Fluxos de automação: modelos e como implementar

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Fluxos de automaçãoOs fluxos de automação têm como finalidade realizar ações variadas, com base no comportamento do público. Envios de email marketing, SMS e atualizações cadastrais são alguns exemplos de ações que podem ser automatizadas.

O principal objetivo dos fluxos de automação é garantir um trabalho efetivo na busca por leads e clientes mais engajados. Isso porque, com o auxilio de uma plataforma de automação de marketing, você consegue identificar o comportamento do público e criar ações com base nele.

Fluxos de automação também ajudam a reduzir o tempo em torno de atividades mais longas – como identificar os contatos entraram em sua base recentemente e realizar um envio para eles.

Para entender melhor como os fluxos de automação podem otimizar sua estratégia de marketing digital, veja abaixo alguns exemplos.


Modelos de fluxos de automação

modelo de fluxos de automacoesAlguns tipos de fluxos de automações são utilizados de forma mais frequente. Por isso, disponibilizamos modelos prontos de ações automáticas. Abaixo, alguns exemplos que podem ser implementados na plataforma:

boas-vindas para oferecer benefícios para os contatos que concordarem em ingressar em sua baseEnvios automáticos de boas-vindas

Com esse tipo de fluxo você pode apresentar aos contatos o tipo de conteúdo que eles irão receber, em que momento ele será enviado e outras informações básicas. Também será possível definir a frequência de novas mensagens automáticas e até em que momento do dia os assinantes irão receber seus envios.

Além destas informações, aproveite esse primeiro contato para oferecer alguns benefícios para os novos integrantes da sua base de contatos.


Tendo a data de nascimento de seus contatos na ferramenta, você pode criar a automação de aniversário de forma rápidaAutomação de aniversário

Esse tipo de ação é de muita utilidade para estabelecer um bom relacionamento com seus leads e clientes. Afinal, quem não quer ganhar algum presente em uma data especial, não é mesmo?

Sabendo a data de nascimento de seus contatos, você pode criar a automações de aniversário de forma rápida, definindo apenas o momento em que o usuário receberá o envio de email, SMS ou Push.


automação de recompra para promover ações para indicar novos produtos aos clientes que já adquiriram algum produto anteriormenteEmail Automático de Recompra

O envio de recompra, como o nome sugere, tem como objetivo fazer clientes comprarem novos produtos. Para isso, verifique quando foi a última vez que esses clientes compraram, quais produtos foram adquiridos e outras informações que possam ajudar a personalizar o email.

Essas informações permitem a criação de conteúdo personalizado para o público. Por exemplo: de acordo com os produtos adquiridos anteriormente, você pode criar ações para divulgar itens complementares, atualizações etc.


Esta automação de carrinho abandonado se baseará nas informações obtidas de acordo com as ações dos usuários em seu websiteAção com base no produto abandonado no site

Você já imaginou quantos consumidores colocam produtos no carrinho de um site e desistem da compra? A automação de carrinho abandonado tem como objetivo se comunicar com esse público e tentar convencê-lo a comprar.

Para começar, determine um tempo limite para que o usuário fique com o produto no carrinho sem efetuar a compra. Assim que o contato atingir esse período com o produto no carrinho, ele participa da automação.

Saiba como fazer esse tipo de automação clicando aqui.


informações obtidas através de seu site é a de navegação dos usuáriosAnálise de navegação no site

Outro exemplo de verificação baseada nas informações obtidas através de seu site é a de navegação dos usuários. Basta indicar o site a ser verificado e integrá-lo com a nossa plataforma.

A partir disso, você consegue criar fluxos de acordo com o tempo navegado em determinadas páginas do seu site. Especificando as páginas que deseja analisar, você pode personalizar o conteúdo que será enviado automaticamente de acordo com o tipo de informação presente nas páginas.


Verifique o comportamento de seus contatos em relação aos envios realizadosInteração dos leads com os envios

Verifique o comportamento de seus contatos em relação aos envios realizados e planeje ações de acordo com o nível de interação de cada um deles. O engajamento dos leads nos envios de email marketing pode ser usado para personalizar os próximos envios.

Dados como cliques nos envios e visualização são exemplos do que analisar. No caso dos cliques, você pode criar ações para contatos que clicaram em algum link do seu envio ou então especificar o link.

Ex.: contato clicou em um link sobre produto x -> recebe um envio com mais detalhes sobre esse produto, desconto especial etc.


Pode ser escolhida um conversão de um formulário específico ou então qualquer um deles, caso possua mais de umApós conversão em formulários

Com esta opção, a sua automação de marketing contemplará aqueles que preencheram seus formulários do site, redes sociais ou landing pages criada para conversão.

Quando o contato preencher algum desses formulários, ele participará da automação. A ação realizada pode ser um envio de email de boas-vindas, SMS, notificação para aplicativo ou mesmo encaminhar as informações obtidas sobre os leads para o seu CRM.

Automação de marketing com base nas conversões em formulários


podem ser realizados envios de acordo com as atualizações de contato obtidasApós atualização no contato

Quando um contato atualiza algum tipo de informação atualizada, você pode realizar envios de acordo com os novos dados obtidos.

Com esse tipo de verificação, você consegue inserir e movimentar leads no funil de vendas. Assim, fica mais fácil identificar os contatos mais próximos de se tornarem clientes e quais precisam passar por mais ações de engajamento. Por exemplo, uma mudança de estágio de oportunidade para cliente, um aumento em sua pontuação de score, entre outras.

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Post por Eduardo Brum
Diagramação por Tamiris Arias

Referências:
//www.dinamize.com.br/blog/sms-automacao/
//www.dinamize.com.br/blog/automacao-na-atualizacao-de-cadastros/
//www.dinamize.com.br/blog/automacao-aniversario/
//www.dinamize.com.br/blog/abandono-de-carrinho-como-recuperar-suas-vendas/


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