5 ferramentas para medir os resultados das suas ações de marketing digital

medir resultados de marketingPara colocar em prática as suas ações de marketing digital, você precisa saber como mensurar os resultados, pois, sem essa análise minuciosa, as empresas acabam ficando totalmente no escuro. Afinal, como saber se um anúncio gera conversões se você não entende as métricas? Como manter a saúde financeira de um negócio sem calcular o ROI?

Medir os resultados de marketing digital não é complicado, pois existem diversas ferramentas online que fazem quase todo o trabalho por você. Em resumo, elas disponibilizam todos os dados valiosos necessários, basta saber interpretá-los.

Foi com isso em mente que resolvemos escrever esse artigo. Aqui, você vai entender melhor o que é a mensuração de resultados e quais ferramentas podem te ajudar nessa tarefa. Vamos explicar:

  • Por que medir os resultados de marketing digital é fundamental;
  • Os principais indicadores e métricas do marketing digital;
  • 6 ferramentas para medir os resultados de marketing digital.

Então, continue lendo!


medir resultados de marketingPor que medir os resultados de marketing digital é fundamental?

Segundo estudos, mais de 70% das empresas presentes nas redes sociais acompanham as métricas de mensuração com regularidade. Além disso, quase 75% delas fazem uma análise dos resultados obtidos. Podemos ver, portanto, que medir os resultados de marketing digital é uma questão fundamental.

Mas por quê? Bem, para verificar se a sua estratégia digital está surtindo efeito, você precisa analisar suas métricas. Ao observar se os seguidores engajam com seu conteúdo e se sua empresa está gerando leads e conversões, você consegue entender se vale a pena continuar ou não com a estratégia.

Caso seus resultados estejam baixos, você pode modificar a sua campanha com base nos números mostrados. Por exemplo, se seus conteúdos sobre receitas estão fazendo mais sucesso do que os conteúdos sobre benefícios dos alimentos, você pode aumentar a frequência das receitas e reduzir ou substituir o que não está funcionando.

Além disso, medir os resultados de marketing digital também serve para otimizar os seus investimentos.


medir resultados de marketingOs principais indicadores e métricas do marketing digital

Há diversos indicadores e métricas que você pode analisar, mas tudo depende da sua estratégia. Veja agora alguns dos principais KPIs.

Métricas de receita e vendas

  • ROI: o Retorno sobre o Investimento demonstra a eficiência financeira de alguma ação de marketing. Ele indica o lucro obtido pela empresa sobre o investimento feito;
  • CAC: o custo de aquisição por cliente indica quanto uma empresa gasta para conquistar um novo cliente;
  • Ticket médio: é o valor médio que cada cliente gasta no seu produto;
  • LTV: Lifetime Value é a receita média gerada por cada cliente ao longo do tempo.

Métricas de marketing de conteúdo

  • Tempo gasto no site: o tempo médio em minutos que cada usuário gasta no seu site;
  • Taxa de conversão: o número de visitantes que realizaram uma ação determinada, como uma compra, um download de um ebook, inscrição em newsletter e outros;
  • Visitas no site: número de acessos no seu site em um período de tempo.

Métricas de email marketing

  • Taxa de cliques: número de cliques nos links enviados por email marketing;
  • Taxa de abertura: a quantidade de pessoas que clicaram no seu email para lê-lo.

Métricas de mídia paga

  • CTR: o click through rate ou taxa de cliques é a quantidade de cliques no link para onde o anúncio direciona;
  • CPC: o custo por clique indica o valor gasto para que uma pessoa chegue até uma determinada página;
  • CPL: o custo por lead indica o valor investido para nutrir um lead.

medir resultados de marketing6 ferramentas para medir os resultados de marketing digital

Bom, agora que você já conhece os principais indicadores, nós vamos listar abaixo algumas ferramentas que podem te ajudar a mensurar os seus resultados e a analisá-los. Veja então as melhores plataformas de analytics!

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma de análise de websites que fornece uma quantidade enorme de dados relacionados à performance de uma página, fontes de tráfego e comportamento do usuário. Portanto, ela é voltada para empresas que possuem ecommerce, blog ou qualquer tipo de site.

A ferramenta disponibiliza métricas como taxa de rejeição, visitas, visualizações na página e dados demográficos e geográficos dos usuários que visitaram seu website.

2. Facebook Insights

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. Por esse motivo, ele é uma fonte de dados muito rica para empresas, com diversas ferramentas que ajudam na rotina de produtores de conteúdo. Uma dessas ferramentas é o Facebook Audience Insights, recurso que ajuda a medir os resultados de marketing digital de uma empresa.

O Facebook Insights fornece informações sobre o engajamento dos usuários, o alcance dos posts, os números de likes e compartilhamentos e os melhores dias e horários para publicação. Graças a ele, as empresas podem otimizar ainda mais as suas estratégias de conteúdo.

3. Instagram Insights

Se o seu público usa mais o Instagram do que o Facebook, vale a pena criar um perfil por lá e mensurar seus resultados diretamente pelo Instagram Insights. Para usá-lo, basta ter um perfil comercial.

O Instagram Insights também oferece informações sobre o alcance das publicações, o engajamento do público, as características da sua audiência, o número de impressões, entre outras.

4. Social Ads e Google Adwords

Quando você anuncia nas redes sociais ou no próprio Google Ads, as plataformas de anúncio geralmente fornecem relatórios para que analise os resultados das suas campanhas. Dessa maneira, é possível identificar erros que podem estar prejudicando o desempenho do seu anúncio.

Assim, se a sua campanha não estiver atingindo o objetivo esperado, você pode pausá-la e ajustá-la da maneira que preferir. Algumas métricas mais comuns desse tipo de mensuração são aquelas que já falamos lá em cima do post, como por exemplo CTR, CPC, CPL e CPM.

5. Moz

Para medir resultados de marketing digital, você também pode usar a Moz. Isso porque essa ferramenta foca especialmente em análise de SEO, visando melhorar a visibilidade da sua página nos buscadores. Através dela, você consegue fazer uma busca de palavras-chave, avaliar a autoridade de qualquer domínio na web, analisar links externos e internos e muito mais.

Todas essas métricas da Moz te ajudam a monitorar o seu site continuamente e, com isso, otimizá-lo para o algoritmo do Google.

6. Dinamize Automation

Por fim, a nossa plataforma de automação de marketing também oferece diversos dados e relatórios sobre o desempenho das suas páginas na web, comportamento de navegação dos usuários e páginas mais acessadas.

Além disso, é possível visualizar informações sobre os seus envios de email, SMS, landing pages, origem dos contatos e outras ações criadas na plataforma.

Mas e aí, curtiu as dicas? Então, leia também:

O que é uma Landing Page e como criar páginas que convertem

Inbound Marketing no e-commerce: saiba como atrair e converter clientes

Email com o produto visitado: veja como aumentar as vendas no seu e-commerce!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: