Case de sucesso: Spookies

A Spookies é uma marca independente de moda gótica alternativa que possui sede em São Paulo, “ama o que é diverso, o que não é padrão, o que é especial”.

Como a Spookies
recuperou 20% da base de contatos
e DOBROU as vendas!

Segundo Talita Ariele, que faz parte da equipe da Spookies que cria as ações de marketing na Dinamize, explica que foram realizadas ações pontuais para os contatos menos engajados.

Com a segmentação da plataforma da Dinamize e 8 disparos de email oferecendo os conteúdos certos, a Spookies recuperou o engajamento e dobrou as conversões do Ecommerce!

Ações para reengajar

Veja a seguir como foi realizada a campanha, quais tipos de filtros foram utilizados e como o público inativo foi dividido para receber cada ação da maneira mais adequada.

Identificando contatos inativos

Além de identificar leads e clientes que não visualizaram emails há um determinado período, também foi verificada a data de entrada das pessoas na base da Spookies.

Neste caso, dois filtros foram combinados para chegar na primeira segmentação criada para identificar os contatos inativos:

Segmentação de inativos da spookies

Divisão dos inativos

Depois de criada a primeira segmentação, foram criadas outras segmentações para dividir a base de inativos em 5 partes.

Com isso, foi possível elaborar ações para cada uma das partes e aumentar as chances de recuperar a atenção do público.

Exemplo de segmentação por contatos inativos que divide a base em 5 partes. Na imagem, a segmentação criada com a parte 1 da base de contatos.

Já utiliza a plataforma de automação de marketing da Dinamize e quer criar ações de reengajamento da forma certa?

Mudanças nas CTAs

Para esta campanha de reaquecimento, Talita comenta que conteúdos sem CTAs focados em spoilers e looks (duas campanhas específicas criadas pela equipe) foram explorados nestas comunicações específicas. 

O direcionamento certo para cada um dos 8 emails enviados ao longo da campanha também contribuíram para reconquistar o interesse de quem recebe as novidades da Spookies.

Quer uma dica especial para identificar quais CTAs funcionam melhor com seu público? Faça um teste a/b de email marketing para descobrir qual a versão certa para engajar seu público!

Abertura de quase 58% nos emails

Confira algumas das alternativas exploradas pela equipe da Spookies quando o assunto é automação de marketing!

Email de boas-vindas

Elaborar um email marketing de boas-vindas que gere o impacto certo para incentivar os novos contatos a comprarem é indispensável em qualquer estratégia.

Email de boas-vindas spookies

A automação de boas-vindas da Spookies é disparada sempre que um novo contato entra na base – seja ele originado de anúncios, por cadastro em formulários ou mesmo manualmente.

A taxa de abertura desse email é de 57,27%!

taxa de abertura do email de boas-vindas, disparado automaticamente quando um novo lead entra na base da Spookies.


Neste email, está o cupom de desconto de 10% para a primeira compra. A taxa de cliques dessa mensagem está próxima dos 17%!

Categoria visitada no Ecommerce

A Spookies tem uma automação focada em enviar emails com base na categoria que os usuários visitam no Ecommerce. 

Abaixo, um exempo disparado após a navegação pela categoria Vestidos. Dois dias depois deste acesso, é enviado um email automático com novidades + promoções e um call to action para retornar ao site:

Topo do email de categoria visitada "Vestidos", criado pela Spookies

Essa automação de email tem uma taxa de clique de 11%:

Taxa de clique de email automático com base nas categorias visitadas no site

Veja como enviar emails automáticos com base na navegação de leads e clientes no seu site:

Abandono de carrinho

A automação de carrinho abandonado é indispensável para recuperar vendas no seu ecommerce, e é claro que a Spookies sabe disso!

Além de conectar novamente o usuário com o produto de interesse dele, esse tipo de ação pode ser usada para oferecer benefícios que o incentivem a finalizar a compra:

Trecho do email de carrinho abandonado da Spookies

Atualizações no funil de vendas

Para manter as informações sobre os contatos atualizadas, a Spookies realizou duas automações para:

  • classificar contatos como “Oportunidades”, ou seja, contatos mais próximos de realizar uma compra;
  • classificar oportunidades como “Clientes” quando realizarem uma compra no Ecommerce.

Você também pode fazer esta automação e qualificar seu relacionamento com clientes! É só especificar a URL da página de conclusão de compra e definir as melhores ações:

Ações após a compra

Depois que alguém compra um produto no site da Spookies, essa pessoa passa automaticamente a ser classificada como cliente na nossa plataforma. Com isso, ela vai começar a receber produtos e novidades ainda mais incríveis!

4 dias após comprar alguma peça, clientes da Spookies recebem um email com dicas de cuidados considerando o material de cada produto:

Email enviado após a compra com dicas de cuidados com os produtos adquiridos na spookies

Relacionamento com clientes é tudo, não é mesmo?

Recompra

Uma alternativa para fidelizar clientes é oferecer benefícios exclusivos para que eles sigam comprando!

30 dias depois de comprar alguma peça na Spookies, cliente recebe um email com alguns destaques para voltar ao site e comprar novamente.

Email de recompra da Spookies

Quem é cliente ainda ganha aquele descontinho de 10% para relembrar os bons momentos com a Spookies e voltar a comprar.

Pesquisa de preferências de conteúdo

O estudo foi realizado com os consumidores mais engajados foi criado justamente para saber qual a medida certa quando o assunto é divulgar as peças da Spookies.

Frequência

80% do contatos quer receber no máximo 3 e-mails por semana.

Produtos de interesse

Tem maior interesse em peças específicas: Vestidos, Saias e Camisetas.

Conteúdos + relevantes

Se interessam por receber coleções, combinações de looks e promoções especiais.

Desconto de 10% na primeira compra!​

Quem entra no site da Spookies não sai sem receber o “mimo” que é o 10% OFF para a primeira compra. Um pop-up simples, solicitando nome e email de quem está no site, é o ponto de partida para um relacionamento especial:

Pop-up inserido no site da spookies para captação de leads

Esse benefício também é apresentado no final de todas as páginas do site, em um formulário simples (e MUITO objetivo para captar novos leads e enviar as melhores promoções para eles):

Formulário disponível nas páginas do site da Spookies

Vendas por email marketing DOBRARAM em 5 meses

De janeiro até maio de 2022, houve um crescimento progressivo da taxa de conversão de vendas do ecommerce da Spookies. 

Com a integração do Google Analytics com a Dinamize, é possível verificar quais campanhas de email são mais efetivas na geração de novas vendas, e avaliar a importância do email marketing se comparado com outras mídias.

Talita destaca que, das campanhas de email marketing realizadas, as de Lançamento e Reposições são as que contam com maior número de conversões.

Spoilers de produtos

Campanha explorada pela Spookies para “preparar” o público para as próximas novidades do ecommerce:

Email marketing com Spoiler de nova coleção da Spookies

Este tipo de ação conta com uma taxa de abertura que passa dos 31%.

taxa de abertura de 31,16% (Spookies)

Em busca da peça de email marketing perfeita

Talita explica que os testes e alterações realizados no conteúdo do email marketing geraram mais engajamento e uma visão mais detalhada sobre qual o formato certo para as comunicações da Spookies.

Alguns dos insights obtidos a partir do estudo realizado:

Layout do email marketing

A estrutura da peça foi um dos fatores analisados pelo time da Spookies para buscar o formato certo para gerar mais vendas.

Talita explica que fatores como posicionamento das imagens e um maior destaque aos produtos foram essenciais para garantir mais engajamento tanto da base mais qualificada quanto daquele público que estava inativo há algum tempo.

Cores de tons claros no fundo da peça

Talita comenta: “emails com tons claros no fundo tem melhor aceitação apesar do público ser boa parte dark, e os textos dentro do design deixam a leitura mais rápida e fluida.”

Comunicação segmentada SEMPRE!

A partir do estudo de preferência dos contatos mais engajados, foi possível entender de forma ainda mais objetiva que a segmentação é a chave para gerar mais vendas.

Isso vale para qualquer negócio – afinal, mesmo em uma base engajada, cada pessoa terá a sua preferência.

Além de criar uma peça que seja atrativa para quem abre os emails, é importante conhecer as pessoas que serão impactadas para não perder tempo criando uma peça que não interessa a elas.

Recupere o engajamento do público e venda mais como a Spookies!

Solicite uma conta teste da nossa plataforma de automação de marketing para gerar novos negócios e fidelizar clientes: