A jornada do lead de sucesso – por Jonatas Abbott

jornada do lead de sucesso

Se você ainda não faz automação de marketing ou acha que esse tipo de ferramenta não pode te ajudar a vender mais e manter clientes fidelizados, quero te fazer mudar de ideia. Começo por algo que atualmente vale muito: seu tempo! No seu dia a dia, você vai repetindo e repetindo processos manuais que, adivinhe, podem ser automatizados. Ao automatizar processos e campanhas, você e sua equipe de marketing usam o tempo que sobra para serem mais produtivos e criativos.

Isso melhora se você tiver um site. Veja só: se um visitante qualquer acessa o seu site, o que você faz? Pode criar pop-ups para captar dados dos contatos e, depois disso, enviar um email contendo o que ela visualizou. A partir dessa primeira comunicação, você começa a construir um relacionamento com esse visitante, que deixa de ser “apenas mais um número” e se torna um cliente em potencial.

Daí em diante, é sucesso! Seu cliente engaja com o material enviado, conhece mais sobre a sua marca, o seu produto e até mesmo sobre a sua história. Esse tipo de conteúdo pode ser compartilhado através de envios de email marketing, SMS e outros tipos de canais.

Vamos analisar uma dessas opções, uma das mais baratas: envios de email marketing! Seu baixo custo compensa todo o valor investido, pois é uma estratégia que pode ser utilizada em todas as etapas da jornada de compra do seu cliente. Uma coisa que eu sempre gosto de lembrar é o retorno sobre o investimento do email marketing: incrivelmente 42x o valor investido. Se você calcular, em percentual estamos falando de um retorno de 4.100%.

Mas vamos voltar para a automação que eu prometo novamente: vai mudar a sua vida e a da sua equipe! Pensa só: com a automação, é possível oferecer os produtos certos para cada pessoa e convencê-la de que ela precisa daquilo que você oferece e que muitas vezes ela desconhecia ou simplesmente não sentia necessidade daquilo. Em resumo, você consegue segmentar o público de acordo com seus interesses, nível de engajamento etc.

Se você oferece produtos de diferentes categorias, por exemplo, a automação pode ser usada para enviar conteúdos relacionados a cada tipo de item que os contatos visualizaram no site. Isso porque as plataformas de automação de marketing permitem a criação de fluxos com base em páginas navegadas no site, focando tanto em produtos específicos quanto categorias de forma geral.

Agora, deixa eu te contar um segredo (que talvez não seja um segredo, mas quero causar impacto em você que está lendo): você consegue fazer todas essas ações integrando com sua própria loja virtual, CRM e até mesmo com o WhatsApp. Essas diversas formas de identificar seus potenciais clientes, mais uma vez, facilitam a sua vida.


Texto publicado originalmente no Mundo do Marketing.

Jonatas Abbott
Jonatas Abbott

Sócio e Diretor executivo da Dinamize, Jonatas estudou Publicidade e Propaganda e Jornalismo na UFRGS. Atua no mercado digital brasileiro desde 1996, com passagens por Terra, Matrix, Plug In e Telium.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: