Estratégias de CRM: como realizar a gestão de relacionamento com clientes

Por Automação de Marketing, CRM e Vendas, Dicas, Email Marketing, Ferramentas, Marketing Digital

Estratégias de CRM

Estratégias de CRMFerramentas que ajudam a construir relacionamentos mais sólidos e duradouros com os clientes já fazem parte da rotina dos profissionais de marketing. Não foi à toa que softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente, o famoso CRM, caíram nas graças das equipes de marketing e vendas que elaboram estratégias para ter mais sucesso com o consumidor.

No entanto, desenvolver estratégias de CRM é tão importante quanto a ferramenta em si. Afinal, por mais que seja incrível, as plataformas não fazem milagres, certo? Portanto, entender como a plataforma funciona e como aplicá-la em cada processo é o grande segredo para potencializar seus resultados.

O CRM é capaz de fazer análises e gerenciar o relacionamento da marca com clientes. Dessa forma, você organiza melhor as estratégias de vendas com base em dados, além de fazer a personalização de campanhas e aumentar a captação de novos leads.

Com tantas vantagens assim, aproveite para conhecer mais estratégias de CRM para usar!


Estratégias de CRMAnalisar clientes e suas necessidades

Depois de tantos anos e com o aperfeiçoamento constante de processos, já ficou claro que a experiência dos clientes é essencial para construir a relação marca-consumidor. Identificar as necessidades do público é um passo importante para começar a moldar seus serviços de acordo com a escassez apresentada.

A criação de ofertas sob medida são capazes de gerar mais vendas. Às vezes, mesmo que o lead não esteja totalmente preparado para a compra, ele ficará balançado pelo que você estará oferecendo. Dessa maneira, o CRM ajuda no processo de encontrar os pontos de interação mais proveitosos para as suas estratégias.

É importante ressaltar que cada cliente tem um padrão de compra. Portanto, acompanhar seus passos e entender o momento exato de fazer a abordagem será essencial para ter êxito na venda. A ferramenta de CRM mostra informações como por exemplo:

  • histórico de mídias e conteúdos consumidos pelo lead;
  • registra todos os pontos de contato;
  • armazena diversos dados, como nome, contatos etc.

Estratégias de CRMAcompanhar todos os passos de seus clientes

Perder uma oportunidade com um lead que seria um consumidor em potencial é bem frustrante, não é? Antigamente, o uso de planilhas ou outras estratégias de anotações eram mais comuns. No entanto, é claro que a organização e acompanhamento dos dados era bem mais trabalhosa.

Diante do aumento da demanda, um software CRM é perfeito para ter menos trabalho e focar em ações que são realmente importantes. Você já deve saber como seguir cada passo do lead no funil de vendas ajudará na abordagem, certo? Além disso, as informações colhidas durante o processo têm grande valor e ficam todas registradas na ferramenta.

Dessa forma, os registros são vitais, uma vez que todo o histórico de interações, as preferências e outros dados são uma excelente contribuição para que o relacionamento seja estreitado. Assim, a plataforma de CRM organiza tudo de um jeito que você ganha dicas para identificar quais ações serão mais escaláveis.


Estratégias de CRMFortalecer o relacionamento com sua clientela

Ter clientes fiéis que consomem e defendem uma marca é o sonho de todo negócio. Entretanto, há um longo caminho a percorrer até chegar no nível de fidelização. Um dos principais aspectos para que isso aconteça é o fortalecimento da relação que você mantém com os clientes.

Mas, afinal, e como chegar até esse ponto em que o cliente ama e defende uma marca? Bem, nesse sentido, o CRM é capaz de fazer mágica, pois a ferramenta ajuda a obter dicas de conteúdos e produtos que sejam direcionados para o perfil de cada prospect. Assim, a personalização é o grande ponto que faz toda diferença.

O Inbound Marketing é uma metodologia que faz com que os clientes cheguem até a sua marca. A partir disso, todo o relacionamento vai sendo construído em etapas, de modo que a satisfação seja algo determinante para a fidelização da clientela.


Estratégias de CRMTer uma fonte de dados confiáveis para suas campanhas

Atualmente, o uso de dados é imprescindível para a execução da estratégia de marketing digital. A maneira de coletar dados pode variar, mas o processamento dessas informações e a forma como elas são usadas devem levar em consideração o planejamento estratégico.

Por mostrar quais dados são mais importantes, otimizar suas estratégias e apontar qual o momento certo de abordar o lead, o CRM é uma fonte confiável na sua estratégia. Como resultado, a experiência do cliente será potencialmente mais positiva.

É como se esses dados construíssem um mapa de cada cliente. Afinal, os consumidores são acompanhados nas etapas de conscientização, engajamento, relacionamento desenvolvido e até pós-venda. Portanto, a conquista e fidelização de clientes será mais eficiente.


Estratégias de CRMCriar estratégias de vendas mais ágeis e eficientes

Ter uma expectativa superada é um fator que tem grande peso no encantamento do cliente. Você já deve ter passado por algo assim, em que adquire um produto sem grandes intenções e acaba surpreendido, não é mesmo?

Para que isso ocorra, a definição das estratégias de vendas é fundamental. No entanto, para que as vendas se concretizem, há todo um processo que precisa ser integrado. Nele, estão inseridas ações como disparo de e-mails, por exemplo.

Portanto, para que o ciclo de vendas seja eficiente, a redução de tempo para fechar negócios deve ser menor — e é justamente nesse ponto que o CRM pode ajudar.

Assim, a automação faz com que o ciclo de vendas fique mais ágil. Como consequência, há mais rapidez e inteligência, aumentando a produtividade. As estratégias de CRM promovem melhora na comunicação, deixam os processos mais eficientes e, como resultado, otimizam o trabalho diário.

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Estratégias de CRMEntregar um atendimento que deixará a concorrência com inveja

Aquele velho ditado que diz que “cliente é rei” deve ser levado a sério quando se trata de atendimento. Quando o consumidor entra em contato com a sua empresa, isso é sinal de que ele precisa de ajuda para solucionar alguma questão. Diante disso, tentar ao máximo uma resolução rápida e eficaz aumenta as chances de satisfação.

A administração do relacionamento com o cliente é um ponto delicado. Dessa forma, pode representar um cliente satisfeito que têm possibilidade de ser fidelizado ou consumidor frustrado, que não voltaria a fazer negócios. Ou seja, é preciso investir em um atendimento de excelência.

Modelos de atendimento burocráticos, que demoram a solucionar o problema e não são eficientes deixam o cliente irritado. Nesse cenário, boas estratégias de CRM contribuem para que os atendentes tenham todas as informações em mãos para agilizar o processo, além de fazer isso de maneira personalizada.


Estratégias de CRMDeixar os times de marketing e vendas bem alinhados

Trabalhar bem as informações entre os times de marketing e vendas melhora a dinâmica e os resultados são mais promissores. Por mais que todos saibam disso, nem sempre é isso que acontece. No entanto, com as estratégias de CRM bem desenvolvidas, é possível deixá-los alinhados.

A prospecção e nutrição feita pelo time de marketing só é efetiva quando o time de vendas consegue fechar negócio. Ou seja, não adianta as equipes trabalharem separadamente, esse é um trabalho conjunto. Então, o software CRM entra em jogo, uma vez que o levantamento de informações permite identificar os leads mais qualificados.

Para que os resultados sejam excepcionais, é necessário trabalhar as estratégias de CRM para que se gere impactos incríveis. Além de alinhar os times de marketing e vendas, você perceberá as suas métricas mudarem com a aplicação dessas dicas. Aproveite para começar a transformação na sua empresa e escolha a ferramenta de automação certa para seu negócio.

Caso tenha dúvidas, a Dinamize pode ajudar nesse processo. Entre em contato para entender mais sobre o assunto!

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