Será que ainda vale a pena enviar e-mail? Descubra as vantagens do e-mail marketing

vantagens do e-mail marketingA discussão sobre e-mail marketing não é de hoje. Afinal, será mesmo que ainda vale a pena enviar e-mail? Essa é uma pergunta que muitos profissionais de marketing ainda fazem. Por isso, vamos te ajudar compartilhando as principais vantagens de se fazer e-mail marketing!

Questionamentos à parte, a verdade é que o e-mail marketing continua firme e forte. E o melhor de tudo é que a estratégia ainda apresenta uma série de benefícios devido a sua versatilidade. Uma delas é que os e-mails são usados em todas as etapas do funil de vendas.

Por ser uma ferramenta que tem bastante impacto e gera um bom Retorno Sobre Investimento, o e-mail marketing é indispensável — e é usado até por marcas muito modernas.

Para exterminar de vez com as dúvidas, confira as vantagens de construir uma boa estratégia de e-mail marketing!


Canal diretoÉ um meio de comunicação direto com seu público

Quando uma pessoa fornece o e-mail para receber seus conteúdos, ela demonstra ter interesse na marca. Por si só, essa é uma grande vantagem, pois é mais um lead no seu funil de vendas. Mas se você observar bem, é uma possibilidade incrível de manter uma comunicação direta com os clientes.

O e-mail é muito mais que um método de vendas. Na verdade, é uma maneira de manter contato e estreitar o relacionamento com os leads. A partir disso, o time de marketing pode:

  • nutrir a base com conteúdos;
  • apresentar novidades;
  • enviar ofertas;
  • convidar os leads para conhecer outros produtos;
  • mandar atualizações e dicas;
  • adiantar promoções.

Existem vários tipos de e-mail marketing e cada um deles tem funcionalidades específicas dentro da sua estratégia.


O conteúdo certo para cada pessoaPermite o envio de mensagens personalizadas

As pessoas não gostam de sentir que são apenas oportunidades de vendas para as empresas. Os clientes estão muito mais exigentes e querem se sentir especiais, receber o tratamento adequado e criar uma relação mais próxima das marcas.

Diante das mudanças de comportamento dos consumidores, a personalização se tornou obrigatória — sobretudo no e-mail marketing. Afinal, se a pessoa passou para a sua empresa uma forma de contato pessoal, ela deve ser tratada à altura, não acha?

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é a facilidade que as plataformas oferecem para criar conteúdos direcionados para cada tipo de público. Ou seja, tanto novos contatos como clientes antigos podem ser contemplados com mensagens relevantes!

Dessa forma, a personalização utiliza dados sobre as interações prévias do lead para enviar mensagens segmentadas. Além disso, inserir o nome do destinatário e outros dados que tenha à disposição também é importante.


Pesa menos no bolsoTem um ótimo custo-benefício na sua estratégia

A nutrição de leads é um processo cuidadoso. Sendo assim, o e-mail marketing é uma ferramenta que tem bons resultados e apresenta um custo-benefício extraordinário na sua estratégia.

Os envios de e-mail permitem alcançar seus leads com grande potencial de compra e você paga um valor unitário muito baixo para fazer os disparos. A facilidade de acesso às mensagens também colocam o e-mail marketing como um recurso essencial na sua estratégia.

É possível acessar por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, seja em computadores ou dispositivos móveis. Além disso, as notificações ajudam a manter a taxa de abertura mais alta — mas é importante produzir assuntos de e-mail atraentes.


vantagens do e-mail marketingAjuda a redirecionar o tráfego

Por mais que o e-mail marketing seja uma estratégia eficiente, lembre-se que é preciso atrair visitantes para convertê-los em leads. Logo, você deve considerar as técnicas de SEO.

As buscas na web ainda são uma das principais maneiras utilizadas pelos usuários para encontrar uma resposta na internet. Então, é preciso aproveitar essas oportunidades para atrair tráfego qualificado.


vantagens do e-mail marketingUse a segmentação e envie mensagens direcionadas

Provavelmente você já deve ter recebido um e-mail de alguma empresa e percebeu que o conteúdo não tem nada a ver com seus interesses, certo? Se isso aconteceu, a marca não deve ter tido o cuidado de segmentar a base de contatos.

Desenvolver a lista de e-mails vai muito além de somente dividir a base nas fases de atração, consideração, etc. O envio em massa pode até ser bom em algumas circunstâncias, mas os bons resultados aparecem quando as mensagens são segmentadas.

Quando você separa os contatos de acordo com o estágio do funil, interesses e outros fatores, as chances dos destinatários abrirem o e-mail para realizar a ação pedida é muito maior. O resultado é uma gestão de leads mais proveitosa.


vantagens do e-mail marketingMelhora o relacionamento com seus clientes

As redes sociais são conhecidas por serem ótimas alternativas para manter contato com o público. De modo geral, as postagens são boas formas de comunicação, mas o envio de e-mails é ainda mais pessoal e próximo.

É quase impossível entrar em contato pessoalmente com cada um dos seus leads. No entanto, as campanhas de e-mail marketing podem chegar bem perto disso e preenchem essa lacuna, melhorando o relacionamento com seus clientes.


vantagens do e-mail marketingAcompanhe os resultados das campanhas em tempo real

O marketing digital tem uma característica que é extremamente importante: você pode medir os resultados e encontrar pontos que podem ser melhorados em tempo real. Dito isso, as campanhas de e-mail marketing também entram nessa, e a observação do desempenho de suas ações.

Acompanhar as métricas mostra a performance de suas campanhas. Assim, você descobre os pontos fortes da sua comunicação e também acha gargalos nos processos. Alguns indicadores que você precisa conferir são:

  • taxa de cliques;
  • taxa de abertura;
  • taxa de rejeição;
  • solicitações de descadastro;
  • denúncias de spam;
  • taxa de crescimento da base;
  • taxa de compartilhamento;
  • ROI;
  • cliques em links.

Veja como funciona o relatório de email aqui da Dinamize


vantagens do e-mail marketingOtimize a rotina com ferramentas de automação

O trabalho manual de envio de e-mails já é arcaico e demanda muito tempo. Os softwares de automação são ferramentas essenciais para a criação e envio de e-mail marketing. De forma muito rápida e com os dados dos leads, você cria fluxos de mensagens personalizadas para seus leads e clientes.

Fazer o gerenciamento de contatos também fica mais simples, principalmente se a sua base de e-mails é extensa. Com um software de automação você consegue:

  • segmentar grupos;
  • ter controle sobre os envios;
  • criar layouts mais eficientes;
  • fazer testes A/B;
  • mudar o design e criar templates;
  • automatizar disparos de campanhas;
  • aumentar a produtividade;
  • ter mais eficiência nas campanhas;
  • analisar o desempenho dos envios.

Além disso, você consegue programar a ferramenta para disparar mensagens automáticas dependendo da ação tomada. Por exemplo, se o lead clica em link ou não abre o e-mail, outro disparo pode ser programado para estimular a interação. A partir disso, o relacionamento é fortalecido.

O e-mail marketing é bem importante para manter seus leads engajados. Através do comportamento dos leads, interações, visitas ao site e acesso a blogposts, a ferramenta identifica diferenças entre os estágios de seus leads na jornada de compras.

Depois de conhecer todas as vantagens, você ainda tem dúvida se vale a pena enviar e-mail marketing? Mesmo que digam o contrário, essa é uma ferramenta que vai permanecer em alta por muito tempo.

A Dinamize tem uma ferramenta cheia de funcionalidades e que vai ajudar na sua estratégia de marketing. Conheça o Dinamize Mail e comece a engajar a sua base!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: