Blog

Teste A/B e a importância de experimentar mais de uma possibilidade

teste ab

Os testes A/B deveriam fazer parte da rotina de todos os profissionais de marketing, sem exceções. A testagem é uma etapa bem importante e mostra de forma clara o que seu público prefere, apontando para você o que funciona.

Essa é uma das maiores vantagens de quem trabalha com marketing digital. A possibilidade de testar e conferir os resultados de suas ações mostram o que é mais eficiente — mas também o que precisa de melhoria. Nesse sentido, a realização de testes A/B para examinar entre duas variáveis poupa tempo e otimiza suas estratégias.

Sendo assim, não perca mais um segundo sequer e venha entender o que é o teste A/B e aprenda a fazer experimentações do jeito certo!


teste abO que é o teste A/B e para que serve?

O teste A/B é um tipo de experimento que serve para fazer comparações entre duas variáveis. Dessa forma, você consegue observar qual das duas opções obteve o melhor desempenho — ou seja, qual foi mais eficiente e agradou mais os usuários. 

A partir dos testes é possível otimizar conversões e melhorar diversas métricas dentro da sua estratégia. Isso acontece porque os experimentos são multivariados e você os aplica em call to actions, assuntos de e-mail marketing e infinitas outras possibilidades. 

Em vez de ficar supondo sobre o que seria mais efetivo e traria melhores resultados, os testes A/B entram em cena para que você coloque em prática um experimento utilizando 2 opções. Assim, o objetivo é escolher qual das duas variações se saiu melhor.


teste abO que é possível testar?

Talvez você já tenha visto algo sobre testes A/B no e-mail marketing, mas saiba que as oportunidades são muito mais amplas.

De maneira geral, esse tipo de teste é aplicado para medir a performance, e isso pode ser avaliado por meio da taxa de cliques, por exemplo. Dessa maneira, os experimentos apontam o que é mais relevante. Sendo assim, veja o que mais pode ser testado — além dos já conhecidos testes em e-mail marketing:

  • títulos;
  • intertítulos;
  • imagens;
  • call to action;
  • URL;
  • layout da página;
  • notificações;
  • pop-ups;
  • campos de formulários;
  • elementos visuais;
  • quantidade de informações;
  • horário de envio de conteúdos;
  • dias de envio de conteúdos;
  • informações fornecidas, etc.

Essas ainda são poucas alternativas perto de tudo que pode ser testado com esses experimentos. Os testes A/B são iniciativas para aumentar a conversão, o engajamento do público e também para validar outras campanhas e ações de marketing. 

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?

Baixe o Guia completo sobre Email Marketing


teste abQuando e por que você deve realizar testes A/B?

A melhor forma para obter resultados positivos com o teste A/B é fazer dele parte da rotina. O fluxo constante de testagens é importante para ter sempre recomendações e ajustar o desempenho de suas ações

Se algo não vai bem e as métricas não estão indo como o esperado. O ideal é realizar o teste para compreender o que pode estar precisando de ajustes e, então, aplicar os testes para descobrir as opções que têm maior impacto. 


teste abComo fazer testes A/B e obter bons resultados?

Colocar em prática os testes A/B costumam gerar dúvidas. Porém, essas técnicas são bastante comuns e estão por trás de estratégias bem-sucedidas — afinal é preciso identificar o que garante a melhor performance.

Caso ainda não saiba por onde começar, confira esse passo a passo para fazer testes A/B e obter melhores resultados.

Escolha uma ferramenta

Existem várias ferramentas que possibilitam a execução de testes A/B, você só tem que encontrar a que melhor se encaixe em suas demandas. Os softwares especializados em automação costumam ter a opção de realizar testagens e experimentos, entre elas o próprio Google Analytics, Optimizely e o Dinamize Automotion

Garanta significância estatística

Após escolher uma plataforma, você deve ter um parâmetro e determinar a quantidade de pessoas que será importante para que o teste tenha significância estatística. Dessa maneira, você identifica quantas usuários devem clicar nas variáveis até finalizar o experimento. 

Crie variações que sejam interessantes para sua persona

Não é qualquer variação que será interessante para a sua persona. Por isso, o teste A/B deve usar elementos que sejam atraentes e que estejam ligados ao perfil do usuário. Essa é uma tática básica para que os experimentos sejam realmente eficientes. 

Além disso, você também deve estabelecer uma métrica para conferir os resultados. 

Coloque o teste A/B prática

É importante que o teste seja medido de forma prática e que o resultado passe confiabilidade. Os dados não mentem, então a partir do momento que o experimento começar você começa a ter uma noção das preferências do público

Analise os resultados do teste

Depois de rodar o teste e coletar os dados, não deixe de conferir qual das variáveis teve o melhor resultado. Essa é uma das partes mais importantes e que mostra com clareza o que é mais atraente e efetivo para usar nas próximas ações e campanhas. 


teste abE como otimizar a estratégia para gerar ainda mais resultados

Como você deve ter percebido nesse passo a passo, o teste A/B segue algumas etapas. No entanto, ele não encerra quando você confere os resultados — na verdade, os experimentos devem ser rodados continuamente, pois isso aprofunda ainda mais seus conhecimentos sobre a sua persona.

Por exemplo, se você nota que o público prefere uma landing page com imagem e menos texto, na próxima vez você poderá fazer o teste usando dois tipos de imagens diferentes. Assim, é possível descobrir qual das opções gera mais conversões

A realização dos testes permite que você poupe tempo e dinheiro em ações que não terão bons resultados, simplesmente porque não serão tão interessantes para o público. Nesse sentido, descobrir informações mais aprofundadas é uma mão na roda.

Portanto, mantenha todos os testes A/B registrados na sua plataforma de automação e organize todos os dados coletados. Assim, você vê o que já evoluiu e também terá insights para continuar melhorando. 

Você já aderiu a esse tipo de teste nas suas estratégias de marketing digital? Conte como são seus experimentos e os resultados alcançados aqui nos comentários!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Mas e aí, este post ajudou você? Então, leia também: