Como usar o email marketing para recuperar clientes? Veja essas dicas!

email marketing para recuperar clientesO Custo de Aquisição por Cliente costuma ter um valor bem mais alto do que o custo para reter ou reconquistar um cliente — mas isso você já deve saber e é por isso que veio parar neste post, certo? Então, é hora de saber como utilizar o email marketing para recuperar clientes e seguir com os melhores resultados!

Afinal, se o cliente já conhece a sua marca e o seu produto, é bem fácil encantá-lo novamente do que ter que atrair um novo consumidor que tenha que passar por todo o funil de vendas. Além do mais, se esse cliente está na sua base de contatos, esse trabalho é bem mais simples.

Uma das ações que podem ser tomadas é a utilização de uma campanha de email marketing para recuperar clientes inativos. O ideal é que as ações sejam feitas para reforçar a presença da sua marca, e os emails são uma boa alternativa para isso.

Pensando em solucionar esse problema de clientes inativos, venha conferir as nossas dicas para turbinar a sua estratégia e atrair sua audiência de volta!


email marketing para recuperar clientesIdentifique se são clientes inativos ou perdidos

Você realmente sabe quem são os clientes que estão inativos na sua base de emails? Caso ainda não saiba, existem os clientes que estão inativos e aqueles que estão perdidos.

A diferença é bem simples: o cliente inativo ainda abre as suas mensagens pelo menos menos algumas vezes no mês, enquanto o cliente perdido é aquele já manda seu email direto para a lixeira — e, quem sabe, já até trocou o seu produto pelo da concorrência.

Entender essa diferença é primordial para continuar a sua estratégia para recuperar clientes através do email marketing. Então, comece por analisar a sua lista de emails na ferramenta e identifique quais são os tipos de clientes presentes. Assim, você poderá criar ações específicas para iniciar a recuperação de cada um desses dois grupos.


email marketing para recuperar clientesEntenda por que o cliente parou de se relacionar

Depois de entender o tipo de cliente (se é inativo ou perdido), comece a investigar o que levou o cliente a tomar essas ações — ou a falta delas, nesse caso, como abrir suas mensagens e deixar de interagir com a marca.

Em determinados tipos de empresas, não faz sentido continuar o contato, sobretudo quando se tratam de negócios únicos. Dessa forma, é natural que os clientes parem de se envolver com o conteúdo enviado. Por outro lado, as marcas que vendem produtos ou serviços que são consumidos diversas vezes precisam adotar uma estratégia de pós-vendas para reencantar seus clientes.

Se na sua empresa os clientes deixam de interagir mesmo que você venda produtos consumidos periodicamente, é necessário entender o porquê disso.

Talvez existam falhas no seu processo de comunicação, nas campanhas e até em seus conteúdos. Porém, somente uma investigação mais aprofundada mostrará isso.


email marketing para recuperar clientesFaça a segmentação desses contatos

Agora que você já entendeu o que aconteceu para que esses clientes ficassem inativos, é hora de começar a colocar a mão na massa para recuperá-los.

Identificada a razão da falta de engajamento, inicie novas campanhas de acordo com a persona. Nesse sentido, é preciso fazer a segmentação desses contatos de acordo com os problemas e necessidades de cada grupo. Entenda os interesses deles e crie ações que terão mais chances de retomar esse contato perdido.

Tenha uma oferta de valor para esse cliente, não adianta já chegar querendo vender algo. Envie conteúdo de qualidade, dedique tempo e quem sabe ofereça até brindes promocionais.

É essencial que essas ofertas estejam alinhadas com as demandas anteriores desses clientes. Por isso, conheça o histórico de interações e comportamentos por meio de um CRM (software de Gestão de Relacionamento com o Cliente) e encontre as melhores possibilidades para recuperar o interesse dos clientes.

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Diferentes formas de segmentar seu público.


email marketing para recuperar clientesEscreva assuntos de email atraentes

É claro que o assunto de email marketing serve como isca para fisgar o seu destinatário. Com tantos emails que concorrem a atenção do seu cliente na caixa de entrada, é preciso se esforçar para receber o tão merecido clique de abertura.

Cerca de 47% das pessoas dizem que assunto de email é o grande motivador para abrí-lo. Ou seja, um bom título é decisivo para que o lead abra ou não a mensagem. Portanto, de nada adianta produzir uma oferta tentadora no email se o assunto não desperta o interesse do cliente — e, como consequência, ele nem vai abrir.

Concentre seus esforços em criar um título que seja atraente e realmente desperte o interesse do cliente.


email marketing para recuperar clientesUse técnicas de copywriting para convencer seu leitor

O copywriting usa técnicas para criar conteúdos que sejam interessantes e que servem para converter. A estratégia de escrita utiliza elementos capazes de persuadir o leitor a tomar algum tipo de ação.

Portanto, é importante aplicar essa estratégia desde a produção do assunto do email marketing de recuperação de clientes até na criação do conteúdo da mensagem. Além disso, invista em comunicação personalizada para a sua base e fique longe das campanhas massivas.

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email marketing para recuperar clientesUtilize gatilhos mentais para convencer os clientes

Quando falamos em copywriting e persuasão, é impossível não incluir os gatilhos mentais. Eles são indispensáveis para estimular ações e fazer com que o lead tome a ação que você deseja — que pode ser clicar em um link, se cadastrar em uma landing page, baixar um material ou qualquer outra atitude.

Os gatilhos mentais apresentam alguns tipos que podem ser usado em suas campanhas de email, entre eles estão:

  • escassez
  • reciprocidade
  • urgência
  • prova social
  • pertencimento

Os seres humanos são naturalmente movidos por emoções. Se o seu interesse é recuperar clientes, os gatilhos mentais são boas opções para fazer com que o lead se aproxime novamente.


email marketing para recuperar clientesUse uma ferramenta de automação

Após identificar o motivo da desistência e entender como criar conteúdos valiosos para recuperar seus clientes, chegou o momento de disparar esses emails.

Antes de tudo, lembre-se da importância de contar com uma ferramenta de automação que permita a criação de fluxos de nutrição. Com essa ajudinha da tecnologia, a gestão de leads é simplificada e você ganha mais tempo na execução das estratégias de email marketing.

A automação de atividades otimiza suas estratégias e as torna mais eficientes, com o bônus de poder acompanhar os resultados detalhados de cada ação e campanha.

A utilização do email marketing para recuperar clientes continua um caminho perspicaz para engajar novamente aqueles leads que pareciam perdidos. Então, o que acha de colocar em prática essas dicas?

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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