
Um olhar analítico sobre a performance
O Instagram é uma rede com características muito peculiares, pois é centrada basicamente em fotos e vídeos pequenos.
Os usuários de Instagram têm como comportamento básico compartilhar atividades de seu dia-a-dia. Essas atividades podem envolver marcas, é logico. São fotos de um prato no restaurante em que a pessoa foi, o momento da chegada de uma encomenda, a foto de um tênis recém comprado, um vinho, uma cerveja e etc….
Por causa deste foco em imagem, é possível determinar com mais facilidade a reputação e o engajamento de uma marca. Para isso é necessário utilizar KPI’s ou Indicadores-Chave de Performance específicos.
Listamos aqui 6 indicadores que você deve observar, para construir um monitoramento com foco no Instagram:
1) Taxa de crescimento do número de seguidores
O primeiro e mais básico Indicador para o Instagram é a taxa de crescimento de seguidores.
Seu alcance e a relevância de suas publicações podem ser medidos de maneira clara através desta taxa.
Leia também: 8 dicas para conquistar seguidores no Instagram do jeito certo
2) Likes nas fotos

3) Expressão de sentimento

Os comentários positivos são geralmente na forma de apoio e elogios. Eles podem ser tão simples como “Bom post!” ou “Nossa que interessante”.
Comentários neutros podem ser aqueles que procuram descobrir mais informações sobre um post: “Como posso comprar isso?” ou “Como faço para me inscrever?”
Os comentários negativos normalmente criticam a empresa e seus produtos. Eles são genuínos pedidos de ajuda e você deve considerá-los.
4) Número de Citações

5) Número de reposts

6) Volume de uso de Hashtags

Sites como o Websta o Tagdef podem lhe auxiliar na escolha de hashtags.
Aumente o impacto da sua marca
Agora que você já conhece indicadores de performance que vão guiar seu monitoramento social, preparamos aqui um checklist com 3 perguntas que vão lhe auxiliar a preparar o seu produto para o Instagram:
O rótulo ou o produto em si tem cores que vão manter a qualidade na hora que o consumidor fotografar?
As outras partes do produto como embalagem, caixa e tampa são tão legais a ponto dos consumidores considerarem elas na hora de fotografar e compartilhar no seu perfil?
Meu produto está preparado para fazer parte da timeline do meu cliente?
Olhando estes 6 KPI’s e respondendo estas 3 perguntas poderemos determinar o estilo das postagens que mais lhe trarão resultado.
Leia também: 6 dicas para escrever a bio do Instagram perfeita

O rótulo ou o produto em si tem cores que vão manter a qualidade na hora que o consumidor fotografar?
As outras partes do produto como embalagem, caixa e tampa são tão legais a ponto dos consumidores considerarem elas na hora de fotografar e compartilhar no seu perfil?
Meu produto está preparado para fazer parte da timeline do meu cliente?