Marketing Digital para iniciantes: veja como começar uma estratégia do zero!

marketing digital para iniciantesEmpresas que querem crescer precisam encontrar meios de facilitar esse processo. A internet tem se mostrado o principal meio para construir uma audiência e atrair os olhares do público. Afinal, dados do governo mostram que 82,7% das residências no país têm acesso à internet. Isso demonstra que a web agrega uma imensa parcela populacional e, portanto, é um espaço interessante para apresentar marcas ao público. Dito isso, é preciso entender como começar a criar uma presença online.

Por aqui, você vai encontrar um guia de marketing digital para iniciantes, que mostra como começar do zero para depois atrair audiências cada vez maiores e aumentar vendas na web.

Diante de tantas mudanças e avanços no marketing, venha entender como iniciar seus conhecimentos no marketing digital!


marketing digital para iniciantesO que é marketing digital?

Para explicar o que é marketing digital, nada mais sensato do que utilizar a definição de Philip Kotler, um dos maiores gurus da área: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados”.

Desse modo, o marketing digital é como uma ferramenta de negócios, a fim de atrair clientes e gerar vendas. Esse formato também é considerado como uma evolução do marketing tradicional, em que se utilizam tecnologias digitais, técnicas e estratégias em determinado mercado.

A partir da estruturação e planejamento, as ações de comunicação são criadas para divulgar empresas e produtos, criar relacionamentos entre marcas e clientes, comercializar produtos e conquistar novos consumidores. O marketing digital influencia muitas decisões e está presente no nosso dia a dia.

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marketing digital para iniciantesPor que o marketing digital é importante para as empresas?

A transformação digital é um caminho sem volta. Além disso, as marcas que não se adaptarem rapidamente não terão um futuro tão promissor.

Nesse contexto em que as pessoas têm mais acesso à internet, as marcas também estão investindo cada vez mais no digital para alcançar esse público. As redes sociais, por exemplo, fazem parte do marketing digital e são formas de comunicação e divulgação bastante eficientes.

Um dos aspectos mais interessantes no marketing digital é a possibilidade dos usuários irem atrás das marcas ou a descobrirem na própria internet. As campanhas online também são criadas com foco em público específico, diferentemente do que acontecia no marketing tradicional — em que as propagandas eram criadas visando uma audiência geral e sem conseguir acompanhar em detalhes os resultados dessas ações.

Dessa forma, é possível criar ações mais direcionadas, focar em quem seria o cliente ideal da empresa, posicionar a marca, gerar mais vendas, acompanhar os resultados das campanhas e muito mais.

O bom e velho ditado que diz que quem não é visto, não é lembrado, ganha ainda mais força a partir do advento do marketing digital — assim os consumidores conhecem a marca, compram seus produtos e podem ser fidelizados.


marketing digital para iniciantesAs diferentes áreas estratégicas do marketing digital

Depois de ter um entendimento geral sobre o que é o marketing digital, é necessário compreender em quais áreas se criam essas estratégias.

Por isso, conheça quais são as principais estratégias aplicadas na internet.

Marketing de buscas

Quando você tem alguma dúvida ou quer pesquisar por um produto, o que você faz?

Provavelmente recorre ao Google, assim como milhões de pessoas no mundo. Portanto, os buscadores online são ferramentas estratégicas no marketing digital, pois por ali os usuários podem encontrar milhares de respostas para seus questionamentos e tudo mais que a web tem.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) fazem parte do marketing e a otimização é uma área muito importante. Posicionar seu site ou blog entre os primeiros colocados gera mais acessos, o que leva a mais negócios.

Marketing social

Como já foi dito, as mídias sociais são uma parte indispensável para uma boa estratégia de marketing digital. Aliás, esse é um dos campos mais conhecidos e a sua principal função é atrair usuários e aumentar o engajamento nas redes. Mas não é só isso!

A estratégia nas redes sociais serve para direcionar a audiência para o site ou blog, de modo que os visitantes possam ser convertidos. Escolher as mídias em que a marca marcará presença também é uma etapa essencial para chegar onde a audiência está.

É fundamental criar uma persona bem definida para direcionar a criação de conteúdos e ter resultados potencializados nas ações. Assim, é especificado o tom de voz, a linguagem adequada, como será o design e outras definições dos posts.

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Mídia paga

O impulsionamento de conteúdos é mais uma área bem interessante. Entretanto, a mídia paga exige certo nível de investimento e deve-se estudar o orçamento para incluí-lo entre as estratégias.

Os anúncios pagos podem ser utilizados no Google e em redes sociais. Os links patrocinados ficam destacados em meio a outras páginas. Por exemplo, se você cria um anúncio no Google, o seu site ou página fica entre os primeiros resultados marcado por uma tag. Dessa maneira, as chances de acessos são maiores.

Essa é uma estratégia que precisa ser alinhada com técnicas de otimização. Nesse caso, os resultados pagos são chamados de estratégias SEM (Searching Engine Marketing).

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdo é uma das estratégias que entregam resultados extraordinários.

Muito do tráfego orgânico é gerado por meio de conteúdos que os usuários encontram online. O marketing de conteúdo tem como objetivo responder as dúvidas da persona e, a partir disso, direcioná-la para o site da marca. Existem vários formatos e que podem atender a diferentes diferentes.

Alguns formatos de conteúdos que você encontrará ao se deparar com o marketing de conteúdo são:

  • blogposts
  • infográficos
  • e-books
  • vídeos
  • apresentação de slides
  • webinars
  • podcasts

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E-mail marketing

Quem pensa que o e-mail é uma ferramenta que ficou no passado está redondamente enganado. O e-mail marketing também é uma estratégia que vale muito a pena.

O disparo de e-mails serve para nutrir leads, compartilhar conteúdos, enviar ofertas e muitas outras ações interessantes. Portanto, esse é um canal direto com a audiência e, se usado com sabedoria, a estratégia tem resultados bem positivos.

Existem muitas outras estratégias bem mais aprofundadas, mas como esse é um pequeno guia de marketing digital para iniciantes, esses devem ser os primeiros passos a serem dados. Portanto, entender mais sobre essas áreas será de suma importância para estruturar o planejamento digital.

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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