Zapier: O que é e como utilizar

zappierEm um universo voltado para o digital, a utilização de diversos sistemas dentro de uma empresa é bem comum. Um dos sistemas mais utilizados é Zapier e, neste post, vamos falar sobre algumas das principais finalidades dele!

Existem diversas estratégias que podem ser escolhidas para serem testadas, e cada uma delas pode necessitar de uma ferramenta diferente.

Digamos que você precisa qualificar a gestão de leads, utilizar uma plataforma de marketing para criar ações, anunciar nas redes sociais ou manter uma planilha de dados atualizada, mas não sabe como conectar estas informações. É nesse momento que entra o Zapier!

Bateu a curiosidade? Então, leia até o final para conhecer tudo sobre este serviço!


zappierO que é o Zapier?

O Zapier é uma importante ferramenta que torna o envio de dados de um sistema para outro bem mais simples e fácil do que seria através de chamadas realizadas via API, por exemplo. Afinal, este tipo de procedimento via API requer uma pessoa com conhecimento em programação.

Existem diversas plataformas integradas com ele – mais de 3.000. Desta forma, há grandes chances das plataformas que você utiliza em sua empresa estarem disponíveis nesse sistema.

Se você usa nossa plataforma de automação de marketing, consegue utilizar o Zapier para enviar dados de outro local para a Dinamize, ou então enviar informações dela para outro sistema.

Processos como esse e muitos outros fazem parte do dia a dia das empresas, e uma forma de ter mais controle sobre a gestão de todos esses dados ajuda muito.


zappierComo usar o Zapier?

Após criar uma conta, é possível iniciar a configuração de um novo Zap – termo utilizado para nomear a integração entre dois ou mais sistemas dentro dessa plataforma.

Veremos agora um exemplo de utilização do Zapier para enviar dados de um sistema para outro. Neste caso, vamos enviar os dados de uma pesquisa criada no Google Forms para a plataforma da Dinamize.

Criando a pesquisa no Google Forms

Primeiramente, é necessário criar uma pesquisa com as perguntas que deseja no Google Forms.

Criando uma nova integração no Zapier

Agora, vamos configurar a integração, selecionando na primeira etapa o Google Forms.

Caso ainda não tenha uma conta no Zapier, pode se cadastrar gratuitamente e, após, clicar no botão “Create Zap”.

zappier

Logo após, iremos configurar o primeiro gatilho, buscando pelo Google Forms na lista de aplicativos disponíveis para extrair as informações recebidas e enviá-las para a Dinamize. Você pode digitar “Google Forms” para localizar e selecionar essa plataforma.

zappier

zappier

Depois que fizer isso, escolha o gatilho para o evento para que os dados sejam enviados ao outro sistema.

Nesse caso, iremos escolher a alternativa New or Update Response in Spreadsheet, que são as novas respostas ou atualizações das respostas cadastradas na planilha vinculada à pesquisa.

Para cada plataforma, existem determinadas opções de gatilho.

zappier

Em seguida, clique no botão de Continue e realize o login da conta utilizada para a criação do formulário.

Realizando todas as configurações necessárias – que incluem a seleção da planilha vinculada ao formulário de pesquisa – você irá testar o funcionamento dessa parte inicial da integração. Desta forma, terá certeza que está tudo certo com a conexão dos dois sistemas.

zappier

Configurando o sistema que vai receber os dados

Depois que o Zapier retornar sucesso no teste, iremos seguir para a segunda etapa, que será a de enviar os dados recebidos na planilha para a Dinamize. Para isso, clique no ícone de “+” para adicionar essa nova ação.

Então, busque por “Dinamize” e selecione o aplicativo, para que possamos configurar essa nova conexão.

Para cada aplicativo selecionado, serão disponibilizados alguns tipos de ação. Aqui na Dinamize, a que utilizamos é a de Add or Update Subscriber.

Realize a conexão com sua conta na Dinamize e logo depois selecione a lista onde os leads serão cadastrados. Deixe o critério de “Always update subscriber’s data” selecionado, pois caso um contato que respondeu a pesquisa de satisfação já esteja na sua base na Dinamize, o sistema apenas adiciona as novas informações passadas.

Finalmente, chegou a hora de escolher onde cada resposta recebida na pesquisa será armazenada. É necessário ter o campo de E-mail no questionário, pois é a partir dele que o sistema cria novos cadastros ou realiza atualizações dos já existentes.

Escolha a lista de contatos dentro da sua conta na Dinamize e depois inicie a associação dos dados dos formulários aos campos de sua conta, de todas que desejar trazer informações.

zappier

Você ainda pode selecionar um marcador para associar a esses contatos, identificá-los melhor na conta e realizar ações específicas com eles, como por exemplo programar um e-mail de agradecimento para quando ele entrar na base.

zappier

Ativando o Zap

Enfim, o Zap está pronto! Basta dar um nome a ele e selecionar o modo “ON

zappier


zappierQuanto custa

É possível iniciar a utilização do Zapier com um plano gratuito, que permite a criação de até 5 Zaps e 100 tarefas por mês.

A criação de um lead dentro de um sistema específico a partir do recebimento de outro dentro Zapier, é, por exemplo, uma tarefa.

Os demais planos custam a partir de $39 por mês no plano anual ou $58,50 por mês no plano mensal, e abrangem limites maiores para utilização de tarefas.

À primeira vista, a utilização do Zapier pode parecer, para muitas pessoas, algo que custa caro para a empresa. Contudo este serviço permite também uma redução de custos, já que diversas tarefas, que ocupam muito tempo dos funcionários, serão automatizadas.

Para utilizar o Zapier da melhor forma, realize uma análise estratégica em sua empresa, verifique quanto tempo de trabalho seria economizado e no que esse tempo poderia ser revertido. A ferramenta pode, por exemplo, dar a você mais tempo para focar em atendimentos e acompanhamentos detalhados aos clientes.

Além disso, outro benefício que foi destacado anteriormente é o de não ter uma demanda de contratar alguém com conhecimento em programação para realizar integrações entre diferentes sistemas via API.

Podemos concluir que o Zapier pode otimizar o tempo dos colaboradores de muitas empresas, mas ele não é a única alternativa para integração de dados entre dois ou mais sistemas.

Aqui na Dinamize, temos também o recurso de webhook, que é utilizado justamente para receber dados de outros sistemas que também tenham esse recurso. O processo é realizado de forma simples e, o melhor de tudo, de forma gratuita.

Dessa forma, analise o cenário atual da sua empresa, os sistemas que utilizam, sempre buscando entender mais sobre cada integração disponível e seus benefícios, para assim, conseguir escolher a melhor solução.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Larissa Olson

Analista de marketing digital, atua em treinamentos e suporte no setor de Customer Success da Dinamize

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: