Como escrever textos que vendem: saiba tudo sobre copy!

copy

Os textos no marketing digital são o segredo para vender mais. Mas não é qualquer texto! É preciso utilizar as técnicas certas para conquistar a atenção do público! O conjunto de técnicas para criar textos persuasivos é chamado de copywriting, ou apenas copy.

Em meio a tantos conteúdos que são publicados diariamente na internet, sai na frente quem consegue manter uma linguagem alinhada com o público. Afinal, a comunicação é a chave para chamar a atenção das pessoas. A partir disso, é possível encantar, converter e fidelizar clientes.

É claro que se você chegou até aqui é porque quer saber como fazer isso, certo? Então, acompanhe este post para entender o que é copy e como desenvolver a sua estratégia de conteúdo!


copyO que é copy?

Sabe aquelas mensagens que conseguem motivar facilmente a audiência a tomar alguma ação? Pode-se dizer que elas utilizam técnicas de copy, que são voltadas para atingir o objetivo de qualquer marca, que é promover seus produtos e serviços para ter mais vendas.

Copy é o diminutivo da palavra Copywriting, que significa, basicamente, a arte da criação de conteúdo persuasivo. O texto estimula os usuários a realizarem alguma ação específica, seja em um conteúdo, redes sociais ou então na sua loja virtual. Essas ações podem influenciar o usuário a:

  • baixar um material;
  • curtir, comentar ou compartilhar seus conteúdos;
  • ler um post no seu blog;
  • participar de uma pesquisa;
  • assistir um vídeo;
  • cadastrar o e-mail.

Todas essas etapas são passos para atingir o objetivo máximo de qualquer estratégia de inbound marketing, que é a venda. Portanto, a principalmente habilidade exigida de um copywriter (além de ter uma escrita impecável) é saber como persuadir o público. Desse modo, o engajamento é uma consequência direta de bons textos.


copyO que copy tem a ver com o marketing de conteúdo?

Diretamente, nem sempre o copywriting tem o propósito de vender, mas por trás da estratégia há sempre esse intuito. Por isso, as técnicas são muito relacionadas com o marketing de conteúdo ou com a redação publicitária de forma geral.

Afinal, a intenção é a de atrair consumidores, colocá-los no funil de vendas e conduzi-los até a conversão por meio de conteúdos relevantes. Dessa maneira, podemos dizer que o copywriting pode ser uma estratégia inserida dentro do marketing de conteúdo — uma vez que as técnicas persuasivas são usadas para estimular o leitor a tomar uma ação.

Entretanto, copy, marketing de conteúdo ou redação publicitária só são realmente eficientes quando você conhece bem o público que vai ler seus conteúdos. O usuário lê o texto e consegue entrar na narrativa, porque ele se identifica e vê a possibilidade de resolver um problema que possui.

Os textos escritos por copywriters são focados em conversão. Portanto, o trabalho é direcionado para a abordagem das necessidades da persona.


copyComo fazer uma estratégia de copywriting?

Existem três regras básicas que devem guiar a produção de qualquer tipo de conteúdo no marketing digital:

  • o conteúdo deve criar um relacionamento com o leitor;
  • deve ser inspirador;
  • deve motivar o leitor a tomar alguma ação.

Para que isso seja possível, é necessário fazer o planejamento da estratégia de copywriting da sua marca. Conheça a seguir os principais passos!

Pesquisa

Você sabe realmente quem é o seu público? Responder essa pergunta pode não ser tão simples, e é por isso que a fase de pesquisa é fundamental. Dessa maneira, é possível compreender as características da sua buyer persona para criar conteúdos direcionados e conforme as necessidades dela.

copy

Ao pesquisar mais sobre a sua audiência, você terá embasamento para criar conteúdos cada vez melhores e com as técnicas certas.

Objetivo

Estabelecer objetivos é outro aspecto determinante na produção de conteúdo. A persuasão da escrita só é efetiva quando o conteúdo é criado a partir de um objetivo definido previamente.

copy

Fazer com que seus leads avancem no funil de vendas pode ser uma meta, por exemplo. O objetivo também pode ser realizar campanhas para atrair prospects ou muitos outros, tudo depende da sua estratégia.

Exclusividade

Mais do mesmo não causa impacto em seus leads. Por isso, quem trabalha com copywriting deve ter criatividade e correr atrás de materiais e conteúdos exclusivos. É preciso se destacar e atrair o olhar do público para ganhar a confiança do leitor.

copy

Então, invista na produção de conteúdos aprofundados e que gerem valor. Dessa forma, a sua persona percebe que o que você produz é mais relevante. Portanto, faça pesquisas, ouça especialistas sobre os assuntos que deseja abordar e crie materiais que se destaquem nesse mar de informações que já existe na internet.

Otimização

Nem é preciso dizer que a aplicação de técnicas de SEO devem sempre estar presentes em qualquer conteúdo na web, não é mesmo?

copy

Copywriting e otimização de textos têm uma relação direta e uma coisa depende da outra. Se você otimiza os conteúdos e ainda aplica as técnicas de persuasão em copy, as chances de emplacar no topo de buscadores são bem maiores — além de gerar leads de maneira orgânica. Nesse sentido, as táticas de SEO são indispensáveis.

Análise

Após passar por todas as etapas da estratégia de conteúdo é preciso analisar os resultados obtidos, não acha? Dessa maneira, é preciso mensurar as métricas assim como em qualquer outra campanha de marketing digital.

Não é porque o conteúdo criado com as técnicas de copy já foi publicado que o trabalho deve ser dado como encerrado. Na verdade, para compreender se as táticas realmente são efetivas, a mensuração é uma etapa essencial.

copy

Por isso, conferir as métricas ajuda a identificar os aspectos que podem ser melhorados nas próximas ações.

A tomada de decisões é uma parte delicada do processo e não pode ser baseada em achismos. É exatamente por isso que a análise dos resultados é tão importante, uma vez que os dados são uma fonte concreta de informações.


copyE quais são os elementos essenciais de um bom copy?

Um bom copy não é como uma receita de bolo, uma vez que as técnicas utilizadas devem variar de acordo com a marca, os objetivos e outras características. Contudo, alguns elementos são mais comuns.

A combinação de dois ou mais desses elementos fazem toda diferença. Já que o foco é a conversão, confira o que você pode usar para criar um copy poderoso!

  • conexão com o leitor;
  • usar verbos de ação;
  • despertar o senso de urgência;
  • mostrar a exclusividade do seu produto;
  • apontar uma mudança após a leitura;
  • apostar nos gatilhos mentais;
  • mostrar os benefícios oferecidos;
  • disponibilizar algum ensinamento para leitor;
  • inserir um call to action.

O copy tem grande poder e é um excelente caminho para incrementar suas vendas. Os textos persuasivos levam o leitor a tomar uma ação, o que facilita as estratégias dos times de marketing e vendas. Então, quer atrair o seu público com conteúdos impecáveis? Invista em copywriting!

Além disso, temos muitos outros conhecimentos para compartilhar com você. Assine nossa newsletter e aproveite para receber nossos conteúdos no seu e-mail!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: