Texto persuasivo no email: 9 dicas para criar emails que vendem!

Por Capa, Dicas, Email Marketing, Geração de Leads, Inbound Marketing

texto persuasivo no email
texto persuasivo no email

A criação de um texto persuasivo no e-mail é um dos principais pontos dentro da estratégia de e-mail marketing. Afinal, as técnicas de copywriting são essenciais para que suas campanhas tenham melhores resultados.

O e-mail marketing é uma estratégia poderosa no marketing digital. Por meio do disparo de mensagens, você consegue um contato direto com sua base de contatos. Ou seja, esse é um mecanismo de vendas poderoso que nutre o relacionamento, aumenta a confiança e, claro, gera vendas.

No entanto, é preciso direcionar seus disparos. Saber o momento certo de entregar e-mails é muito importante, mas não adianta ter timing se o conteúdo da mensagem não converte. Por isso, ter um grande alcance nem sempre é o que define uma boa estratégia. Você pode ter uma base menor, mas que é mais engajada, por exemplo.

Para isso, escrever um texto persuasivo no e-mail é fundamental. Então, vem conferir essas 8 dicas de como chamar a atenção do seu público!

Receba o conteúdo no email

Quer saber como o Email Marketing pode ajudar a aumentar suas vendas?

Baixe o ebook de como vender com Email Marketing


texto persuasivo no email1. Invista em copywriting

Essa é uma dica de ouro e por isso será a primeira da lista. Copywriting é uma metodologia voltada para a escrita de textos mais persuasivos por meio de técnicas específicas. Quando bem escrito, o seu texto pode levar o usuário a determinada ação. Portanto, a utilização dessa ferramenta está ligada a uma taxa maior de conversão.

Investir em copywriting é fundamental para que seus e-mails tenham frases de impacto e gatilhos, mas tudo isso de forma natural. Os textos devem ser informativos e levar à conversão, mas sem que direcionem diretamente para a venda. Ou seja, isso ocorre pela persuasão do conteúdo.

As técnicas de copywriting indicam ao leitor qual caminho seguir. Portanto, você mostra o que está sendo oferecido, os benefícios dessa escolha e convence o interlocutor que aquela é uma ótima oportunidade. Por meio da escrita, você induz o leitor a tomar certa atitude, como clicar em um link, baixar um material ou outras medidas.


texto persuasivo no email2. Escreva assuntos de e-mail atrativos

O assunto do e-mail é o primeiro contato que o seu lead terá. Ali, na caixa de entrada, a sua mensagem precisa se destacar no meio de tantas outras. Desse modo, o título deve ser atrativo para despertar o interesse e fazer com que o destinatário abra o seu e-mail.

Um assunto de e-mail marketing bem planejado é decisivo para que o lead escolha abrir a mensagem. O interesse surge quando você consegue apontar os benefícios logo no título. Assim, fica mais fácil gerar engajamento, além de mostrar a relevância do produto ou serviço oferecido.

Confira algumas dicas para seus e-mails serem mais persuasivos e veja a sua taxa de abertura subir:

  • Escreva assuntos curtos e diretos;
  • Personalize o assunto de e-mail;
  • Use números e percentuais para induzir a atenção focada do lead;
  • Faça perguntas instigantes;
  • Evite palavras muito comerciais para não cair na caixa de spam;
  • Faça testes A/B para descobrir as melhores opções.

texto persuasivo no email3. Entregue o que prometeu

Você já deve ter recebido algum e-mail com um assunto chamativo, instigante e que era o “clique” para abrir a mensagem era irresistível, não é? Entretanto, é preciso ter bastante cuidado.

O que você escreve no assunto deve ser condizente com o conteúdo do e-mail. Ou seja, prometa algo que seja real! A técnica de clickbait é muito negativa, e fazer isso pode fazer com que o seu lead envie sua mensagem direto para a caixa de spam. É importante manter o foco na mensagem que será passada, mantendo-se fiel ao que foi anunciado.

A persuasão não deve ser confundida com enganar o usuário, pois são coisas bem diferentes. Nesse sentido, se você prometer algo, cumpra com o prometido. Além do clickbait ser uma prática ruim, você ainda perderá credibilidade. Então, aproveite esse canal direto para engajar e estreitar essa relação com seus leads.


texto persuasivo no email4. Tenha uma comunicação personalizada

A segmentação é muito eficiente para enviar as mensagens para as pessoas certas, considerando em qual etapa do funil elas estão. No entanto, há um outro fator que também faz toda diferença em como seus leads recebem seus e-mails: a personalização.

Chamar a pessoa pelo nome, por exemplo, é uma forma de aproximação bastante eficaz. Isso ajuda a melhorar a comunicação e aumenta a confiança. Dessa maneira, personalizar a mensagem faz com que pareça que aquela conversa é individual, direcionada especificamente para aquela pessoa.

Esse tom de diálogo conquista e a pessoa se sente valorizada, em que a marca demonstra se preocupar com a dor dapersona e deseja ajudar na solução.

Receba o conteúdo no email

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.


texto persuasivo no email5. Utilize uma linguagem simples e acessível

Palavras rebuscadas e mensagens de difícil compreensão são grandes inimigas de um texto persuasivo no e-mail. Afinal, a caixa de entrada do seu lead deve ter muitos outros e-mails, e a sua mensagem precisa ser clara, direta e de fácil leitura.

A leitura dinâmica é muito usada na internet. Por meio dela, o usuário apenas passa um olhar rápido e capta as principais informações, que apontam se vale a pena ou não ler aquele e-mail. Por isso, utilize os recursos de escaneabilidade, como:

  • Parágrafos mais curtos;
  • Negrito;
  • Palavras ou frases em caixa alta;
  • Textos, imagens, vídeos e outros elementos bem distribuídos;
  • Use palavras como: descubra, conheça, aprenda.

texto persuasivo no email6. Seja direto ao seu objetivo

Nada de encher linguiça! O seu lead não se inscreveu para receber e-mails que não sejam interessantes para ele. Dessa maneira, as mensagens devem ter conteúdos relevantes e informativos.

Entretanto, você pode ter uma ótima ideia e uma excelente proposta, mas o seu texto precisa ser capaz de transmitir isso. É por isso que os textos persuasivos são criados a partir de técnicas, uma vez que é preciso envolver e convencer os leads.

Para que isso seja possível, você precisa ir direto ao ponto. As pessoas vivem rotinas bastante corridas, e parar o que elas estão fazendo para ler o seu e-mail até o final deve valer muito a pena. Portanto, seja objetivo.


texto persuasivo no email7. Faça uso de perguntas

As perguntas são uma ótima forma de começar a interação com o público. Começar o diálogo com uma pergunta estimula o engajamento, mesmo no e-mail. Ou seja, é possível persuadir o seu lead ao questioná-lo sobre algo que ele talvez nem tenha pensado.

Abrir o diálogo com perguntas provoca o leitor a refletir sobre o assunto e buscar respostas. Por isso, estimule o raciocínio e comece uma conversa com seu lead, de modo que ele seja nutrido e continue na jornada de compras.


texto persuasivo no email8. Use os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são formas de se conectar com o leitor por meio das emoções. A ideia é que você crie argumentos para que o lead perceba como seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Dessa maneira, o seu texto pode conter um ou mais gatilhos, dependendo da proposta da sua campanha. Os argumentos podem conter estatísticas, evidências e outros aspectos. Estão entre as principais técnicas de persuasão dos gatilhos mentais:

  • Autoridade -> mostra a expertise da sua empresa no assunto;
  • Reciprocidade -> entrega algo em troca;
  • Prova social -> deixa depoimentos confiáveis de clientes;
  • Empatia -> ser amigável e agradável para envolver o lead;
  • Escassez -> mostrar que a oferta é limitada.

texto persuasivo no email9. Não esqueça do call to action

Se você quer que se lead realize alguma ação, nunca deixe de escrever um bom call to action. Seja para indicar a leitura de um post, convidar para um evento, baixar um material ou qualquer outro tipo de ação.

O CTA é um velho conhecido do marketing de conteúdo. Nesse sentido, ele é essencial se você quer que seu lead siga no funil de vendas. No e-mail, tome alguns cuidados como:

  • A posição da chamada para ação;
  • A cor do botão de CTA;
  • O tamanho do CTA.

Se você consegue criar um texto persuasivo no e-mail e ainda coloca em prática essas dicas, será fácil aumentar seus resultados. Então, aproveite e comece a aprimorar suas ações de email marketing e conquiste de vez os consumidores!

Além disso, veja também tudo o que você precisa saber sobre a entregabilidade de email marketing!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora