O que é uma landing page e como criar páginas que convertem

landing pageCriar uma landing page dá a você um novo espaço para atrair consumidores e fortalecer a imagem da sua marca.

Quer entender o que é uma landing page e saber como ela pode qualificar sua estratégia de marketing digital? Então, este texto vai ajudar você!

Leia até o final e compartilhe nos comentários o que você achou do conteúdo apresentado.


landing pageO que são landing pages

Landing page é uma página de destino para a qual o usuário é direcionado.

Páginas acessadas a partir de uma busca no Google, ação de marketing ou então por meio de campanhas pagas podem ser consideradas landing pages.


landing pageQual a utilidade de uma landing page

As landing pages podem ser utilizadas para aumentar o alcance da sua marca e atrair clientes em potencial, obtendo informações para permanecer em contato com cada um deles. Para isso, basta incluir em sua landing page um formulário de cadastro.

Criando landing pages, você pode solicitar informações dos consumidores, tais como nome, email, telefone e produtos de interesse. A partir do momento que os usuários acessam a landing page e cadastram informações, você consegue iniciar um contato com eles através dos canais de marketing utilizados.

Diferente de outras páginas do seu site, a landing page é caracterizada por um objetivo específico, seja ele:

  • Atrair mais leitores para sua newsletter;
  • Promover produtos específicos;
  • Distribuir materiais ricos, como por exemplo ebooks ou pesquisas;
  • Divulgar determinada ação da sua marca;
  • Compartilhar promoções de datas comemorativas.

Apesar de uma das principais finalidades da landing page ser a geração de leads, também é possível criar páginas para atualizar informações cadastrais de consumidores que já acompanham sua marca.


landing pageDiferença entre landing page e hotsite

Você já ouviu falar em hotsite? Hotsites normalmente são confundidos com landing pages, mas eles representam um outro tipo de página.

O que é um hotsite

Termo inglês para “site quente”, ou seja, que tem como objetivo aquecer determinada ação de marketing. Diferente de uma landing page, o hotsite pode ser composto por diversas páginas, desde que estejam ligadas ao mesmo objetivo.

A diferença entre eles, portanto, é que um hotsite pode contar com várias landing pages.

Além disso, as landing pages são páginas de destino (ou “páginas de aterrissagem”). Por isso, é possível que este tipo de página esteja contida em um hotsite, apesar de representarem coisas distintas.


landing page9 dicas para criar uma landing page que gere conversões

Agora que você sabe o que é uma landing page, vamos para o próximo passo! Veja algumas dicas do que não pode faltar ao criar suas páginas.

#1 Técnicas de SEO para aumentar a visibilidade

Uma boa estratégia de SEO ajuda você a criar as melhores landing pages e conquistar os primeiros lugares nas buscas do Google.

Existem ferramentas de SEO que ajudam a identificar termos relevantes para as suas páginas, além de outras otimizações. Definir a palavra-chave em foco na sua landing page vai facilitar a criação do conteúdo, pois ela serve como um guia para as informações incluídas ao longo da página.

Aprenda como criar Landing Pages para capturar novos contatos

Baixe o nosso Guia para criação de Landing page

Alguns itens que devem ser otimizados:

Título

Essencial para estimular os leitores a clicarem na landing page. Concilie a palavra-chave definida para a criação da página com um texto que mostre como você possui a solução para o problema dos consumidores.

Link da página

URLs extensas dificultam a compreensão por parte do leitor, e por isso pontuam negativamente em buscadores como o Google.

Imagens com texto alternativo

O atributo Alt text funciona como uma alternativa de leitura quando as imagens inseridas em uma página não são exibidas no dispositivo usado pelos usuários. Além disso, o conteúdo em texto é rastreado pelo Google, que vai usar as informações apresentadas para classificar sua landing page.

#2 Cause uma primeira impressão positiva

landing page

Um estudo realizado por Jakob Nielsen, cientista da computação, mostrou que o trecho da página que é visualizado sem a necessidade de descer a tela representa 80% da atenção de quem acessa uma página. Por isso, causar uma boa impressão ao criar suas landing pages é essencial.

Independente do que você deseja promover, compartilhe a informação mais relevante no topo da página.

Depois que você conquista a atenção dos usuários e mostra a eles o que deseja oferecer, é mais fácil garantir que sigam na página até que realizem a conversão.

#3 Explore diversos formatos de conteúdo

Boa parte das ferramentas de marketing digital que permitem a criação de landing pages permitem a inserção de imagens, vídeos, textos e outros tipos de conteúdo. Essa variedade de possibilidades deve ser explorada para apresentar, da forma mais efetiva, os benefícios que o usuário pode ter ao se cadastrar na página.

Quer um exemplo? Aqui na Dinamize, nós oferecemos um software de automação de marketing que ajuda empresas a atrair consumidores, gerar novas vendas e fidelizar clientes. Uma boa alternativa para mostrar em uma landing page como alcançar esses objetivos é compartilhar um vídeo que mostra o funcionamento da plataforma.

O mesmo exemplo pode ser aplicado para diversos tipos de produtos, desde que você tenha em mente qual benefício precisa ser destacado para conquistar o interesse do consumidor.

Em landing pages para promover eventos, você pode até mesmo incluir um mapa que mostre aos usuários onde o encontro será realizado. Existem ainda outras possibilidades de inserção de conteúdo a partir de integrações com diversos canais, que serão apresentadas nos próximos tópicos.

Veja como criar uma landing page na nossa plataforma:

#4 Crie páginas responsivas

Você já deve ter acessado sites pelo celular e desistido de navegar pela dificuldade de visualizar o conteúdo apresentado, não é mesmo?

Uma landing page responsiva evita essa frustração, pois ela é exibida da forma certa independente do dispositivo usado pelos usuários.

Quando você não pensa na experiência do usuário, o número de conversões é impactado diretamente. Mesmo que os serviços oferecidos sejam relevantes, uma página que não é exibida adequadamente pode resultar em consumidores desistindo da navegação.

#5 Apresente provas sociais

Agora, uma dica focada no conteúdo da landing page. As provas sociais, ou seja, depoimentos de clientes ou avaliações positivas sobre a sua marca, podem contribuir positivamente para gerar novas conversões.

landing page

Se você já acessou uma loja virtual, sabe o impacto que comentários sobre um produto ou serviço possuem. Em uma landing page, não é diferente.

Desta forma, reúna avaliações que ajudem a fortalecer a imagem da marca diante daqueles que acessam as páginas. Caso você não tenha este tipo de avaliação, elabore ações de email marketing ou mesmo nas redes sociais para obter feedbacks dos clientes.

#6 Tenha um bom call to action

O call to action, ou simplesmente CTA, é aquela chamada responsável por incentivar o usuário a tomar uma decisão quanto ao conteúdo que ele visualiza.

Boas chamadas para ação podem ajudar você a mostrar a importância dos usuários seguirem a interação, seja enviando dados cadastrais para receber promoções da sua marca ou qualquer outro movimento.

Além de encontrar o local certo para incluir seus CTAs em uma landing page, uma boa técnica de copywriting pode criar o impacto necessário para gerar o engajamento dos consumidores.

#7 Solicite apenas informações essenciais no formulário

Ao criar o formulário de cadastro, lembre-se de solicitar dados que estejam relacionados aos interesses dos consumidores, além das informações básicas para iniciar sua interação com eles. Pedir muitas informações em um primeiro momento prejudica a taxa de conversão da sua landing page, pois os consumidores podem desistir de realizar o cadastro.

Desta forma, ao criar sua landing page, defina quais informações são necessárias para manter a comunicação com os consumidores. Se você não pretende realizar envios de SMS marketing, por exemplo, o número do telefone dos consumidores é pouco relevante.

landing page

Assim como os dados para contato com os consumidores são importantes, é preciso entender as preferências deles. Caso ofereça diversos produtos, inclua um campo no formulário para que os usuários informem quais itens interessam a eles para, com isso, garantir uma comunicação segmentada.

#8 Integração com o Google Tag Manager

Além de escolher o melhor conteúdo para sua landing page, você consegue integrá-la com serviços que ofereçam novas oportunidades de relacionamento com os consumidores. Por meio da integração com o Google Analytics, é possível incluir nas suas páginas:

  • Pop-up para exibir um formulário de cadastro quando o usuário permanecer por determinado tempo na página ou indicar que vai sair dela;
  • Chatbot ou chat com atendente para facilitar a comunicação com usuários que tenham dúvidas sobre o produto ou serviço divulgado na landing page;
  • Validação de emails para evitar que usuários não concluam o cadastro por algum erro de digitação.

Garantindo aos usuários alternativas para contato com sua marca e evitando erros no preenchimento do formulário, as chances de gerar um bom número de conversões em suas landing pages aumentam.

#9 WhatsApp integrado com a landing page

Faz algum tempo que o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo para troca de mensagens entre amigos e tornou-se um espaço para aproximar marcas e consumidores.

O lançamento do WhatsApp Business, versão voltada para empresas, foi a confirmação desta mudança. O aplicativo oferece recursos como envio de uma mesma mensagem para diversos contatos, mensagens automáticas, vitrine de produtos, entre outros.

landing page

Utilizando uma ferramenta de automação de marketing, é possível criar landing pages com formulários que direcionam o usuário para uma conversa no WhatsApp. A partir desta integração, você consegue iniciar uma comunicação de qualidade com os usuários, vender mais pelo WhatsApp e fidelizar clientes.

Como inserir o botão do WhatsApp no site e qualificar sua comunicação!

#10 Esteja em conformidade com a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada com o objetivo de garantir que as empresas que armazenam informações de usuários tenham uma relação transparente com eles. Em resumo, o usuário deve ter direito a solicitar a consulta e remoção de dados do banco das empresas.

As ações de marketing devem ser realizadas com o consentimento dos usuários, de acordo com as bases legais da LGPD. Isso quer dizer que, se um usuário acessa sua landing page e cadastra o email para receber conteúdos do blog da sua empresa, mas recebe apenas emails de produtos, você não está em conformidade com a lei.

landing page

Por isso, apresente de forma objetiva na landing page o tipo de conteúdo que cada usuário receberá ao informar seus dados pessoais.

Outro ponto importante é permitir que os consumidores possam revisar suas preferências. Para isso, é possível criar landing pages exclusivas para atualização de dados daqueles que já integram sua base de leads e clientes.

#11 Faça testes A/B para criar a landing page perfeita

Testar todas as possibilidades de conteúdo para sua landing page é essencial para encontrar a estrutura certa para gerar o maior número de conversões.

O teste A/B permite a criação de versões de um mesmo conteúdo para identificar qual deles é mais efetivo para gerar conversões. No caso da landing page, você consegue testar os mais variados elementos que incluir na página para entender como conquistar os consumidores que chegam até sua marca.

Explorar diferentes formas de abordagem, seja no título da landing page ou então na estrutura como um todo, vai ajudar você a definir qual a comunicação certa para a sua buyer persona.

Para isso, basta criar duas ou mais versões de uma mesma página e acompanhar qual delas conta com maior número de conversão. Se não souber como realizar este tipo de análise, verifique quais ferramentas de criação apresentam o número de conversões em cada landing page.


landing pageO que fazer depois da conversão

Depois que você criou sua landing page do zero e começou a gerar conversões, é hora de elaborar as ações para entregar o que prometeu aos consumidores!

Por isso é tão importante obter todo tipo de informação sobre as preferências de cada consumidor. Saber o que é relevante para o público ajuda você a criar ações para nutrição de leads, ou seja, manter o público engajado com sua marca.

Com uma plataforma de automação de marketing, você consegue criar landing pages e definir comunicações segmentadas para cada tipo de público, tudo com base nos interesses de quem entra em contato com sua marca.

Além de garantir que o público permaneça engajado, você pode fazer uma análise detalhada para identificar quem está mais próximo de efetuar uma compra. Solicite uma conta teste da nossa plataforma e comece agora suas ações para vender mais e fidelizar clientes!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: