O que é SPF, DKIM e CNAME e por que é importante configurá-los no Dinamize Mail

Para realizar ações de envio de email marketing profissionais e confiáveis o primeiro passo é você possuir um domínio próprio de sua empresa.

Existem algumas autenticações que devem ser realizadas de forma obrigatória quando você vai começar a utilizar uma plataforma de envio de email marketing. Elas serão responsáveis por informar ao seu destinatário que você é você mesmo e que seu conteúdo de sua mensagem é segura. Estas autenticações são como um documento que, no momento do envio, será apresentado ao provedor do destinatário.

Então imagine que sua mensagem é uma carta que você está enviando para um amigo que mora em outra cidade. Quem vai enviar essa mensagem é o carteiro. Para que o seu amigo receba a sua carta, o carteiro precisa ter uma identificação, como um crachá de identificação e a carta precisa ter todos os dados seus, comprovando que é você mesmo quem está enviando.

O mesmo ocorre com uma plataforma que envia email, como o Dinamize Mail. A informação de que o Dinamize Mail está autorizado a entregar suas mensagens também precisam estar no seu domínio.

Mas você deve estar se perguntando, se estou enviando a partir de meu email [email protected], por que preciso provar isso através de autenticações? Simplesmente porque é possível enviar emails “fazendo passar por” alguma outra pessoa. E é para isso que estes protocolos de autenticação servem – verificar que o domínio utilizado no remetente de seu envio é você mesmo e que este é um envio confiável.

Essas configurações como SPF e DKIM, ajudam os provedores a protegerem seus usuários de emails falsos, como golpes de phishing e spammers. Quando um provedor não consegue validar se o remetente é quem realmente ele diz que é, a sua mensagem poderá passar por filtros mais rigorosos, resultando em um bloqueio do envio ou então um direcionamento da mensagem para a caixa de spam.
Vamos então a lista das principais autenticações que devem ser feitas:

  • SPF;
  • DKIM;
  • CNAME.

Essas configurações visam evitar que seus envios sejam apontados como spam por seus destinatários, fazendo com que seu e-mail seja reconhecido como confiável para recebimento.