Os principais modelos de KPIs e como escolhê-los

Por Capa, Dicas, Marketing Digital

KPIs são os principais indicadores que você pode analisar de sua estratégia. Portanto, escolha-os bem.

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de desempenho utilizados por empresas de todos os tamanhos e segmentos para avaliar suas estratégias e medir seus resultados.

Dizem que o segredo de uma boa estratégia está no acompanhamento da performance dela. Então, de você formulou um plano, colocou ele em prática e, depois de tudo isso, o resultado não foi o esperado, é preciso tomar conhecimento disso. Afinal, apenas dessa forma você poderá agir para qualificar o desempenho da sua estratégia.

Existem diversos exemplos de KPIs que você pode usar para medir o sucesso de uma ação ou até para uma tomada de decisão na sua empresa. Então, se você quer saber mais sobre o que é um KPI, modelos e como entender as métricas que realmente importam, acompanhe esse post.


O que significa KPI?o que é kpi

KPI significa Key Performance Indicator ou, em português, Indicador-chave de Performance. Se trata de uma medida que demonstra a efetividade das estratégias empresariais. Além disso, muitas organizações utilizam o KPI para avaliar o sucesso em relação ao alcance de determinados objetivos.

Um KPI pode ser um número ou um percentual. Por exemplo: se você quer saber quantos visitantes estão acessando o seu blog por semana, você tem acesso a um número – como 50. Já a taxa de rejeição do seu blog, é um percentual – como 50%.

Existem milhares de indicadores que podem ser avaliados, e muitas vezes isso depende de cada campanha, ação ou estratégia. Você só precisa saber como escolher os modelos de KPIs certos.

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Quais os principais modelos de KPI?modelos kpi

Existem diversos tipos de KPIs, que podem ser divididos e definidos de várias maneiras. O importante é saber que você pode usar diferentes modelos de KPIs de acordo com os interesses de quem analisa os resultados.

Portanto, vamos dividir os principais modelos de KPIs em indicadores de capacidade, indicadores de produtividade, indicadores de qualidade e indicadores estratégicos. Para entender melhor, continue abaixo.


KPIs de Capacidade

Os indicadores de capacidade mostram o quanto uma empresa é capaz de produzir em um determinado tempo. Eles devem andar em conjunto com os KPIs de produtividade e qualidade, já que a relação entre esses três mostra o potencial de competitividade de uma organização.

Exemplos mais usados:

  • Produtos produzidos por hora;
  • Atendimentos ao cliente por mês;
  • Correspondências enviadas por dia.

KPIs de Produtividade

Os modelos de KPIs de produtividade são aqueles utilizados especialmente na gestão dos negócios e das finanças. Sobretudo, eles têm como objetivo avaliar a eficiência dos processos nas empresas e o quanto isso impacta nos rendimentos. Pois assim você conseguirá identificar quantos recursos são gastos para gerar um serviço ou produto.

Exemplos de KPIs de produtividade mais usados:


KPIs de Qualidade

Os indicadores de qualidade fazem a análise de qualquer erro ou imprevisto durante a produção. Eles mensuram o resultado final e possibilitam melhorias na qualidade do serviço prestado.

Exemplos de KPIs de qualidade mais usados:

  • Eficiência;
  • Efetividade;
  • Eficácia.

KPIs Estratégicos

Os modelos de KPIs estratégicos demonstram a situação do empreendimento em relação às metas e objetivos estabelecidos. Isso ocorre a partir de análises prévias dos cenários internos e externos das companhias, visando melhorar o desempenho das ações.

Exemplos de KPIs estratégicos mais usados:

Claro que, no caso dos KPIs estratégicos, tudo dependerá de quais são as metas da sua empresa. De acordo com o que você estabeleceu lá atrás, pode escolher indicadores diferentes para medir sua estratégia. E é aí que chegamos à seguinte dúvida…


Como escolher um bom KPI?escolher kpi

Os KPIs estão naturalmente conectados aos objetivos de um negócio, pois eles medem os resultados específicos desse objetivo. Ou seja, não faz nenhum sentido você definir a meta de atingir 100 visitantes por semana na sua landing page e escolher um KPI de capacidade de produção para analisar esse objetivo.

Pensando nisso, existem 4 fatores principais que influenciam na escolha de um bom KPI:

Relevância

Um grande erro no mundo dos indicadores-chave de desempenho é escolher KPIs que não são relevantes para o seu objetivo. Então, na busca de agradar os superiores, muitos profissionais escolhem indicadores que demonstram resultados positivos, mas que não agregam em nada.

Número de curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo, parecem importantes, mas não o são realmente.

Tomada de decisões

Os modelos de KPI escolhidos precisam ajudar a empresa na tomada de decisões inteligentes com base em dados. Portanto, se um indicador mostra que uma ação não está surtindo resultado, então significa que é hora de mudar para uma estratégia melhor. Tudo isso deve ser pensado com a ajuda dos KPIs.

Frequência

É importante perceber que, para ter análises completas, detalhadas e profundas, você precisa de constância. Bem como os KPIs devem ser medidos com periodicidade e frequência. Caso contrário, você não vai obter os mesmos insights que indicadores constantes propiciam. Então, dê prioridade para os KPIs que podem ser medidos com frequência.

Disponibilidade

Nunca escolha indicadores sem que eles estejam disponíveis antes. Pode parecer óbvio, mas você só vai quantificar leads, por exemplo, após começar a gerá-los. Dessa forma, sua análise é feita de forma correta.


Escolhendo os KPIs de marketing digital mais efetivos

Medir os KPIs no marketing digital é uma da funções mais importantes de uma equipe de marketing. Isso porque, no marketing digital, mais do que qualquer outra forma de marketing, quase tudo é quantificável.

Por exemplo, você pode saber quanto cada campanha está custando, entender o retorno do investimento (ROI) que está recebendo. Apesar de ter inúmeras informações, é fundamental entender quais são os principais indicadores de desempenho para as campanhas de marketing digital de acordo com o objetivo da empresa.

Os principais KPIs de marketing digital

  • Tráfego do site;
  • Origem do tráfego;
  • CPL;
  • Leads gerados;
  • Custo de aquisição por lead;
  • CAC;
  • Taxas de conversão;
  • ROI;
  • Ticket médio;

O mundo dos números pode parecer assustador à primeira vista, mas na verdade é muito simples. Contudo, os dados de KPIs são muito mais fáceis de entender em um formato visual, do que em uma planilha.

Por isso, utilize ferramentas que geram relatórios, como o Google Data Studio e outras plataformas de BI como aliadas para gerar esses gráficos. Além disso, uma ótima ferramenta de gestão de marketing, será extremamente importante para lhe ajudar a medir resultados.

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Referência:

https://onstrategyhq.com/resources/27-examples-of-key-performance-indicators/