Os fluxos de automação têm como finalidade realizar ações variadas, com base no comportamento do público. Envios de email marketing, SMS e atualizações cadastrais são alguns exemplos de ações que podem ser automatizadas.
O principal objetivo dos fluxos de automação é garantir um trabalho efetivo na busca por leads e clientes mais engajados. Isso porque, com o auxilio de uma plataforma de automação de marketing, você consegue identificar o comportamento do público e criar ações com base nele.
Fluxos de automação também ajudam a reduzir o tempo em torno de atividades mais longas – como identificar os contatos entraram em sua base recentemente e realizar um envio para eles.
Para entender melhor como os fluxos de automação podem otimizar sua estratégia de marketing digital, veja abaixo alguns exemplos.
Modelos de fluxos de automação
Alguns tipos de fluxos de automações são utilizados de forma mais frequente. Por isso, disponibilizamos modelos prontos de ações automáticas. Abaixo, alguns exemplos que podem ser implementados na plataforma:
Envios automáticos de boas-vindas
Com esse tipo de fluxo você pode apresentar aos contatos o tipo de conteúdo que eles irão receber, em que momento ele será enviado e outras informações básicas. Também será possível definir a frequência de novas mensagens automáticas e até em que momento do dia os assinantes irão receber seus envios.
Além destas informações, aproveite esse primeiro contato para oferecer alguns benefícios para os novos integrantes da sua base de contatos.
Automação de aniversário
Esse tipo de ação é de muita utilidade para estabelecer um bom relacionamento com seus leads e clientes. Afinal, quem não quer ganhar algum presente em uma data especial, não é mesmo?
Sabendo a data de nascimento de seus contatos, você pode criar a automações de aniversário de forma rápida, definindo apenas o momento em que o usuário receberá o envio de email, SMS ou Push.
Email Automático de Recompra
O envio de recompra, como o nome sugere, tem como objetivo fazer clientes comprarem novos produtos. Para isso, verifique quando foi a última vez que esses clientes compraram, quais produtos foram adquiridos e outras informações que possam ajudar a personalizar o email.
Essas informações permitem a criação de conteúdo personalizado para o público. Por exemplo: de acordo com os produtos adquiridos anteriormente, você pode criar ações para divulgar itens complementares, atualizações etc.
Ação com base no produto abandonado no site
Você já imaginou quantos consumidores colocam produtos no carrinho de um site e desistem da compra? A automação de carrinho abandonado tem como objetivo se comunicar com esse público e tentar convencê-lo a comprar.
Para começar, determine um tempo limitepara que o usuário fique com oproduto no carrinho sem efetuar a compra. Assim que o contato atingir esse período com o produto no carrinho, ele participa da automação.
Outro exemplo de verificação baseada nas informações obtidas através de seu site é a de navegação dos usuários. Basta indicar o site a ser verificado e integrá-lo com a nossa plataforma.
A partir disso, você consegue criar fluxos de acordo com o tempo navegado em determinadas páginas do seu site. Especificando as páginas que deseja analisar, você pode personalizar o conteúdo que será enviado automaticamente de acordo com o tipo de informação presente nas páginas.
Interação dos leads com os envios
Verifique o comportamento de seus contatos em relação aos envios realizados e planeje ações de acordo com o nível de interação de cada um deles. O engajamento dos leads nos envios de email marketing pode ser usado para personalizar os próximos envios.
Dados como cliques nos envios e visualização são exemplos do que analisar. No caso dos cliques, você pode criar ações para contatos que clicaram em algum link do seu envio ou então especificar o link.
Ex.: contato clicou em um link sobre produto x -> recebe um envio com mais detalhes sobre esse produto, desconto especial etc.
Após conversão em formulários
Com esta opção, a sua automação de marketing contemplará aqueles que preencheram seus formulários do site, redes sociais ou landing pages criada para conversão.
Quando o contato preencher algum desses formulários, ele participará da automação. A ação realizada pode ser um envio de email de boas-vindas, SMS, notificação para aplicativo ou mesmo encaminhar as informações obtidas sobre os leads para o seu CRM.