Confira 7 passos para fazer marketing de conteúdo no Facebook

marketing de conteúdo no Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e já conta com bilhões de usuários. Inclusive, o Brasil está entre os países com mais usuários por lá. Portanto, é essencial aprender como fazer marketing de conteúdo no facebook, já que existe uma imensa potencialidade na rede.

Com uma gama de oportunidades, O Facebook se tornou um canal que suporta diversos formatos, e isso o transformou em um espaço em que os usuários consomem uma infinidade de conteúdos. Vídeos, textos, imagens… Todos eles são possibilidades para estreitar o relacionamento com o público.

Estruturar uma estratégia de conteúdo para o Facebook pode fazer toda diferença. Afinal, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a realizar buscas nas redes sociais, e como a rede criada por Zuckerberg é a maior, é muito mais vantajoso nela.

Se você quer aproveitar essas oportunidades, veja como qualificar suas ações de marketing de conteúdo no Facebook!


Conheça sua persona antes de fazer marketing de conteúdo no Facebook1. Conheça sua persona antes de fazer marketing de conteúdo no Facebook

A definição da persona é uma etapa fundamental no marketing de conteúdo. Nesse sentido, a estratégia no Facebook não seria diferente. O perfil fictício do seu cliente perfeito é de extrema importância para entender mais sobre os potenciais consumidores.

A partir da definição da persona, você consegue compreender os hábitos, interesses e outras características da sua audiência. Saber disso ajudará na criação de estratégias para atrair o público, sobretudo em uma rede social com milhares de postagens a cada segundo, em que você disputará a atenção dos usuários com outros criadores.

Para que o público realmente se interesse e engaje com seus conteúdos, observe aspectos como por exemplo:

  • tom de voz usado na comunicação;
  • estilo de linguagem;
  • formatos de conteúdos que sua audiência prefere;
  • assuntos mais interessantes;
  • como posicionar a sua marca.

As redes sociais são plataformas incríveis para se relacionar com o público. Entretanto, vale lembrar que cada uma delas tem suas especificidades, e definir a sua persona ajudará a criar conteúdos no Facebook.


Defina os objetivos de cada conteúdo2. Defina os objetivos de cada conteúdo

As redes sociais são capazes de ter um grande impacto nas estratégias de Inbound Marketing. Para que isso seja possível, você precisa saber qual é o objetivo por trás da produção de conteúdo no Facebook.

Sua intenção é aumentar o engajamento? Prospectar e atrair clientes? Fortalecer o posicionamento da marca? São muitas as possibilidades e, por isso, você deve ter uma ideia clara do que deseja alcançar. Serão os objetivos que servirão como base para a produção de conteúdos e, assim, as publicações sejam voltadas para tais finalidades.

De acordo com o seu propósito na rede social, será possível criar postagens que sejam interessantes para os usuários. As interações são bons medidores para observar se suas publicações estão no caminho certo.

Contudo, tome cuidado com as métricas de vaidade, como o número de curtidas, por exemplo. Mesmo que seja legal ter um post que bateu recorde de likes, isso não significa que o público realmente se engajou com aquele conteúdo.

Em vez de prestar atenção na quantidade de curtidas, veja quantos cliques teve o material da postagem ou quantos visitantes do seu site vieram da rede social. Essas sim são métricas mais valiosas e, por isso, vale a pena acompanhá-las.


Crie uma lista de palavras-chave que serão utilizadas3. Crie uma lista de palavras-chave que serão utilizadas

Hoje em dia, qualquer pesquisa feita nos buscadores pode ter como resultados blogposts, sites, vídeos no YouTube e até mesmo postagens nas redes sociais. Além disso, muitos usuários já utilizam as mídias sociais como ferramentas de busca para assuntos de interesse. Então, por que perder tempo se você pode alcançar e converter o público no Facebook?

Nesse sentido, assim como as estratégias de SEO no seu site ou blog, tudo começa com a pesquisa de palavras-chave. Por quais termos você quer que o público te encontre? Embora o Facebook tenha limitado o alcance orgânico das publicações para que as marcas invistam em mídia paga, você pode otimizar os posts.

No entanto, algumas medidas ajudam a melhorar o alcance dentro da rede social. São práticas já conhecidas para quem trabalha com mídias sociais, como por exemplo manter frequência nas postagens, ter um bom engajamento e trabalhar o branding da sua marca.


Escreva o post com linguagem adequada para seu público4. Escreva o post com linguagem adequada para seu público

Falhas na comunicação podem ser bastante prejudiciais na sua estratégia no Facebook. Por exemplo: o uso de gírias cai muito bem para um público mais jovem, enquanto pessoas mais velhas podem não se identificar com esse tipo de abordagem.

O uso de uma linguagem mais humanizada será determinante para que os seguidores atendam às suas chamadas para ação. Outro fator importante é a inserção de links para seu blog ou site. Afinal, esse direcionamento fará com que os visitantes comecem a conhecer mais a fundo a empresa.

Além disso, o tom de voz da marca, o tamanho dos posts e até mesmo as imagens e vídeos usados nas postagens devem ser condizentes com a linguagem do negócio. Voltando ao primeiro tópico deste post: lembre da sua persona!


Escolha o call to action e alguns links internos5. Escolha o call to action e alguns links internos

Assim como em materiais produzidos para blogs, por exemplo, os conteúdos para o Facebook também devem conter técnicas de SEO, call to actions bem elaborados e outros detalhes importantes. Além das suas postagens serem atrativas aos olhos dos seguidores, elas também precisam engajar a audiência.

As chamadas para ação são essenciais para aumentar o engajamento. Por isso, ao final de um post sempre pergunte a opinião do público, incentive a interação e outras ações. O interessante nas redes sociais é que o seu negócio deve agir como se fosse uma pessoa, já que isso aumenta a confiança na marca.

Cada ação de marketing de conteúdo no Facebook pode motivar o engajamento. Os tipos de conteúdos gerados na plataforma também são essenciais para inserir links e outras chamadas, além de melhorar as métricas. Portanto, invista em:

  • dicas e soluções para problemas;
  • conte histórias envolventes (storytelling);
  • use imagens atrativas;
  • faça infográficos explicativos;
  • deixe perguntas para o público;
  • aproveite temas que estão em alta (o Google Trends é uma mão na roda!).

O nível de engajamento é extremamente importante no Facebook, principalmente para que a plataforma continue entregando seus conteúdos para mais pessoas. Assim, o algoritmo da rede social percebe a relevância das suas publicações por meio de comentários, curtidas e outros aspectos.


marketing de conteúdo no Facebook6. Revise o material antes de postar

Depois de considerar todos os passos acima, é hora da última etapa antes de apertar o botão azul de publicação. Revisar o conteúdo é uma parte primordial para verificar não apenas a questão gramatical e ortográfica, mas também se os links estão corretos e funcionando (se houver) e outros pontos.

Dessa forma, a revisão nunca deve passar batida, pois isso faz toda diferença. Caso algo passe despercebido, logo algum seguidor notará e apontará o erro. Portanto, esse é um cuidado que sempre precisa ser tomado.

Viu como fazer marketing de conteúdo no Facebook não é nada complicado? Apesar de algumas diferenças, como as publicações serem feitas na rede social, o passo a passo é quase o mesmo. Ao colocar em prática essas dicas, com certeza você notará a diferença nos resultados da sua estratégia.

Para fechar com chave de ouro, confira também como usar o Facebook Audience Insights para entender seu público e construir sua persona!

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