atividades.

marketing farmaceuticoQuais tipos de empresas precisam investir em farmacêutico?

De maneira geral, quando citamos o marketing farmacêutico pensamos apenas em farmácias e drogarias. Entretanto, existem outras empresas que podem se beneficiar das estratégias digitais, como:

  • empresas de logística farmacêutica;
  • farmácias magistrais;
  • distribuidoras de medicamentos;
  • indústrias farmacêuticas, cosméticas e de alimentos;
  • laboratórios de análises clínicas;
  • varejo farmacêutico.

marketing farmaceuticoO que se deve ter atenção nesse tipo de marketing?

Todas as empresas que lidam com questões que envolvem saúde, bem-estar e a vida de pessoas devem ter cuidados especiais. Portanto, a estratégia de marketing farmacêutico tem suas diferenças das demais — principalmente por seguir normas e leis específicas.

A comunicação entre empresas farmacêuticas e o público precisa considerar alguns pontos, dentre os quais:

  • seguir as regras da RDC 44-09 sobre a realização de delivery e tele-entrega;
  • só são permitidas campanhas com imagens de medicamentos que são precisam de prescrição médica;
  • os medicamentos e produtos devem ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • as campanhas publicitárias precisam mostrar o nome comercial do medicamento, a substância ativa, advertência obrigatória de lei, indicação médica e número de registro na Anvisa;
  • respeitar as regras de publicidade criadas pelo governo na divulgação do programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

marketing farmaceuticoO que fazer em uma estratégia de marketing farmacêutico?

Com todos esses pontos esclarecidos, aprenda algumas táticas que podem ser implementadas para colocar em ação suas estratégias de marketing farmacêutico — Em caso de dúvidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem um documento com a regulamentação que define regras para publicidade de medicamentos e correlatos.

Dito isso, acompanhe o que é possível fazer no marketing farmacêutico.

Trade marketing

O trade marketing é uma estratégia capaz de aumentar as vendas ao posicionar as mercadorias de forma estratégica no ponto de venda. Dessa maneira, o posicionamento dos produtos consegue estimular o desejo e o consumo, seja em canais de distribuição de varejo ou atacado.

A exposição estratégica de mercadorias (inclusive em canais online de vendas) traz resultados muito positivos. Há aumento na visibilidade, posicionamento de mercado, maior competitividade no mercado e outras vantagens.

A distribuição de produtos no ponto de venda físico ou online tem a capacidade de influenciar a decisão do consumidor. Por isso, o trade marketing é uma estratégia bastante eficiente para aumentar as vendas.

Invista em marketing de conteúdo

As ações de marketing de conteúdo são válidas para qualquer área, inclusive a farmacêutica. Ter uma página onde você pode publicar conteúdos voltados à saúde e produtos é uma forma eficaz de captação de novos clientes.

A atração por meio de conteúdos relevantes é um dos princípios do Inbound Marketing. Com isso, blogposts e outros materiais atraem os visitantes, que são convertidos em leads e nutridos até que estejam prontos para realizar a compra.

Programa de fidelização

Muitas das vendas de medicamentos são feitas para pessoas que necessitam da compra recorrente desses fármacos. Sendo assim, por que você perderia a oportunidade de fidelizar os compradores para que eles sempre comprem da sua empresa?

Uma opção bem interessante no marketing farmacêutico é a criação de programas de fidelidade. Esse tipo de ação garante que os clientes retornem para comprar do seu estabelecimento com recorrência. Para isso, são oferecidos benefícios como:

  • promoções;
  • ofertas exclusivas;
  • descontos;
  • bonificações.

Essas são apenas algumas das ações que podem ser aplicadas no marketing farmacêutico. Porém, existem muitas estratégias eficazes, mas a escolha das ações depende da sua persona. Nesse sentido, é importante considerar o perfil do público para encontrar as melhores soluções e que tenham resultados interessantes.

Não deixe de seguir nossas redes sociais para conferir todas as novidades de marketing! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: