O que é GoLang e porque utilizamos

GoLang teve sua origem em 2007, quando Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson se reuniram para discutir a possibilidade de criar uma nova linguagem.


No início do ano seguinte, o projeto passou a ser produzido, sendo que no final de 2008, com ajuda do desenvolvedor do Google Russ Cox, a linguagem saiu dos protótipos e, em novembro de 2009, se tornou um projeto open source.

A Dinamize foi pioneira na utilização do Go, utilizando a linguagem antes mesmo do seu lançamento oficial. O core dos produtos da Dinamize é desenvolvido na linguagem de programação Go, que foi criada pelo Google e publicada com a licença open source BSD-Style.


Por que utilizamos Go Lang?

Essa linguagem foi adotada na Dinamize porque demonstrou algumas vantagens, quando comparada com serviços utilizados até então. A alta eficiência da linguagem permite que os serviços desenvolvidos processem volumes maiores de informação

Processos como o envio de emails, importações de dados e os serviços de API se beneficiaram das características únicas dessa linguagem. Ao trabalhar tirando máximo proveito de recursos como CPU, memória, armazenamento e tráfego de rede, atividades que antes precisavam ser feitas de forma procedural, ou seja, uma depois da outra, passaram a ser feitas concomitantemente. Isso gerou ganhos na performance e melhorias na forma de pensar os processos.

A partir dessas melhorias, foi possível criar recursos para que nossos parceiros planejem suas estratégias de automação de marketing de forma mais ágil e efetiva.


Benefícios em utilizar Go

O fato da linguagem ser de código aberto permite à empresa um nível de flexibilidade muito maior. O resultado disso são serviços que resolvem problemas de uma forma mais integrada à realidade dos nossos clientes.

A Dinamize não é a única empresa que percebeu as vantagens proporcionadas pela utilização de uma linguagem mais moderna, entre as empresas que também utilizam o Go, podemos destacar: Uber, Dropbox, Imgur, Netflix e SpaceX.

Leia também: O que é IaC (Infrastructure as Code)?

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Maurício Martini

Diretor de Tecnologia da Dinamize. Gosta de trabalhar em equipe, resolver quebra-cabeças e jogar video-games. Tem uma grande paixão por arquitetura.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: