O que é um GIF animado?
O Animated Graphic File Interchange, é um tipo de imagem que está presente desde os primórdios da internet comercial. Incrivelmente, sobreviveu a diversas tecnologias bem mais arrojadas como o Flash e Silverlight que se popularizaram pelas décadas seguintes. O formato foi introduzido em 1987 pela CompuServe. Consiste em combinar mais de uma imagem do tipo GIF (sendo chamada de quadro ou frame) em um mesmo arquivo, e então, esses “quadros” são compactados para que a animação final não se torne muito grande, e cada um deles recebe uma velocidade definida de exibição. À medida que o GIF roda, alterna as imagens da sequência, e o efeito para o observador é uma animação, semelhante a um vídeo, porém com limitações de até 256 cores e sem áudio.
Muitas razões para usar
Com a Internet banda larga e redes móveis como 3G max e 4G cada vez mais populares, a visualização de GIFs já não é mais um inconveniente, além do que, o formato é universal e é aceito por todos os dispositivos e softwares de navegação atuais. Se uma imagem vale por mil palavras, animações valem por 1 milhão.

Comunica emoções facilmente
Os GIFs são divertidos, fáceis de usar e ajudam a manter o interesse das pessoas ao lerem seu conteúdo. Podem causar impacto, sorrisos e nostalgia. São muito mais propensos a capturar uma resposta emocional dos leitores, o que é bastante interessante, e também passam aquela sensação de compartilhar com um amigo uma piadinha interna 😉
Senso de humor e objetividade
É mais fácil manter os membros da audiência engajados quando uma experiência os deixa alegres. E se o GIF em questão os fizer rir… bingo!! Varios estudos científicos mostram como isso é importante. Confira esta matéria da Uol sobre o assunto.
Melhora o entendimento do conteúdo

Documentos com conteúdo pesado, texto técnico e gráficos, podem ser mal interpretados. Adicionar um GIF explicativo que tenha relação com o conteúdo, pode ajudar a reforçar o tom apropriado da sua mensagem, tornando mais fácil para os seus leitores a compreensão da ideia destacada em um simples olhar.
O GIF é um complemento perfeito que tornará difícil algum ponto importante passar despercebido.
O estrondoso sucesso do case da DELL
A Dell conseguiu aumentar sua receita em 109% com uma de suas campanhas de email marketing com GIFs.
Este case é um exemplo clássico do que é possível fazer com um GIF animado se você conhece bem o seu público – e foi no lançamento de um novo produto em 2013, o Ultrabook Covertible XPS12, que a equipe de marketing da DELL teve a sacada.
Veja o briefing
Transmitir a ideia de um “Conversível” que fosse tablet e um poderoso Ultrabook ao mesmo tempo, sem excesso de texto……e nem de imagem!
E o resultado…
A DELL entendeu que seus clientes preferiam entender visualmente seus produtos, portanto apenas encher o email de fotos estava totalmente fora de questão. Então veio a solução: criar uma animação que mostrasse a principal característica do produto de maneira rápida, simples e atrativa. Deu certo.
Números surpreendentes
Os resultados dessa campanha comparados com de outras realizadas naquele mesmo ano, foram os seguintes:
+42% TAXA DE CLIQUE
+103% TAXA DE CONVERSÃO
+109% RECEITA GERADA
Se você se interessou por esses números, confira duas matérias do nosso blog que detalham bastante esse assunto:
Métricas e Indicadores
ROI do Email Marketing
Quando não se deve usar?

Use para engajar, não para espantar!
3 sites especializados em GIFs de reação:
GIFs de reação, são animações criadas a partir de elementos da cultura pop e que causam bastante empatia e engajamento. Neste mesmo post, estamos usando vários deles! Fizemos aqui uma seleção desses sites, confira:
1) GIPHY

2) Reaction Gifs

3) Funny or die
2 Serviços gratuitos para criação e edição de GIFs
O serviço ezgif.com, permite além de criar gifs, converter vídeos para gif, fazer recortes, redimensionar e otimizar GIFs. Uma ferramenta completa, totalmente online.
2)Giphy Gifmaker
O Giphy, além de fornecer uma vasta quantidade de GIFs, permite que você crie e edite os seus próprios! Além disso, é possível converter vídeos diretamente do Youtube e Vimeo e também fazer legendas.
Fontes:
Banner Design and Advertising | Bannersnack blog
Content – Use More GIFs to Boost Customer Engagement This Year : MarketingProfs Article




