Facebook: como medir o impacto das suas publicações?


Conhecida como a rede social mais acessada do mundo, o Facebook conta hoje com aproximadamente 1,94 milhões de usuários, segundo informações da própria plataforma em relação ao primeiro trimestre de 2017.


A abrangência da rede social exige que as páginas publiquem conteúdos cada vez mais diferenciados e adaptados aos algoritmos do Facebook para alcançar o público. A partir dessa realidade você se inspira, prepara uma postagem cheia de estratégias para se aproximar de seus seguidores, mas esquece ou não sabe como medir o impacto dessa publicação. Qual foi o resultado?
Pensando nisso, organizamos esse post para você entender a importância de mensurar esse tipo de dado em uma rede tão relevante como o Facebook, que possibilita interpretar os números referentes às postagens publicadas em sua página. Além disso, abaixo você irá aprender também como colocar isso em prática e assim aprimorar sua gestão nessa rede social.


Por que usar métricas no Facebook?

Não existe um bom gerenciamento de redes sociais sem a análise de dados e métricas. Sempre que se investe tempo e dinheiro em uma ação, é fundamental que seus resultados sejam analisados. Ignorar essa pontualidade é como apostar em algo que você não tem a mínima ideia sobre o retorno. Arriscado, não é mesmo?

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2017, realizada pela plataforma Marketing de Conteúdo, 25% das empresas no Brasil não monitoram nenhuma métrica em seu planejamento. Esse percentual é muito preocupante, pois significa que um quarto desses empreendimentos está desperdiçando energia sem ter alguma noção sobre o impacto de seus esforços.

Temos certeza de que você não quer fazer parte dessa estatística, por isso a seguir iremos focar em uma das métricas mais utilizadas para avaliar o desempenho dos conteúdos divulgados no Facebook: a métrica de Publicação.


Medindo o impacto de uma Publicação no Facebook

Para verificar qualquer métrica relacionada a sua página na maior rede social do mundo, você irá recorrer ao Facebook Insights. Essa é a ferramenta de análise da rede, acessada a partir da aba “Informações”, como mostra a imagem abaixo:

Dentro desse local, você tem a oportunidade de verificar todas as principais métricas aplicadas à rede social, podendo analisar diversos fatores como Visão Geral, Curtidas, Alcance, Visualizações da Página, Publicações e Pessoas.

Hoje vamos nos concentrar nessa penúltima categoria, como explicamos acima, referentes às publicações. Para chegar a essa análise, você deve clicar no item localizado na régua em destaque correspondente a essa categoria, conforme mostra a figura a seguir:

Ao acessar a métrica escolhida, a primeira coisa que você visualiza são os dias e horários em que suas publicações atingiram mais alcance, ou seja, o maior número de pessoas que viram suas publicações:

Na imagem acima, por exemplo, é possível analisar que o dia em que as publicações tiveram maior alcance na última semana foi sexta-feira (565), e o horário de pico foi às 21h (310).

O quadro abaixo corresponde exatamente sobre o assunto de hoje, os dados sobre as publicações enviadas ao Facebook. Da esquerda para a direita, é possível ter acesso à data de cada publicação; conteúdo; formato; direcionamento; alcance; envolvimento; e por último, a oportunidade de impulsionar a publicação através de investimento em dinheiro. Veja a imagem:

A última publicação, por exemplo, foi ao ar no dia 21 de junho, em formato de link e com um direcionamento público. O alcance, ou seja, número de pessoas que visualizou a publicação, foi de 64 pessoas. Já a taxa de envolvimento chegou a 2 – correspondente ao número de cliques na publicação (barra azul), – e 5 – referente à quantidade de reações, curtidas, comentários e compartilhamentos (barra rosa).

Clicando sobre a publicação, você pode enxergar ainda esses números em maiores detalhes:

A partir desses exemplos, note como pode ser valioso reservar um tempo para analisar o resultado de cada publicação.

Além disso, clicando na setinha correspondenteao alcance, você consegue segmentá-lo entre alcance e impressões orgânicas e pagas e o alcance entre fãs/não fãs, como mostra a imagem:

Na outra setinha localizada acima da última coluna, você consegue ainda dividir as métricas das suas publicações de acordo com os cliques nas publicações, engajamento, ocultações e taxa de envolvimento em porcentagem, por exemplo, aprofundando sua noção sobre o impacto de cada postagem:


Viu só a importância de estar por dentro desses resultados? Entender o comportamento de cada pessoa em relação às suas publicações é essencial para você ter insights e saber como criar conteúdo interessante para seu público.

A partir do momento que você analisa o desempenho de cada publicação divulgada no feed da sua página, é possível ter um olhar mais efetivo para concentrar seu trabalho naquilo que mais funciona.


Leia também: 

Confira 7 passos para fazer marketing de conteúdo no Facebook


Fontes:
Conheça as novidades para métricas e relatórios do Facebook | Facebook para Empresas
Métricas de Redes Sociais: o que e como analisar
5 Important Facebook Metrics and How to Improve Them


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja mais conteúdos do autor

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: